Além dessa informação do @ddale8 que o original fala de uso de máscara não há nenhum indicativo que pessoas identificadas na invasão do Capitólio tenham sido colocadas em no-fly lists.
Vi o vídeo sendo compartilhado como se fosse factualmente alguém acusado de invadir o Capitólio inclusive por jornalistas.
E aparentemente ele fala "They called me a fucking KAREN", não "TERRORIST" como muitas pessoas transcreveram. Ouvi várias vezes e acho que é KAREN mesmo.
Aqui um exemplo de como está sendo disseminado por aqui em português por uma jornalista:
Jornalista que compartilha esse tipo de desinformação sem checar não tem muita moral pra reclamar de trumpistas e bolsonaristas.
Aqui um artigo de ontem que mostra que é difícil que os invasores do Capitólio sejam colocados em no-fly lists: forbes.com/sites/suzanner…
Informações falsas apelam para as emoções. Você gostar da notícia não torna ela verdadeira. Um jornalista (e tem vários quote tweeting a Lúcia Guimarães) deveria saber disso.
E agora o estrago está feito, não adianta errata amanhã. As pessoas agora acham que não só aquilo foi um incidente com um invasor do Capitólio mas que os suspeitos estão em no-fly lists. Apesar de haver clamores, isso não aconteceu. Pelo menos ainda.
Vale registrar que alguém já mostrou pra Lúcia Guimarães na mesma hora que ela postou o vídeo:
Mesmo com o alerta ela dobrou a aposta. Diz do pedido de deputado pra DHS colocar suspeitos na no-fly list mas como mostra o artigo que linkei acima isso não aconteceu ainda e provavelmente não vai acontecer:
Qual a diferença entre a Tia do Zap que repassa uma informação falsa que recebeu no zap pra Lucia Guimarães que repassa uma informação falsa que viu no twitter? A responsabilidade da Lúcia é muito maior porque empresta a credibilidade da profissão que ela exerce.
Resumindo os erros:
- vídeo original diz ser retrato de um incidente por causa de uso de máscara.
- suspeitos da invasão do Capitólio não foram colocados em no-fly lists.
- sujeito diz ter sido chamado de "Karen" (gíria pejorativa) e não de "terrorista"
"Some on Twitter falsely claimed the person had been kicked off the flight for taking part in the US Capitol riots. There is no evidence this is the case, and the person who originally uploaded it to TikTok never claimed as such." newshub.co.nz/home/world/202…
Tuíte com informações falsas da Lúcia Guimarães tem 14000 likes e cerca de 2500 retuítes. Desinformação que te faz sentir bem gera um bom engajamento. não acredito que ela vá corrigir. Ex-Globo, ela atualmente trabalha na @folha e no @CanalMyNews.
"That means the widely circulated footage of angry travelers being forced off of planes or screaming in a terminal likely aren't reacting to news that they've suddenly been put on the federal government's no-fly list, according to the TSA."
O mais estúpido dessa alucinação coletiva de que os identificados na invasão do Capitólio estariam sendo barrados de voar porque o FBI teria colocado eles no no-fly list de terroristas é que o FBI ESTÁ PRENDENDO OS CARAS E NÃO ESTÁ ACUSANDO ELES DE TERRORISMO.
Você pode até achar que eles são terroristas, mas o FBI discorda.
Desculpe ter me exaltado há pouco MAS PUTA QUE PARIU GALERA.
Encerrando a thread. Alguém avisa a @luciaguimaraes e as milhares de pessoas, incluindo dezenas de jornalistas, que acreditaram e retuitaram fazendo o favor.
PS: E definitivamente é "Karen", não é "Terrorist". Eu sou quase surdo de um ouvido e consigo distinguir bem. Comprem fones de ouvido melhores.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Organizador do protesto Stop The Steal do dia 6 de janeiro que culminou na invasão do Capitólio foi suspenso pelo Twitter poucas horas atrás:
Foi ontem de noite, no caso, tecnicamente continua sendo horas atrás. Foi algum tempo depois de eu postar esse artigo agora atualizado que ele confessa que o infame PAUL GOSAR ajudou na organização do evento:
Com relação ao affair Marlos Apyus que ainda está rendendo desde que eu postei os prints do jornalista defendendo ataques a imprensas numa thread do @guilherme_amado sobre ataques a imprensa:
Eu acredito sim que as pessoas possam mudar e se redimir de ações do passado. Em privado, ele pediu desculpas para mim recentemente, mas quais ações públicas que ele tomou para acertar contas com seu passado?
Nunca vi o Apyus pedindo desculpa por ter atacado jornalistas e defendido a prática, ter participado de um grupo que é chamado na crônica de proto gabinete do ódio, ter editado site de fake news, ter espalhado que fact-checking era um plano esquerdista de dominação mundial.