1/8 Essa é a época em q meus orientando(a)s e aluno(a)s do doutorado começam a pirar (alguns, literalmente) com a finalização da tese. Eu tenho uma lista de conselhos q sempre dou e acho q pode ser legal compartilhar aqui com mais pessoas q estejam na mesma saga, segue o fio:
2/8 Sua tese vai para o lixo:
Você pode até transformar sua tese em artigos e livros importantes, mas isso envolve modificá-la. Mesmo que ela seja premiada, sua publicação integral ou em partes demandará revisões. Logo, o formato defendido é apenas uma versão dentre várias.
3/8 Sua tese não é você:
Eu sei que você acha q todos te avaliarão pela sua tese, mas isso é falso. A tese é apenas o retrato de uma pesquisa no momento em que ela se encontra. Você provavelmente discordará da sua tese no futuro e isso é sinal de amadurecimento acadêmico.
4/8 Sua tese é o início, não o fim:
Se no passado a tese era o cume de uma carreira, hoje ela é apenas o passaporte para seu início. As bancas de seleção docente avaliarão muito mais suas publicações posteriores à tese do q a tese em si.
5/8 Descreva mais que opine:
Não se preocupe em produzir uma Tese original no início da escrita, apenas descreva sistematicamente o q sua pesquisa te mostrou com o máximo de evidências e em diálogo com a biblio. A Tese (com T maiúsculo) vai aparecer naturalmente na escrita.
6/8 Reduza ao máximo o escopo da pesquisa:
Umberto Eco já dizia: é melhor prometer pouco e entregar mais do q prometer muito e entregar pouco. Quanto mais focado o recorte da pesquisa e a ambição da tese, melhor, mesmo que você os expanda no meio do caminho.
7/8 O(a) orientador(a) existe para te ajudar:
Sempre q você se sentir travado, peça orientação. Mas note, a pesquisa é SUA. O(a) orientador(a) é apenas a pessoa que vai te ajudar a finalizar um texto que possa ser submetido à avaliação pela banca, pense nisso.
8/8 Portanto, baixe suas expectativas:
Parte da ansiedade de um(a) doutorando(a) tem a ver com a ambição de fazer uma tese lacradora, imune a críticas. Isso simplesmente não existe! Trabalhos acadêmicos relevantes são aqueles q produzem debates, elogios e, sobretudo, críticas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiz Augusto Campos

Luiz Augusto Campos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!