Sobre Literatura, a falsa polarização entre ler "clássicos" nas escolas ou contemporâneos e o Felipe Neto, segue o fio 🧶:
Primeiro, é importante reforçar que não é porque se é influenciador que entende de Educação, Ensino-Aprendizagem, Literatura e etc. Professores e Professoras estudam anos e devem seguir estudando a vida inteira para poder minimamente participar desse processo. 👇🏾
Mas seguindo sobre o tema, eu sempre gosto de trazer Paulo Freire quando me aparece o que entendo como "falsas polarização". O Freire sempre afirma em suas obras que não existe apenas uma forma de ensinar e, portanto, não existe apenas uma forma de aprender. Dessa forma 👇🏾
que se entenda que podem existir perfeitamente educandos que aprendem sendo iniciados pelos "clássicos", como também podem ter educandos que encontrem dificuldades para. Isso significa que apesar de mediado coletivamente, o processo de aprendizagem também é individual e ponto. 👇🏾
Não dá dessa forma para eximir dessa mediação uma forma de ensino. Quem deve conhecer a melhor forma e encontrar essa forma é o educador em mediação com o educando em seu contexto específico. E como? O Educador deve deixar à disposição dele o maior número possíveis de leituras.👇🏾
Entende a importância de bibliotecas nas escolas? De Livros nas escolas? Sejam eles "clássicos" ou não? Eu, por exemplo, comecei por Jorge Amado, Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e (pasmem) o racista do Monteiro Lobato. Não significa que todo mundo vai, nem que ninguém vai.👇🏾
Por falar em Machado de Assis, ninguém é obrigado a gostar ou desgostar, mas sua genialidade literária não é apenas na Linguagem, mas também na forma com que leu as relações sociais e históricas de seu tempo. "Memórias Póstumas de Brás Cubas" por exemplo é uma obra atemporal👇🏾
É um planfeto caricato da burguesia em ascensão e onde se vê aquela que muitos consideram o maior personagem de suas obras, a ironia, sendo usada de forma a analisar as relações de desenvolvimento histórico-literário. Lima Barreto? Carai, o cara foi sensacional no que produziu.👇🏾
Não se pode compreender Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus abrindo mão de compreender Machado de Assis, Lima Barreto, Maria Firmina e tantas outras e outros que fizeram Literatura em seu tempo, a ordem disso que não precisa de uma fórmula mágica. 👇🏾
O bonito disso tudo é que é fácil falar que as Escolas Básicas não podem "obrigar" alunos e alunas a aprenderem sobre Realismo, ler os clássicos e etc. Mas as universidades podem? Por que o conhecimento precisa ser limitado a uma zona apenas de Intelectualidade? 👇🏾
Por que alunos/as de escolas básicas não podem ter à disposição as possibilidades diversas de aquisição de conhecimento e, logo, encontrar de forma autônoma a sua melhor forma de aprender e desenvolver a leitura? 👇🏾
E destaco: o que precisamos é incentivar o desenvolvimento da autonomia dos educandos e não criar falsas polêmicas, principalmente quem não entende, não estudou e não se compromete a estudar sobre isso diariamente.
Só um último ponto: professores/as não tenham medo de errar. O processo de ensino é assim, se começar com um clássico e não der certo, mude. Se começar com o o contemporâneo e não der certo? Mude também. Não existe formula pronta.
Tanta coisa pra questionar, por exemplo a Reforma do Ensino Médio, que reduziu carga horária de todas as áreas, logo Linguagens. E se antes, em poucas aulas semanais de Língua Portuguesa, já era difícil inserir Leitura/Literatura nelas, porque as escolas exigem pré-vestibular👇🏾
Imagine agora? Daí exigem que metam "gramática purista", que faça simuladão, sem contar as adversidades cotidianas que interrompem as aulas nas escolas públicas. Por que não exigir, por exemplo, mais bibliotecas? Melhores estruturas nos prédios para que tenham condições de 👇🏾
desenvolver a leitura melhor? Já viu aluno com fome conseguir ler? Pois é. Tem tudo isso como fator que afeta o desenvolvimento leitor, mas o problema é "Ler Machado de Assis" hahaha.
Tem escola que para as aulas porque o mal cheiro do esgoto afeta, sabia? 👇🏾
Foi e é um equívoco a esquerda acreditar que a falência da direita bolsonarista significa/significaria uma adesão popular automática à esquerda. A Direita do "Centrão" liderada por DEM, PSDB, PMDB tá mostrando que são uma alternativa a seguir a aplicação da agenda Neoliberal. 👇🏾
E de forma "purpurinada", amiguinha de setores populares que morrem na tactica da representatividade.
Problema que é o central para as pessoas é comer, é ter trabalho, é não morrer à bala pelo Estado e pela falsa Guerra às Drogas, e tudo isso passa pelo Projeto Econômico. 👇🏾
A esquerda que enxerga esse bloco como aliado somente pra vencer o bolsonarismo tá colocando em riscos a aliança com a classe trabalhadora. Pode dar certo a tática por tempo limitado, a longo será desastre. No fim, essa esquerda levará a fama que a direita não quer carregar. 👇🏾
Ouvindo uns relatos de profs que tentaram ir contra a corrente do racismo relacionado às religiões de matriz africana nas escolas eu só consigo pensar a importância que tem a noção de "Comunidade Pedagógica" para não só pensar um outro modelo de Educação, mas o não derrotismo. 👇🏾
Em muitas escolas o professor ou professora que vai na contramão e insere o debate de consciência em torno do respeito e símbolos dessas religiões é atacado, oprimido, violentado por outros profs, pais e mães de alunos, estudantes e até pelas direções. Quantos não desistem? 👇🏾
Quantos e quantas não adoecem? Imagina chegar em casa depois de uma situação em que você foi acusado de "inserir o demônio" nas aulas? Quem se importa com a Saúde Mental de nós professores também precisa pensar nisso aí. Isso quando os profs são dessas religiões e são acusados 👇🏾
A atual fase do Capitalismo fez-se rebaixar pequenos e médios comerciantes. O problema que o ódio deles, que deveria se destinar aos grandes capitalistas responsáveis por isso, foi deslocado pelo Governo do Ódio ao trabalhadores negros, negras, mulheres e LGBTQIA+. 👇🏾
Essa foi a função do Trump. Esta é a função do Bolsonaro. Fazer entender que o inimigo é aquele, que na condição de trabalhador explorado, reivindica direitos diferentes dos seus. Além de trabalho, condições dignas, queremos ter direito ao corpo, a existir, a não ser morto. 👇🏾
O que para eles, de maioria branca, é difícil compreender. Por isso é necessário um deslocamento que os faça perceber em como o Racismo, o Machismo, as LGBTfobias atuam diretamente no processo de Acumulação do Capital e isso fica escancarado no crescimento da violência paralelo👇🏾