Construída em um formato de uma estrela de 7 pontas, Willemstad fica a 23km do sul de Roterdão, nos Países Baixos.
Foi construída em apenas 4 anos, inaugurada durante a Guerra de Independência neerlandesa, conflito que durou quase um século, terminando em 1648.
Willemstad era cercado de 2 "estrelas", permitindo que a infantaria atacasse os invasores de qualquer uma das 7 pontas.
A construção de vilas em formato de estrela tinham propósitos militares e societários na Europa a partir do fim do século 15.
Com a queda feudalismo, os centros urbanos ganhavam cada vez mais habitantes, sendo agora cidades desordenadas e caóticas.
Para corrigir a falta de planejamento urbano, acadêmicos europeus resgataram os conceitos da Antiguidade de como uma cidade deveria ser construída.
No século 15, o italiano Leon Alberti escreveu o livro "re aedificatoria", que pautava o planejamento e construção de uma cidade ideal baseado nos conceitos da Roma Antiga.
A obra foi o 1° livro impresso sobre arquitetura, enfatizando a necessidade de espaços igualitários entre os cidadãos, diferente da organização desproporcional entre os vassalos e os senhores feudais.
As cidades também deveriam ser autossustentáveis e fortificadas, princípios que pautaram a construção de cidades em formato de estrela como na Itália, França, Alemanha e Países Baixos.
O planejamento urbana da Europa na Idade Moderna foi tema de toda a 1º metade do nosso 38º podcast: spoti.fi/38CysKe
Willemstad desempenhou papéis cruciais durante a história neerlandesa e também da Europa.
No século 19, resistiu, mas foi conquistada e parcialmente reformada por Napoleão Bonaparte, situação semelhante de 1940, na qual o exército alemão ocupou-a até 1945.
A fortaleza de Willemstad que cercava todo o território foi removida em 1926 e em 1970 toda a região foi considerada um patrimônio histórico.
Mais de 180 anos da transformação urbana de Salvador, visto do bairro Campo Grande e do Comércio.
Fundada em 1549 pelo governador-geral Tomé de Sousa, a construção da cidade em uma baía de terreno íngreme possuía motivos militares.
Tornando-se capital da colônia, a topografia de Salvador influenciou na sua divisão social: na Cidade Alta ocorriam atividades civis e religiosas e na Cidade Baixa, as comerciais.
O Brasil é 92.61x maior que Portugal - o país lusitano tem uma área de 91.951 km ² (sem a área de Madeira e Açores) enquanto o Brasil possui 8.516.000 km².
A proporção continental do Brasil é muitas vezes minimizada por projeções como de Mercator, muito utilizada em mapas online ou físicos.
Cada projeção cartográfica possui uma finalidade diferente, sendo impossível representar um objeto 3D em um plano 2D sem nenhuma distorção, contudo a projeção Mercator é uma das mais desproporcionais entre os hemisférios.
Shenyang é a capital da província de Liaoning, uma das maiores do nordeste da China e da Manchúria, com 8.3 milhões de habitantes.
Fundada em torno de 300 aC com o nome de Mukden, foi ocupada e dominada por diversos povos e civilizações ao longo da história, como pelos donghus, hans, pela dinastia Wei, Jin, Koguryo, Tang, Liao, Yuan e pelos mongóis.
Na foto antiga e atual, o local retratado é a área histórica de Shenyang, murada e planejada, onde surgiram as primeiras habitações dos trabalhadores e também da realeza chinesa.
A temperatura mais quente já registrada no Brasil até hoje foi no Mato Grosso, em Nova Maringá.
Já a temperatura mais baixa foi em Urubici, em Santa Catarina, que fica a 918m de altitude.
Das 8 temperaturas mais quentes registradas no país, 6 datam de 2020 e 4 são de Mato Grosso, sendo Cuiabá a capital mais quente do Brasil.
Nos próximos anos, é esperado que Cuiabá supere o recorde de cidades vizinhas que registraram temperaturas maiores, principalmente por causa de suas ilhas de calor.
O ponto mais a oeste do Brasil, no Acre, fica a 4.319 km de distância do ponto mais ao leste, na Paraíba.
Já o ponto mais ao sul, no Rio Grande do Sul, está a 4.394 km do extremo norte de Roraima.
Uma expressão famosa entre os brasileiros é a frase "do Oiapoque ao Chuí" para designar-se aos pontos extremos brasileiros.
No entanto, o Oiapoque não é ponto mais extremo ao norte do Brasil, pois está 84,5 quilômetros mais ao sul que o Monte Caburaí.
Então, porque essa expressão se popularizou?
Até o século 19, a fronteira em Roraima não havia sido definida e o Oiapoque (Amapá), era considerado o ponto mais setentrional do país, recebendo o status de ponto terminal norte.