No último dia 28, o vice-presidente da Fiocruz informou que a Fundação deve fazer o pedido de registro da vacina junto à Anvisa entre esta semana e a próxima.
A Fiocruz prevê a entrega de 210,4 milhões de doses no Brasil ao longo de 2021, o que daria para vacinar 105 milhões de pessoas por aqui. saude.estadao.com.br/noticias/geral…
Para esta vacina, foram testados dois regimes diferentes de dose (1 + 1 ou 1 + meia), sendo que o último, mesmo não sendo programado, se mostrou mais eficiente (95٪ contra 62٪).
A "Anvisa" do Reino Unido aprovou o regime de 1 + 1 dose.
62%, portanto!
Segundo a AZ, o estudo foi expandido no último mês para re-verificar o regime com eficácia maior.
Informação, porém, ainda não divulgada em periódico científico.
Acrescentando-se que esta vacina dá proteção de 100٪ contra casos graves! Ou seja, você pode até pegar a doença mas não vai ter a forma grave, e parar no hospital.
BA: já havia comprado ~20 mi, de acordo com Sec. de Saúde
RJ: adquiriu 16 mi, suficientes para 4 1as fases da campanha, noticia O Globo
RS: há 4,2 mi em estoque, que daria apenas para 1a fase, informa o ZH👇
Mesmo com movimentação dos estados, o risco de desabastecimento para a campanha no Brasil ainda existe, entidades do setor alertam. gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/…
Na Globonews, Gabbardo diz que até 2021 a estimativa é de que de 30 a 50٪ da população brasileira estará vacinada, contando só com as do Butantan e da Fiocruz.
E afirma que eficácia de 50 a 55٪ para a Coronavac já seria um índice muito bom (+)
Perguntado por @gugachacra se ele confirmava a eficácia de 100٪ da Coronavac contra casos graves, como foi dito por Dimas Covas, não respondeu, justificando o contrato com a Sinovac.
A Demétrio Magnoli, Gabbardo diz que plano de iniciar vacinação em 25/01 em SP está mantido.
E que ainda não há novas tratativas do Governo Federal para adquirir a Coronavac.
Para quem está nos EUA e ainda deve demorar a receber vacina, uma opção é se inscrever em mais um estudo clínico que entra na fase 3, desta vez da Novavax, com 30 mil participantes.
Neste caso, a chance de ser vacinado (e não receber placebo) é de 2 em 3 (continua)...
A tecnologia da Novavax transforma células de mariposa em fábricas de uma proteína do coronavírus chamada 'spike'. A vacina combina várias proteínas spike em uma nanopartícula.
A vacina também usa um adjuvante, o Matrix-M, da Novavax, para aumentar a resposta imune.
Como estamos mal nas negociações, nos resta pensar que quanto mais vacinas derem certo, melhor para o controle global da pandemia.
E quem sabe assim sobram mais doses para serem negociadas pelos laboratórios com o Brasil, né?