E ae bora começar o ano com algumas gotinhas de esperança rapaziada ?
E qual vai ser a diferença de 2020 ?
Conseguimos alguma coisa boa ?
Opa, nos evoluímos de mais em relação a pandemia, a ciência conseguiu criar muitas coisas boas, então simbora🧶
ps. Esperança com responsa 🤙
Nunca antes a ciência recebeu tanto destaque e curiosidade. Fizemos Inúmeras descobertas sobre saúde e sobre a covid em muito pouco tempo. E a pesar do negacionismo, nunca a percepção da importância e o quão essencial é a ciência para nossa sobrevivência, foi tão evidente.
Como exemplo disso nos vemos através da rede de interações no Twitter para indicar os principais influenciadores dentro da comunidade científica sobre a pandemia, feitas pelo @thesciencepulse e @ibpad, Foram analisadas 213.469 publicações de 1.200 cientistas e especialistas.
E considerando as métricas analisadas nesse estudo, os top 5 foram @oatila , @luizacaires3 , @otavio_ranzani , @mellziland ,@MBittencourtMD , e considerando as suas ultimas postagens, já se somam mais de 40.000 curtidas, e isso sem considerar tantos outros divulgadores fodas.
E além disso o entendimento da extensão da doença e avanço nos cuidados dos paciente foram enormes, e conseguiram diminuir a mortalidade das pessoas que precisam ser entubadas. www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Por ex. o vírus parecia ser exclusivamente um causador de pneumonia, e depois com vários estudos entendemos outras áreas que mereciam atenção e de tratamento, se necessário, como problemas cardíacos e renais causados pela doença. bbc.com/portuguese/ger…
E varias técnicas que foram aplicas a pacientes, como a chamada pronação, em que ele quando esta recebendo suporte de oxigênio é virado de de barriga para baixo, e isso melhora consideravelmente a oxigenação e a recuperação do paciente.
Como também o cuidado de alguns paciente de forma precoce, não essa loucura de kit-covid, que não funciona e não tem base cientifica, mas sim para avaliar a gravidade e eventualmente internação para dar um suporte de forma precoce, e evitar a evolução de forma grave.
E tantos outros avanços, e além do mais a importância da quantidade e da qualidade dos profissionais de saúde como fator essencial no combate à covid-19, que hoje estão muito mais treinados que março por exemplo quando tudo começou. www-bbc-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.bbc.co…
E sobre os medicamentos, realmente ainda não existe nenhuma "bala de prata", mas é inegável os avanços que foram feitos com alguns medicamentos já em uso nos hospitais, e outros promissores em teste. Não esse negócio de kit-Covid, como podemos ver aqui 👇revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2020/09…
Dentre os que realmente tem alguma eficácia existe o corticoide dexametasona, que reduz a mortalidade de pacientes de covid-19 em ventilação mecânica, e que só deve ser usada com acompanhamento médico.
Alguns outros como o Remdesivir, Regeneron e Baracitinib são promissores mas ainda controversos e estão finalizando os testes para se demonstrarem realmente eficazes.
E tem um outro também que a AstraZeneca anunciou e se chama AZD7442, que é uma terapia com anticorpos específicos para SARS-Cov2 com o objetivo ne neutraliza-los. Como explica de maneira fascinante a @mellziland
Ai chegamos na nossa menina dos olhos para qualquer doença infeciosa, que atualmente evita de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos, por ex. a varíola, que ceifou cerca de 300 milhões de vidas apenas no século 20, foi totalmente erradicada, por elas. 💉 bbc.com/portuguese/int…
As queridas vacinas, o único método que existe que realmente pode acabar com a pandemia em que vivemos. E depois deem uma olhada nesse fio da @mellziland
E em relação a elas nos batemos um recorde que sinceramente por mais otimista que sou não imaginava que conseguiríamos, criar uma vacina contra a Covid-19 em menos de 1 ano🧬🎉, até então foi a contra o sarampo, 10 anos.
Vocês estão vivendo a historia meus caros amigos ...
E não apenas uma, mas varias, entre já aprovadas em uso em vários países, e outras que já estão em fases finais para aprovação, sobre isso tem um apanhado geral que a grande Denise @dogarrett fez, que vale a pena de mais ver.
Um outro ponto que evoluímos de mais foi na forma de entender como ocorre a transmissão da doença, e quais as medidas mais eficazes para nos proteger e proteger o próximo, como o tempo que o vírus permanece no ambiente, os tipos de mascaras mais eficientes, a ventilação e outros
Um fio que fiz falando um pouco sobre a transmissão por aerossol se quiserem ver mais tarde 🤙
Precisamos ser otimistas, e temos muitas coisas a comemorar, mas com responsabilidade, e saber que estamos vivendo um aumente exponencial de casos aqui no Brasil, principalmente agora depois das festas de fim de ano, e além disso com a var. B117 entre nos.
Então rapaziada até termos a vacina, e uma grande parte se vacinar, vamo se ligar nas recomendações de sempre que funcionam e já estão salvando milhares de vidas.
Então um grande abraço Feliz 2021 e se cuidem 😉
Pessoal eu marquei vocês com a mesma escrita para ficar mais fácil na notificação de vcs, caso queiram acrescentar alguma outra informação só escreverem aqui que eu fixo no fio, um forte abraço TMJ ✊
Pessoal, ultima mensagem de 2020
O ano zuado né, onde a gente briga com os familiares, amigos para se cuidarem, onde vc sai de louco e alarmista por defender a ciência e por tentar mostrar a realidade para as pessoas.
E infelizmente onde muitas pessoas se foram sem necessidade e os nossos abismos sociais ficaram ainda mais evidentes, é realmente, não foi um ano fácil para ninguém, foi um ano de luta, luta pela ciência, luta pela saúde, luta pelos nossos, luta contra o negacionismo
E a maior luta, a dos profissionais da saúde, que estão lá se expondo a uma carga viral maior, e expondo a sua família para manter a engrenagem da nossa sociedade por vezes mt egoísta rodando, agradeço e muito a vocês, e sinto por todas as perdas que tiveram.
Afinal qual é o impacto da transmissão por aerossol do SARSCov2 ?
Será que realmente é tão importante usar mascaras e ventilar o ambiente ?
Bora que acabou de sair um estudo sobre como a gravidade da covid-19, pode depender da forma que ocorre a infecção. Segue 🧶
No estudo foram avaliados 3 formas de infecção, (em animais 🐹).
Por exposição na 1) mucosa nasal, 2) inalação de aerossóis, e 3) por "Fomite" (contato com objetos contaminados)
E se observou que estas duas primeiras, levam a uma doença mais grave que a infecção por Fomite. 2/17
A exposição pela mucosa (I.N.) e pela inalação de aerossol, causaram doenças respiratórias mais graves, cargas virais mais elevadas e a perda de peso como podemos ver no gráfico, a linha preta são os animais controle não expostos, e DPI : dias pôs exposição. 3/17
Festas de fim de ano chegando e agora, como a gente consegue correr menos riscos ?
Será que realmente estamos vivendo uma segunda onda,
Mas eu ando na rua, tem gente até sem máscara, indo pra rolê, já tá no finalzinho né ?
Calma, vamo troca uma ideia, segue o fio #FelizNatal