Os Simpsons e a Alienação do trabalho em Adam Smith
( A THREAD 🧵)
Para Adam Smith, o processo de alienação do trabalho é explicado na questão de uma fábrica de alfinetes, no qual a separação da fábrica em várias tarefas leva ao progresso e desenvolvimento da mesma, assim seria com tudo dentro da sociedade.
Porém esse processo gera alguns problemas na sociedade, dentro de Os Simpsons podemos observar que Homer não é uma pessoa muito culta, para Adam Smith isso é dado pela mutilação das mentes, uma coisa que acontece com a alienação do trabalho.
O filósofo aponta que o causador desse fator de mutilação das mentes seria o fato de o trabalhador exercer a mesma função o tempo todo, por exemplo, colocar a ponta do alfinete o dia todo.
Adam Smith entende que para superar os problemas da alienação, seria necessária uma educação pública de qualidade, pois assim, fora do seu horário de trabalho , o trabalhador poderia estar alimentando sua criatividade com outros hábitos, por exemplo ser escritor.
O problema da ideia de Adam Smith é não levar em consideração as vontades do Sr. Burns, o qual quer sempre ganhar mais dinheiro e para isso faz com que seus funcionários trabalhem em cargas horárias excessivas,
sendo assim, o pouco tempo que lhes resta é para descanso, pensando na rotina de seu próximo dia, não tendo tempo para alimentar novos hábitos criativos.
Gostou? Me segue aqui e nas outras redes sociais, tem sempre conteúdo nesse sentido!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Prof EdWorld

Prof EdWorld Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @edmundosteffen1

5 Jan
NEGRO DRAMA E A FILOSOFIA (A Thread 🧵)

Música do @RACIONAISCN ImageImage
Já no começo da letra do Racionais Mc’s, Edi Rock ele já começa com algo que pode ser trabalhado na filosofia “Entre o sucesso e a lama, dinheiro, problemas, invejas, Image
luxo, fama”, esse primeiro ponto, entre sucesso e a lama, dá o sentido de equilíbrio, onde a pessoa estaria nesse meio, entre essas duas coisas. Image
Read 20 tweets
4 Jan
LITRÃO (MENOR NICO) E SIMONE DE BEAUVOIR
(A thread 🧵)
Na música que virou hit, os cantores Menor Nico e Petter Ferraz questionam sobre o consumo excessivo de álcool da pessoa que amam e dão a ela um ultimato, para que ela escolha entre a pessoa (a boca) ou continuar bebendo (o litrão).
É interessante notar que muitas músicas apontam para o uso de álcool por parte de homens, mas são poucas as que criticam isso, pelo contrário, elas mostram que beber é bom, que tem que beber mesmo e essas coisas…
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!