Tente encontrar os números que, multiplicados entre si, resultam em 116.939.
O único método matemático de conseguir descobrir os fatores que resultam em 116.939 é fazer várias tentativas. O método é chamado de "força bruta".
Note, também, que multiplicar 337x347 e conseguir 116.939 é extremamente fácil. Bem como dividir 116.939 por 337 para obter 347.
Se eu quiser enviar o número 347 para você por um canal público (por exemplo, por e-mail ou postagem no tuíter) sem que ninguém saiba q número mandei
eu posso combinar com vc que usaremos a "chave" 337 para codificar (multiplicar) o número secreto (mensagem) e decodificar (dividir) o número público (mensagem cifrada).
Nós criamos um sistema de criptografia.
A criptografia que é a base das criptomoedas e de todas as transações seguras da internet é fundamentada em operações matemáticas como esta, em que, sabendo os fatores (chave e mensagem), é trivial chegar na mensagem cifrada e também reverter o caminho (cifrada -> mensagem).
Estes algorítimos criptográficos chegam a ter a sofisticação de possuir chaves diferentes para codificar e decodificar as mensagens (são chamadas de criptografia assimétrica).
Pois bem.
Toda a nossa segurança digital e a confiança das criptomoedas dependem dessas operações serem triviais de ser realizadas por quem conhece as chaves e praticamente impossíveis de desfazer por quem não conhece.
Com os métodos computacionais atuais, você precisaria de trilhões de computadores trabalhando em paralelo para quebrar uma única mensagem por força bruta.
Estamos seguros.
Agora imagine que alguém inventasse um computador que, ao invés de tentar cada combinação possível, teste todas as combinações ao mesmo tempo, de uma vez.
Acabou a segurança digital e acabou qualquer resquício d confiança nas criptomoedas.
É isso q computadores quânticos fazem
Antes que os chatos cheguem: tudo o que falei nos tuítes anteriores é uma megasimplificação para facilitar a compreensão.
Para quem quer saber como os computadores quânticos destroem a segurança da internet, recomendo este vídeo:
Advinha quem está na ponta de lança do desenvolvimento de computadores quânticos?
Imagine que existem 100 pedras especiais no mundo que são comercializadas em um mercado aberto.
Agora imagine que o Alberto acha que em um mês as pedras vão cair de preço.
Alberto tem uma ideia de como ganhar dinheiro com esta queda.
Ele vai conversar com Bruna e aluga algumas pedras dela.
Pega as pedras de Bruna e vende no mercado.
No fim do mês ele compra as pedras de volta no mercado e devolve para Bruna.
Se as pedras realmente tiverem desvalorizado ele ganha $. Se elas tiverem valorizado ele perde.
Agora imagine que Alberto, depois de vender as pedras para Carlos, aluga de Carlos as mesmas pedras e repete a operação com Daniel.
Depois com Eneida.
Depois com Fabiana.
Depois com Gustavo.
Já já ele vai "dever" mais pedras do que existem no mercado.
Pra vocês não dizerem que não posto relógios femininos aqui.
Olha que belezinha este Cartier tank cintree
O Cartier Maillon De Cartier também é O PODER
Na outra ponta do espectro de $$$ tem o Mondaine Essence. O relógio, que tem o mesmo desenho dos relógios das estações de trem suíças, é um dos poucos que estão em exibição tanto no MoMA quanto no museu do design de Londres.
Coisas que eu cravei que não tinham como se sustentar:
Boi gordo
Avestruz Master
A bolha das Pontocom
Wework
Coisas que eu aposto que são bolhas que vão estourar:
Uber
Bitcoin
Tesla
Uber vai pro saco pq pelo próprio prospecto de IPO deles a empresa só teria lucro se todas as pessoas do mundo abandonarem seus carros, passarem a usar o serviço da empresa e eles deixarem de usar motoristas humanos.
Bitcoin vai pro saco pq os algoritmos de criptografia usados nele não aguentam o ataque de computadores quânticos e não há maneira de mudar os algoritmos da moeda.