Afrouxar as medidas de contenção imediatamente após o "final" aparente do surto não adianta. Não adiantou em lugar nenhum. As pessoas ainda não entenderam que, pra garantir a quebra das cadeias de transmissão, as medidas precisam continuar ainda por muito tempo após o último caso
Só assim pra conseguir alguma esperança de eliminação. Aí é gerenciar o que vier de fora, como na Austrália, Taiwan, NZ etc.
NENHUM lugar do mundo vai atingir imunidade coletiva natural. NENHUM. Nem Manaus, nem Itália, nem NYC etc. Nenhum. Não há a menor possibilidade, como nunca houve.
Depois de meses e meses de propagação absolutamente desenfreada, os Estados Unidos estão com 5,8% de prevalência. É irrisório.
Manaus caiu no conto do vigário do estudo de soroprevalência em doadores de sangue e agora está aí sofrendo de novo.
O compartimento de suscetíveis nunca vai ser pequeno o suficiente para um fim "natural" da epidemia. Enquanto nao for possível vacinar a população QUASE inteira, tem que continuar máscara + distanciamento + test/trace/isolate (que NUNCA HOUVE AQUI, diga-se de passagem).
Só que: e o povo?
O povo não vai colaborar. A manifestação em Manaus ontem, e o governo cedendo imediatamente, já deu a letra.
Acabou qualquer esperança de controle aqui.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O nosso organismo tem defesas extremamente potentes contra mRNA exógeno. Temos "sensores" que detectam a presença de mRNA não humano e causam uma liberação maciça de mediadores inflamatórios, matando rapidamente a célula "contaminada". O que eles detectam? A uridina.
O Ψ no código da vacina representa a N-metilpseudouridina, uma base análoga à uridina, que é "lida" como uridina pelo "scanner" ribossômico, mas com uma diferença muito importante: ela não é reconhecida como tal pelos nossos "sensores" celulares.
Vacinas "convencionais", de vírus inativado, geralmente têm eficácia menor mesmo. Isso é normal e esperado, tranquilo. Isso se contorna com múltiplas doses, reforço periódico etc.
Lógico que se a CoronaVac ficar na casa dos 50, 60% vai ser decepcionante pra caramba. Ainda dá pra fazer diferença? Dá, mas vai precisar de uma logística FODA.
eficácia final de 79% é inferior à das análises preliminares que levaram à aprovação nos Emirados Árabes (86%). Lembrando que essa conferiu 100% de proteção contra casos graves nos ensaios clínicos, como todas as vacinas até agora.
vou só falar o que eu falei lá no começo do ano quando tava ainda em fogo baixo esse tacho de merda: pandemia é uma situação limite e está mentindo quem diz que não faria X pra proteger os seus.
é muito fácil dizer "Y é errado, tem que pensar no coletivo" do conforto das nossas casas. na situação de desgoverno-nau-sem-rumo em que estamos, daqui a uma semana, um mês, dois meses... vamo ver
"não pq o STF pediu pra reservar vacina" você faria exatamente o mesmo;
"não pq fulana vai viajar pra tomar vacina no Canadá" você faria exatamente o mesmo;
"não pq prefeito aumentou o próprio salário em X mil reais" você faria exatamente. o. mesmo.
vcs claramente não viveram a época que toda família de classe média tinha a sua seringa de vidro numa caixinha de inox na farmacinha de casa (ainda bem)
e dá-lhe ferver a seringa pro tio da farmácia aplicar injeção na criançada
amigo da minha família aplicava ÓLEO CANFORADO na família inteira quando alguém pegava gripe