@CarlaZambelli38@GloboNews Desconstruindo mentiras. Estou vendo que a moda de referenciar a decisão do STF sobre os Estados e Municípios com relação à COVID ficou mais forte que nunca. Sendo assim, acho por bem uma breve explicação de como nossa Lei trata o caso, e o que o STF decidiu.
@CarlaZambelli38@GloboNews Primeiro, o que diz a Constituição sobre o trato da saúde pública? Vejamos:
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
(...)
II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;
@CarlaZambelli38@GloboNews Isso significa que os Entes Federados têm competência comum para definir regras de saúde pública. Isso não é um direito, é uma competência e um DEVER da União, dos Estados, do DF e dos Municípios. Ou seja, o Governo Federal não é isento de responsabilidade.
@CarlaZambelli38@GloboNews "Ah, mas tem a decisão do STF! Impediram o PR de Trabalhar!"
A decisão do STF não tirou poder do PR, mas sim definiu que os Estados, Municípios e DF têm também a competência para cuidar das políticas de COVID. Como a Constituição determina.
@CarlaZambelli38@GloboNews "Por qual motivo o STF decidiu assim? Já não está escrito na Constituição?"
Pois nosso PR tem tendências autoritárias. No artigo 3º, parágrafo 9º, o PR se dava o Poder EXCLUSIVO de determinar políticas de serviços essenciais. O STF respondeu: "Não é exclusivo, é concorrente."
@CarlaZambelli38@GloboNews "Mas o que o PR podia fazer se os Governos Locais estavam decidindo?"
Primeiro, dar o exemplo. O Governo Federal SABOTOU as ações dos Governos Locais, indo contra o uso de máscara, INCENTIVANDO aglomerações, ENCORAJANDO o uso de medicamentos sem comprovação científica.
@CarlaZambelli38@GloboNews O exemplo de um Presidente é forte, e o Bolsonaro sabe disso. Ele escolheu sabotar com o exemplo e escolheu ser omisso, usando falsamente a decisão do STF como salvo-conduto. Como Pôncio Pilatos, Bolsonaro usa da mentira para "lavar as mãos" cheias de sangue.
@CarlaZambelli38@GloboNews "Mas o PR deu dinheiro para o Governo Local, teve corrupção!"
O Governo Federal, NO MÍNIMO, tinha que fiscalizar o uso do dinheiro. A obrigação do Governo Federal não é só financiar. Esse trabalho é do contribuinte (nós todos). As obrigações dele tem que ser mais proativas.
@CarlaZambelli38@GloboNews Em resumo, quem são os culpados do que está acontecendo em Manaus? O Governo Federal, mais especificamente na pessoa do Bolsonaro e do Ministro Pazuelo, o Governo do Estado e o Município. Todos têm culpa.
@CarlaZambelli38@GloboNews Poder é responsabilidade. Todos eles têm culpa do que está acontecendo, mas Bolsonaro merece destaque pela sabotagem feita, pela vileza e pelo negacionismo. Ele está matando o próprio povo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Desconstruindo mentiras. Estou vendo que a moda de referenciar a decisão do STF sobre os Estados e Municípios com relação à COVID ficou mais forte que nunca. Sendo assim, acho por bem uma breve explicação de como nossa Lei trata o caso, e o que o STF decidiu.
Primeiro, o que diz a Constituição sobre o trato da saúde pública? Vejamos:
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
(...)
II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;
Isso significa que os Entes Federados têm competência comum para definir regras de saúde pública. Isso não é um direito, é uma competência e um DEVER da União, dos Estados, do DF e dos Municípios. Ou seja, o Governo Federal não é isento de responsabilidade.