A pandemia COVID-19 levou a uma redução global da atividade sísmica causada pelo homem (ou seja, vibrações causadas pela atividade humana). Somos uma espécie ocupada e móvel, constantemente minerando, construindo, dirigindo, caminhando, dançando (entre outras coisas); (+)
Esses tipos de atividades propagam ondas de choque na crosta terrestre que podem ser facilmente registradas por sismômetros. Um novo estudo na revista Science (Lecocq et al.,2020) mostra que esses tipos de distúrbios sísmicos diminuíram até 50% como uma consequência direta do(+)
Isolamento social, eventos e viagens cancelados, atividade industrial desacelerada,etc. Os autores observam que, “… o período de silêncio de ruído sísmico de 2020 é a redução de ruído sísmico antropogênico global mais longa e proeminente já registrada.”📷Ilustração: Dom McKenzie
Esta ocorrência, que alguns cientistas estão chamando de “antropopausa”, é importante e interessante em muitos níveis. É importante para os geocientistas porque lhes permite ver mais claramente do que nunca o que diferencia o ruído sísmico natural e humano(+)
Em áreas densamente povoadas, a atividade sísmica natural potencialmente importante é comumente abafada pela atividade humana. A pandemia consiste em geofísicos para ouvir sinais sutis vindos das profundezas do planeta q normalmente estariam escondidos,bem como estabelecer uma(+)
Referência para fontes de ruído antropogênico. A redução global que vimos nas emissões de gases de efeito estufa durante os bloqueios da COVID foi motivadora (e talvez mais importante / urgente), mas não surpreendente. O fato de nosso movimento afetar a crosta terrestre é (+)
Impressionante e inspirador. Um lembrete de que a rocha, aparentemente tão imóvel e eterna, é como tudo o mais. Dinâmico. Fluido.
Créditos: NASA / ESA / EO; Reddit (u / TheSauciestBoss); Lecocq et al., 2020. 📷Ilustração
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Os sete minutos de terror, segundo os cientistas da Nasa, a missão Mars Rover Perseverance, uma das missões mais complexa ao planeta Marte! Marquem os amigos para lerem! A Thread.
Esse é o robô Perseverance, da Nasa, lançado com sucesso da Terra no dia 30 de Julho de 2020 com destino a Marte. Ele está nesse momento em que você está lendo a caminho do planeta vermelho. O robô Perseverance irá aterrissar na cratera Jezero, no dia 18 de fevereiro de 2021.
A Nasa considera essa uma das missões mais complexa de um robô a Marte. O homem gosta de controlar tudo da Terra, mas dessa vez não vai dar! Isso porque na hora do pouso, o robô terá que fazer suas manobras sozinho, sem ajuda do homem no controle. Essa é uma animação da NASA.
Hoje, segunda-feira, 21 de dezembro, a super Conjunção Júpiter e Saturno. Todas as informações! Segue o fio 👇
Logo após o pôr do sol de hoje, 21 de dezembro, os planetas Júpiter e Saturno ficarão tão próximos que vão parecer um só planeta de quem os observa da Terra. A noite de hoje nos proporcionará um dos eventos astronômicos mais espetaculares do ano. 📷Planetary Society.
O fenômeno poderá ser observado uma hora depois do pôr do sol, inclusive a olho nu, algo que não acontece há quase 800 anos. Não importa onde você esteja, a grande conjunção será visível de quase todos os lugares da Terra. A visibilidade dependerá das condições meteorológicas.
As melhores imagens do planeta Saturno registradas pela sonda Cassini da @NASA. Thread 🪐
Aquele ponto azul é a Terra vista da órbita de Saturno pela sonda Cassini.📷NASA
Em cores falsas, a imagem mostra o enorme furacão localizado no hemisfério sul de Saturno. As cores servem para se ter uma melhor noção da densidade das nuvens da tempestade.📷NASA
O hexágono polar de Saturno é o lugar mais perigoso do sistema solar. O pólo norte de Saturno é um lugar peculiar onde as nuvens terminam em um incrível padrão hexagonal. O mecanismo exato para essa forma incomum não está claro, mas temos algumas idéias sobre isso.
Apenas para tornar a previsão meteorológica interplanetária ainda mais especial, os pesquisadores pensam que a região possui o sistema mais extenso de camadas de neblina já observado no Sistema Solar.
Porque o hexágono polar de Saturno é o lugar mais perigoso do sistema solar? Até hoje é um grande mistério. Nos anos de 1980 e 1981, as sondas gêmeas Voyager 1 e 2 observaram pela primeira vez o hexágono no polo norte de Saturno. Segue o fio
Quem foram as 3 cientistas negras da NASA em “Estrelas Além do Tempo”? - A theread, compartilhem e marquem os amigos, segue o fio
Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial, ao mesmo tempo em que a sociedade norte- americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros.
onde negros não podem frequentar mesmos locais que brancos. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de matemáticas negras é obrigado a trabalhar a parte. Foto: Um filme me disse.
O que são os Satélites Starlink - A Thread! Marquem os amigos ou ajuda compartilhando nossa thread para que outros amantes pela astronomia leia e se informe.
Os satélites Starlink é um projeto criado pela empresa privada da SpaceX do bilionário Elon Musk. O projeto Starlink visa oferecer conexão de alta velocidade a qualquer ponto do planeta, incluindo áreas remotas e isoladas — isso quando a constelação estiver pronta para tal.
A SpaceX pretende ter mais de 1.000 em órbita até o fim do ano. Quando todos os satélites forem lançados, a empresa afirma que terá criado um sistema de comunicação baseado em internet que dará acesso a todos os lugares do planeta.