Fio - Você sabe quem foram os três heróis da FEB em Montese durante a Segunda Guerra? Senta que eu te conto!

Em 14 de abril de 1944, durante uma patrulha nas proximidades do Montese, três soldados Geraldo Baêta da Cruz, então com 28 anos, natural de Entre Rios de Minas....
Arlindo Lúcio da Silva, de 25, de São João del-Rei; e Geraldo Rodrigues de Souza, de 26, de Rio Preto, morreram como heróis em Montese, Itália.

Integrantes de uma patrulha, os 3 pracinhas mineiros se viram frente a frente com uma companhia alemã inteira. Receberam ordens para...
para se render, mas continuaram em combate “até o último cartucho”, como se diz na caserna. Metralhados em 14 de abril de 1945, receberam, em vez da vala comum, as honras especiais do exército alemão.

Admirado com a coragem e resistência dos mineiros, o comandante mandou...
enterrá-los em cova rasa e pôs uma cruz e uma placa com a inscrição: Drei brasilianische helden, tradução livre: “três heróis brasileiros”.

Fim da guerra, eles foram trasladados para o cemitério de Pistóia/ITA, e depois para o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo/RJ.
Abaixo, segue indicação de livro:

📚1942 : O Brasil e sua guerra quase desconhecida (de, @RealBarone)

📖 Barone, cujo próprio pai foi um pracinha, traz textos e fotos extras que iluminam ainda mais o passado da FEB.

Compre com desconto: amzn.to/3rOKTMa ←🇧🇷

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fotos de Fatos

Fotos de Fatos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FotosDeFatos

13 Nov 20
Fio • A Noite da Agonia

Foi um episódio da história do Brasil, ocorrido na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, que estava encarregada de redigir a primeira Constituição do país recém-independente.
O monarca Pedro I mandou o Exército invadir o plenário da Assembleia Constituinte, que resistiu durante horas, mas não conseguiu evitar sua dissolução.

Vários deputados foram presos e deportados, entre eles os irmãos Andradas, José Bonifácio (o Patriarca da Independência).
Em documento assinado pelo Imperador e seus conselheiros em 13.11 de 1823, adotou-se, além da expatriação de ex-deputados, outras medidas repressivas — quais sejam, a vigilância policial sigilosa em locais de reunião e a prisão de quem se envolvesse em discussões públicas.
Read 4 tweets
27 Aug 20
#NumDiaComoHoje mas em 1946, tinha início o julgamento de Amon Goeth. O julgamento foi realizado na Cracóvia, na Polônia, local onde ele cometeu a maioria dos seus crimes.

Goeth era um SS-Hauptsturmführer (capitão) e desempenhou muitos papéis na "solução final para o problema...
judeu", com destaque para a construção e organização do Campo de Concentração de Kraków-Plaszów.

Também participou na liquidação do gueto de Tarnów em Setembro de 1943.

Os 8.000 judeus que lá viviam foram enviados para o Campo de Concentração de Auschwtiz, mas menos da metade..
sobreviveria à viagem, com grande parte dos restantes considerados inaptos para o trabalho escravo nas fábricas do complexo.

Em 1944 o seu campo de Kraków-Plaszów atingiu a sua dimensão máxima, com cerca de 25 mil civis prisioneiros.
Read 6 tweets
15 Aug 20
Fio - Nem todo cearense sabe, mas a maior chacina registrada no estado aconteceu há 83 anos quando o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Ceará bombardearam a comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, na cidade do Crato.

O número oficial do Exército é de.... Image
400 mortos, mas fala-se em mais de mil. Não há certeza pois, até hoje, o Exército não informou o local da vala comum onde foram levados os corpos.

A comunidade foi fundada por um filho de escravos alforriados, o Beato José Lourenço, e recebia todo tipo de gente miserável e... Image
faminta que buscava refúgio por lá. Toda a produção de alimentos era dividida igualmente e o excedente era vendido na cidade ou trocado por remédios.

Os latifundiários da região não gostaram da situação, pois viram muitos dos seus empregados deixando pra trás uma vida de... Image
Read 4 tweets
5 Aug 20
Fio - Dona Maria do Carmo Gerônimo, a última escrava do Brasil.

Nasceu em Carmos de Minas, a 1 de Março de 1871, poucos meses antes da aprovação da Lei do Ventre Livre sancionada por Princesa Isabel em 28 de Setembro de 1871, morreu em 14 de Junho de 2001, aos 130 anos de idade.
Ela foi escravizada até os 17 anos, sendo libertada quando novamente a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea, em 13 de Maio de 1888.

A partir de então, Dona Maria trabalhou por 70 anos como empregada doméstica para o historiador Dr. José Armelim Bernardo Guimarães. Em 1997...
participou de uma missa rezada pelo Papa São João Paulo II no Rio de Janeiro.

Ela é oficialmente reconhecida pelo RankBrasil, entidade que realiza rankings nacionais, como a 3ª brasileira mais velha da história e a última cidadã brasileira a ter sido legalmente escravizada.
Read 5 tweets
15 Jul 20
Fio - Ota Benga

Um dos piores casos de racismo da História aconteceu durante o século 20, nos Estados Unidos: em 1906, um zoológico localizado em Nova York exibiu o jovem africano Ota Benga em uma jaula.

Em 1904, Ota foi vendido por traficantes para o missionário Samuel
Phillips Verner, que tinha o objetivo de fazer uma exposição nos EUA com pessoas consideradas "exóticas" pelos norte americanos.

Assim, junto com mais oito jovens africanos, foi exposto em uma mostra chamada "Os Homens Selvagens Permanentes do Mundo", na Feira de St. Louis.
Já em 1906, Verner levou Ota para Nova York, onde entrou em contato com o diretor do Zoológico do Bronx, William Temple Hornaday. Frequentemente o rapaz era colocado em uma jaula com macacos e apresentado como se fosse canibal.

Em sua jaula, junto com seus dados pessoais, havia
Read 5 tweets
26 Jun 20
Fio - A Coragem de Franca Viola

Em 1966, Viola tornou-se a primeira mulher italiana a levar ao tribunal uma tradição cultural e familiar que a conduziria a se casar com seu próprio estuprador. Com os olhos de uma nação sobre ela, a denúncia de seu estuprador tornou-se um grito
de liberdade e de alerta para que outras mulheres seguissem seu exemplo.

Franca cresceu em Alcamo, na Sicília/IT, numa família de agricultores. Ela namorou Filippo Melodia, um jovem arruaceiro com conexões com a máfia já aos 20 anos, durante 6 meses em 1963 antes de rejeitá-lo.
No ano seguinte ele foi para a Alemanha, e quando voltou, Franca não o quis mais, Filippo recorreu a medidas violentas, com a suposição de que a lei lhe daria guarida.

Esperou até que o pai de Franca estivesse na lavoura, invadiu a casa com 15 amigos e a sequestrou. Franca foi..
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!