Ok, agora que todo mundo tá entendendo de vacina, vamos ao que interessa. Qual a forma que vocês estão encontrando de chegar aos antivaciners e promover a adesão à vacina? Vamos falar de comunicação positiva? Segue o 🧶
Já vivemos um ano tenebroso a ponto de percebermos que a comunicação falha atrapalha mais do que ajuda. Comunicar negativamente, coisa que eu muitas vezes fiz, gera uma reação violenta do lado que é contra o seu discurso. Então, como vamos comunicar bem a importância das vacinas?
Vou explorar aqui os pontos que, no meu ponto de vista, deveriam ser explorados por todos que comunicam e que querem promover a adesão às vacinas. Na verdade, promover isso deveria ser a missão de todo brasileiro sensato, nesse momento.
1. As vacinas são seguras. São seguras porque os estudos foram conduzidos com todas as fases que avaliam a segurança, durante um estudo clínico. Ah, mas foi muito rápido! Foi muito rápido por conta da emergência sanitária que uniu cientistas do mundo com um só propósito.
Foi rápido porque tivemos boa disponibilidade de número de voluntários para participar dos estudos. Foi rápido porque estamos com uma infecção em alta taxa de transmissão e por isso, rapidamente foram atingidos os número de infectados para a fase 3.
Foi rápido porque tivemos altos investimentos de muitos países para o desenvolvimento dos estudos, afinal para fazer ciência precisa de dinheiro, minha gente!
2. As vacinas geram imunidade melhor que a infecção. Sim, a imunidade é mais robusta, isso porque temos o agente imunizante e ainda adjuvantes que estimulam a ativação do sistema imune para a produção de um resposta protetora.
Essa resposta protetora foi avaliada pela observação de células ativadas, células de memória geradas pela vacina e também pela produção de anticorpos, que são proteínas que ajudam as células do sistema imune na resposta protetora.
Temos também anticorpos neutralizantes que podem até se ligar ao vírus para impedir a invasão de uma célula. Portanto, se há produção de anticorpos específicos pra esse vírus, significa que sim, temos uma imunidade contra o vírus.
A imunidade se não ajudar a impedir a infecção vai ajudar o sistema imune a impedir o avanço da infecção. Ou seja, fica mais fácil do sistema imune controlar o vírus, pq ele já aprendeu sobre o que funciona no combate àquele vírus. Afinal, a vacina já treinou o sistema imune!
A imunidade gerada pela infecção além de ser muito pouco controlada e variável pode ser uma imunidade muito menos robusta, conforme alguns estudos já tem mostrado. Além disso, temos observado casos de reinfecção, o que reforça a tese de que a imunidade pela infecção não é segura.
Imunizar pela infecção é uma loteria de quem vai viver ou morrer, de quem vai ficar com sequelas ou não...
3. A cobertura vacinal é essencial para reduzirmos a taxa de transmissão. A vacina não é medida de proteção individual, é de proteção coletiva. Mas para pensar sobre se vacinar ou não, não precisa pensar no outro, basta pensar em você mesmo. Como assim?
Você não quer retomar logo suas atividades? Você não quer o retorno do crescimento econômico do nosso país? Então, isso só vai acontecer quando a taxa de transmissão reduzir e sairmos da situação de pandemia. Para isso, somente a vacina! Não existe outra possibilidade.
Com a vacinação ampla da população podemos ter uma redução do número de infectados e consequentemente uma redução na transmissão. Essa é única forma de diminuir a disseminação do vírus. A prova disso são as doenças que já foram erradicadas pelas vacinas, como a varíola.
Temos também algumas doenças que foram erradicadas aqui no Brasil, como o sarampo, mas que voltaram depois que os movimentos antivacina fizeram um estrago na cobertura vacinal. As pessoas deixaram de se vacinar e a doença voltou. Viu, como vacina é importante, amiguinho?
4. As 2 doses são sim necessárias. As vacinas que tem 2 doses foram testadas dessa forma, então não adianta achar que 1 dose já vai te proteger. Existem vários estudos que mostram que esse sistema prime-boost (mais de 1 dose) de vacinação é muito bom para gerar imunidade robusta.
Então, temos que fazer o povo entender que tem que seguir certinho o esquema de vacinação para gerar a imunidade compatível com a dos testes clínicos.
5. Quem teve a COVID-19 tem que se vacinar. Isso porque a doença não gera uma imunidade duradoura e robusta. Então, temos que reforçar que a pessoa que se infectou não tem uma imunidade garantida e que pode se reinfectar e ter uma doença mais grave, conforme temos observado.
6. A vacina não isenta dos cuidados preventivos. Apesar das vacinas protegerem contra a infecção, elas não protegem 100% e por isso, mesmo depois de vacinados temos que usar máscaras e fazer distanciamento social até baixar muito a taxa de transmissão.
Não sabemos quando isso vai acontecer, então temos que começar logo a vacinação, pois o quanto antes atingirmos a cobertura vacinal, mais rápido poderemos almejar um mundo sem máscara e distanciamento social. Bora converter um antivaciner com informação?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Letícia Sarturi

Letícia Sarturi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LeSarturiP

5 Jan
Parece repetitivo falar disso mas considero importante debater. Com o que a divulgação científica deve se preocupar em 2021?
Segue o 🧶
Eu já tinha falado disso anteriormente aqui nesse fio, mas gostaria de complementar com um projeto que venho sugerindo.
Tivemos um 2020 duro e com um crescimento absurdo de movimentos negacionistas. Movimentos estes que cresceram empurrados por guerras ideológicas e políticas. Isso fez com que tivéssemos que lutar arduamente contra as fake news geradas pelo negacionismo.
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!