A transformação Catedral da Sé em São Paulo e seus arredores em 52 anos.
Antes da Sé existir, havia a Igreja da Matriz, inaugurada em 1764 em estilo barroco, demolida em 1911 para dar espaço a atual Catedral.
Inspirada nas catedrais medievais europeias, foi feita em estilo neogótico, com mosaicos, esculturas e mobiliário trazidos por navio da Itália.
Devido às guerras mundiais, o processo de construção levou 43 anos.
A Catedral foi inaugurada em 1954, para o 400º aniversário de São Paulo.
Em estilo neogótico, sua grande cúpula e suas 2 torres foram feitas em cobre, com cor de marrom escuro.
Ao longo das décadas, as torres oxidaram e o marrom assumiu um tom esverdeado, a chamada patina, feito de forma proposital.
Esse processo de oxidação também ocorreu com grandes obras e estátuas de cobre, como da Estátua da Liberdade em Nova York, como já explicamos aqui no perfil.
A frente da Catedral era um grande estacionamento, sendo apenas em 1954 inaugurada a Praça da Sé mas com dimensões menores que a atual.
Até 1975, a Sé dividia espaço com 4 grandes paradas de ônibus.
Para construir as estações de metrô na praça, em 1975 a Prefeitura demoliu o prédio comercial de 30 andares Mendes Caldeira sede da Mercedes.
Também destruiu o Palacete Santa Helena um prédio eclético, com restaurantes, empresas, ateliês e até mesmo um teatro com 1500 lugares, destruído à marretadas em um processo de 4 meses.
As reformas da praça foram inspiradas pela arquitetura brutalista, com formas geométricas rígidas e espelhos d'água, aliado do uso do concreto armado e de intensa arborização.
O modernismo estava em alta desde a década de 50, principalmente após a construção de Brasília, assunto que abordamos em nossa 26° edição: spoti.fi/3avZWUH
As estações de metrô foram inauguradas em 1979, tornando a Praça um dos pontos mais icônicos de São Paulo, com Marco Zero - indicando a direção dos Estados vizinhos de São Paulo.
A montanha de Silbury possui mais de 4 milênios e meio de idade, construída no neolítico, há 115 km do oeste de Londres.
Ainda não se sabe seu real propósito ou por quem foi erguido, provavelmente servindo como uma tumba funerária.
Construída através de de uma pirâmide de degraus, envolveu o trabalho de 500 homens ao longo de 15 anos, que depositaram 248 mil metros cúbicos de cascalhos, terra e aterro.