1/8 Essa é a época em q meus orientando(a)s e aluno(a)s do doutorado começam a pirar (alguns, literalmente) com a finalização da tese. Eu tenho uma lista de conselhos q sempre dou e acho q pode ser legal compartilhar aqui com mais pessoas q estejam na mesma saga, segue o fio:
2/8 Sua tese vai para o lixo:
Você pode até transformar sua tese em artigos e livros importantes, mas isso envolve modificá-la. Mesmo que ela seja premiada, sua publicação integral ou em partes demandará revisões. Logo, o formato defendido é apenas uma versão dentre várias.
3/8 Sua tese não é você:
Eu sei que você acha q todos te avaliarão pela sua tese, mas isso é falso. A tese é apenas o retrato de uma pesquisa no momento em que ela se encontra. Você provavelmente discordará da sua tese no futuro e isso é sinal de amadurecimento acadêmico.
4/8 Sua tese é o início, não o fim:
Se no passado a tese era o cume de uma carreira, hoje ela é apenas o passaporte para seu início. As bancas de seleção docente avaliarão muito mais suas publicações posteriores à tese do q a tese em si.
5/8 Descreva mais que opine:
Não se preocupe em produzir uma Tese original no início da escrita, apenas descreva sistematicamente o q sua pesquisa te mostrou com o máximo de evidências e em diálogo com a biblio. A Tese (com T maiúsculo) vai aparecer naturalmente na escrita.
6/8 Reduza ao máximo o escopo da pesquisa:
Umberto Eco já dizia: é melhor prometer pouco e entregar mais do q prometer muito e entregar pouco. Quanto mais focado o recorte da pesquisa e a ambição da tese, melhor, mesmo que você os expanda no meio do caminho.
7/8 O(a) orientador(a) existe para te ajudar:
Sempre q você se sentir travado, peça orientação. Mas note, a pesquisa é SUA. O(a) orientador(a) é apenas a pessoa que vai te ajudar a finalizar um texto que possa ser submetido à avaliação pela banca, pense nisso.
8/8 Portanto, baixe suas expectativas:
Parte da ansiedade de um(a) doutorando(a) tem a ver com a ambição de fazer uma tese lacradora, imune a críticas. Isso simplesmente não existe! Trabalhos acadêmicos relevantes são aqueles q produzem debates, elogios e, sobretudo, críticas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh