ATENÇÃO: Governo do Japão anuncia ter encontrado nova variante de coronavírus em pessoas que chegaram do Brasil, e estiveram no estado do Amazonas. Sequenciamento genético mostrou que ela é parecida com as mutações encontradas nas cepas do Reino Unido e África do Sul.
Os pesquisadores japoneses avaliam se esta nova cepa seria mais contagiosa, como as do Reino Unido e África do Sul, mais mortal ou resistente a vacina. Quatro pacientes contaminados foram identificados, com idades entre 20 e 50 anos, com sintomas. Todos estiveram no Amazonas.
O Amazonas passa pela segunda onda de covid e a doença, como já revelei aqui, destroça o estado. São mais de 200 mil casos e 5,6 mil mortos. O sistema de saúde está próximo do colapso, mesmo com abertura de leitos de UTI o Cemitério do Tarumã, em Manaus, está sem covas.
O número de mortos entre bebês com menos de 1 ano de idade é dez vezes maior que entre adolescentes no Amazonas. Este dado causa estranheza em médicos e pesquisadores e é diferente das estatísticas registradas ao redor do mundo.
A mutação do coronavírus no Amazonas, se confirmada, reforça o alerta dos cientistas, de que quanto mais o vírus circula, mais mutante e resistente ele fica. Ou seja, a chamada imunidade de rabanho é uma ameaça à humanidade.
O governo do estado está adquirindo 350 cilindros de oxigênio para que as pessoas possam receber suporte em casa, para respirar, devido a superlotação dos hospitais. A rede hospitalar está com lotação de 93%. Manaus está próxima do colapso da rede de saúde e do serviço funerário.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, do governo japonês, afirmou que a variante detectada nos pacientes que chegaram do Brasil é a B1.1.248 com 12 mutações na proteína de pico. Os 4 infectados estiveram no Amazonas. A mutação poderia enganar o sistema imunológico.
A notícia da chegada da nova variante com origem no Brasil repercute rapidamente no Japão e assusta o governo. Os pacientes entraram no país pelo Aeroporto de Tóquio, a maior cidade japonesa. O Ministério da Saúde do Brasil afirma que está avaliando o caso.
Ministério da Saúde afirma que aguarda amostras japonesas para que o Instituto Evandro Chagas faça o sequenciamento genético do vírus. Além disso, solicitou informações sobre eventuais contatos dos pacientes.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Renato Souza

Renato Souza Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @reporterenato

3 Jan
A cidade de Manaus está sendo destroçada pelo coronavírus. A Justiça do Amazonas determinou o fechamento de todo o comércio não essencial por 15 dias. O número da pessoas internadas se aproxima de 1 mil no estado. Em Manaus, são 3,4 mil mortes e 82 mil infecções registradas.
O governo pretende usar leitos de maternidade para tratar pacientes com covid. O MP é contra e diz que o poder público não se preparou para a segunda onda. O vírus avança mais entre os mais ricos (classes A e B), que se aglomeraram em eventos e saíram do home office.
"Estamos abrindo leitos em todo lugar que podemos", disse o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, à TV Acrítica.
Read 7 tweets
28 Dec 20
Para ser justo. Em outubro viajei com o vice-presidente Hamilton Mourão por três dias na Amazônia. Em nenhum momento vi ele negando ou menosprezando a pandemia. Ele foi o primeiro integrante do governo a dizer que "claro que tem que comprar a vacina".
Mourão também sempre estava de máscara e evitando ao máximo contato com outras pessoas. Não sei se e algo relevante. Mas ele tem origem indígena e o sistema imunológico pode ter algum despreparo para enfrentar infecções novas.
Mas claro que esses fatos não apagam o fato do vice-presidente se manter ao lado de um presidente que nega a mortalidade da pandemia, faz piada com vidas perdidas e está sucateando a capacidade do Brasil de reagir a uma pandemia. Mourão foi eleito a não pode ser demitido.
Read 4 tweets
26 Dec 20
AGORA: Cientistas do Reino Unido testam medicamento que seria capaz de impedir que infectados desenvolvam a covid-19. AZD7442 usa anticorpos monoclosais, desenvolvidos em laboratório para impedir a replicação do coronavírus. Mais testes são necessários para comprovar eficácia.
A informação foi publicada pelo The Guardian. De acordo com a reportagem, o foco seria conter surtos da doença em asilos e hospitais.
Uma observação. O medicamento que está sendo testado é desenvolvido em laboratório, especificamente para combate a covid e poderia estar no mercado em março ou abril, se passar em todos os testes. Não adianta correr para as farmácias agora. O comércio desta droga ainda não existe
Read 4 tweets
20 Dec 20
A nova cepa de coronavírus, identificada no Reino Unido, e que assusta o mundo, já tem nome. Foi batizada de B.1.1.7. Ao contrário do que li em sites de notícias, ela ainda não foi encontrada no Brasil. Portanto, seria a hora de apostar no bloqueio das fronteiras e isolamento
Li há pouco um estudo conduzido por oito universidades, incluindo Birmingham e Oxford sobre a nova cepa. Está provado que ela se espalha com maior velocidade e ainda não se sabe qual o comportamento desta variante quando a infecção ocorrer em conjunto com outras.
De acordo com a OMS, a nova cepa já foi encontrada na Holanda, Dinamarca, Austrália e Itália. A variante que circula na África do Sul é outra, mas teria efeitos parecidos.
Read 5 tweets
31 Mar 20
AGORA: Ministro Marco Aurélio Mello, do STF, encaminha a Procuradoria Geral da República pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro do cargo.
Na ação, Marco Aurélio cita diversas condutas de Bolsonaro que colocam o país em risco em relação a epidemia de covid-19. Se a PGR aceitar, denúncia segue para o STF, que pede autorização à Câmara para dar andamento. Se o processo tramitar em julgado, Bolsonaro perde o mandato
A notícia-crime foi protocolada no Supremo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-/MG). “Bolsonaro não está à altura do cargo. A necessidade de sua saída não é uma necessidade política, é de saúde pública”, afirmou o deputado no documento.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!