S13 é o chassi da linha Silvia no japão, começou em 1988 com a versão coupé e conversível, depois em 1989 a versão fastback (com pop ups). Se chamava Silvia ou 180sx no japão, 200sx na europa ou 240sx na américa do norte. Aqui começa as 3 gerações mais famosas do S-Chassi
No caso do Japão, o Silvia era o modelo coupé com faróis fixos (primeira imagem) e o 180sx era a versão fastback com faróis escamoteáveis (pop-ups, segunda imagem), ambos eram o mesmo carro, tanto de motor quanto de plataforma
𝗦𝗜𝗟𝗘𝗜𝗚𝗛𝗧𝗬
O Sileighty (mistura de Silvia com eighty, oitenta em inglês), era uma modificação popular no Japão que era basicamente um 180sx com frente de Silvia, era tão popular que a propia Nissan chegou a fazer eles, mas são poucos. A Nissan fez 250 Sileighties
𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗗𝗜𝗙𝗘𝗥𝗘𝗡𝗖𝗜𝗔𝗥 𝗘𝗟𝗘𝗦?
É bem comum de ver S-Chassis com frente trocadas, já que são basicamente o mesmo carro, então se você quiser saber exatamente a qual carro você está olhando, é importante saber disso.
Os 180sx (ou 240sx com pop-up) além de obviamente terem faróis escamoteáveis, tinham uma traseira diferente do Silvia, também, pelo fato do 180sx ser um fastback, tinha um vidro traseiro curvo, já o Silvia era mais comum, tinha a coluna C visível e um vidro traseiro normal.
Agora os 180sx e os 240sx/200sx com pop-up também tem diferenças, a maior seria as lanternas, as do 240sx/200sx são mais simples e parecem ser interiças (mas não são) as do 180sx (direita) já são mais detalhadas e não parecem ser interiças
sim, as lanternas são intercambiáveis.
Os 180sx, 200sx e 240sx também tinham os seus modelos escritos no vidro traseiro.
O S14 chegou no Japão no final de 93 e no resto do mundo em 1994. É a sexta geração do Silvia e segunda geração dos 240sx, dessa vez, os pop-ups não estavam disponíveis no S14, mas o S13 com pop-ups ainda era vendido.
Ele também era um pouco maior que o S13, com um entre-eixos 5cm maior do que a geração anterior
Dessa vez, no Japão o S14 era chamado apenas de Silvia no Japão, 240sx na américa do norte e 200sx no resto do mundo, não havia 180sx no japão porque o pop-up não estava mais disponível no S14, como dito antes.
O motor SR20DET recebeu algumas melhorias nessa geração, agora contava com um comando variável de válvula (NVCT) na admissão e uma turbina maior, uma Garrett T28
Teve duas frentes, a Zenki, fraco em japonês e Kouki, forte em japonês, a Zenki de 1994 até 1996 era a primeira frente do S14, tinha faróis redondos e não foi muito bem recebida, então em 1996 veio o facelift, mudava a frente, agora ela era bem mais agressiva.
Algumas versões especiais foram a 270R feita pela nismo, seu nome vinha dos 270cv que ele tinha, tinha também um bodykit especial, uma embreagem melhor, um diferencial de deslizamento limitado e logos da nismo, todos os 50 270R feitos eram pretos.
O S15 é a ultima versão do Silvia, e por consequência o ultimo S-Chassi feito, dessa vez não havia mais frentes diferentes, muito menos pop-ups, apenas a “cara de morango”, como é conhecida popularmente.
Apesar de ter sido a ultima geração de Silvia, ainda era a mesma base de um S13, então é possível colocar essa frente em qualquer outro S-Chassi (desde que seja um S13 ou S14).
Só vinha em 2 modelos, a Spec-R e Spec-S
A Spec-R era a top de linha do S15, vinha com um cambio manual de 6 marchas da Aisin, sim, aisin, aquela mesma do cambio do virtus comfortline do pai do seu amigo. Também vinha com um cambio automático de 4 marchas.
A Spec-R também vinha equipada com freios de 300zx e um diferencial de deslizamento limitado e até mesmo o sistema HICAS de esterçamento das rodas traseiras como opcional.
A Spec-S era a mais básica e não acompanhava os mimos da Spec-R, o cambio de 6 marchas, freio de 300zx, nada disso, era um cambio manual de 5 marchas ou automático de 4, o diferencial era aberto e tinha um brake booster menor que a Spec-R
Igual o S13, o S15 podia ser conversível, chamado de Silvia Varietta era um conversível de teto rígido vendido apenas no japão, classificando-o como JDM. Feito pela Autech a base era no Spec-S, então só vinha com 5 marchas manual ou 4 marchas automático. Apenas 1143 foram feitos.
Feito pela Autech,* não tinha espaço pra virgula
𝗣𝗢𝗥𝗤𝗨𝗘 𝗢 𝗦-𝗖𝗛𝗔𝗦𝗦𝗜 𝗘 𝗧𝗔𝗢 𝗣𝗢𝗣𝗨𝗟𝗔𝗥 𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗧𝗨𝗡𝗘𝗥 𝗖𝗔𝗥?
É bem simples na verdade, na época era um carro barato, leve, tração traseira e muito bem balanceado, distribuição de peso quase perfeita 55/45
Além de ser praticamente um quadro em branco para tuners, o motor original é resistente e simples de extrair potência e dá pra botar muitos outros motores dentro do cofre.
Ao contrário que muitos pensam, o Skyline é só mais um carro comum da Nissan, na verdade, o Skyline que as pessoas mais pensam são os GT-R, que são bem raros e limitados, algumas gerações não passam de 20 mil unidades. Na época, era mais uma versão esportiva de um carro comum.
Como da última vez, na thread de s-chassi, antes de cada geração vai ter uma breve ficha técnica, com motor, câmbio, países fabricados e algumas outras coisas
e se você não leu a ultima thread, da uma lida nela aqui, vai valer muito a pena, confia