❗🦠 A variante brasileira do coronavírus conhecida como P1 (presente em Manaus) já foi identificada em 10 estados, e continua a mostrar seu potencial transmissível.
Em Jaú (SP), após recente aumento de casos e internações, ela foi achada em 3 amostras enviadas ao Adolfo Lutz👇
De acordo com o Ministério da Saúde, a P1 já está em:
Amazonas;
Ceará;
Espírito Santo;
Pará;
Paraíba;
Piauí;
Rio de Janeiro;
Roraima;
Santa Catarina;
São Paulo.
A verdade é que não foi feito absolutamente NADA para barrar ou ao menos retardar o espalhamento das novas variantes no Brasil. Não tem ações, políticas, planejamento e nem liderança.
Acham que "liderança" é quando o Pazuello levanta a voz ao se pronunciar...
Covid-19 pode causar inflamação no epidídimo, canal localizado atrás dos testículos
Em um estudo exploratório da Faculdade de Medicina da USP, quase metade entre 26 pacientes de casos leves e moderados da doença, e sem relato de dores, apresentaram epididimite. Siga o fio👇🧵
O epidídimo é um órgão com 6 metros de comprimento (extensão sem compactação), por onde os espermatozoides passam para adquirir uma série de funções bioquímicas para poder fertilizar o óvulo.
Com a chegada do novo coronavírus, os pesquisadores começaram a estudar possíveis sequelas relacionadas à saúde reprodutiva masculina. Isso porque, na epidemia de SARS (Ásia, 2002), autópsias mostraram que pacientes mais graves tinham orquite, inflamação dos testículos.
A camuflagem é uma adaptação obtida via seleção natural que maximiza a sobrevivência das espécies no ambiente, seja se ocultando de predadores, seja se tornando pouco visível às potenciais presas 🤓
Como será esse jogo de gato e rato das vacinas correndo atrás das mutações?
É provável que o mundo caminhe para uma situação em que a vacina da covid seja periódica (anual?) e reúna variantes mais prevalentes na população naquele ano, semelhante à da gripe.
Claro que isso não vai ser tão fácil, e a ciência vai ter muito trabalho pela frente. Mas é importante visualizar cenários possíveis até para não cair no desespero de que entramos numa pandemia eterna.
Sigam as ótimas considerações da professora Christiane nesse fio: 1)