Agora que a contaminação por aerossóis é praticamente um consenso e com as novas variantes mais contagiosas, precisamos introduzir esse novo termo ao nosso vocabulário pandêmico. Por que? 🤔 #COVIDpeganoar
Não é fácil de simplificar, mas tentamos: ao contrário das gotículas, que caem no chão quando saem da boca, os aerossóis são leves e podem ficar suspensos no ar por minutos.
Isso quer dizer que uma pessoa contaminada em ambiente fechado pode espalhar aerossóis em todo o espaço.
O vídeo da imagem é uma simulação em 3D de uma nuvem de aerossóis emitida em um corredor de supermercado. Vejam a expansão.
Túnel de desinfecção? Ozônio na porta das escolas? Limpar mesas e cadeiras? Nada disso protege da possibilidade do vírus estar no ar.
As melhores máscaras facilmente encontradas no mercado para a proteção contra aerossóis são as do tipo N95/PFF2 certificadas, que podem ser reutilizadas. Nenhuma máscara de tecido oferece proteção similar em espaços fechados. 😷
Lembrando que as imagens do nosso projeto são feitas para divulgação nas redes e no Whatsapp, então nos ajudem baixando e compartilhando nos grupos! Todas estão disponíveis em linktr.ee/qualmascara e estamos também lá no Instagram e no Facebook :)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Por que países da Europa passaram a exigir ou recomenda ro uso de n95/pff2? E por que isso importa aqui no Brasil? 👇🧵
Três países já adotaram medidas na direção de máscaras melhores. A preocupação comum a eles é a alta transmissibilidade das novas variantes do vírus. Mas as variantes não mudaram as formas de transmissão, apenas sua intensidade. Então por que agora?
A pista está nos espaços: no geral, lugares fechados, já que é neles que a transmissão via aerossóis se torna mais provável. Países como Japão já consideravam essa uma forma importante de transmissão do vírus desde o início de 2020, enquanto a OMS o fez apenas em novembro.
Vamos compilar todos os fios com informações que já compartilhamos aqui! Lembrando que todas podem ser baixadas em linktr.ee/qualmascara e que estamos também no Instagram em instagram.com/qualmascara :-)👇‼️😷
Esse é o mais completo, com o básico sobre muitas informações: por que as de tecido não são tão boas? quem deve evitá-las? pode ter válvula? pode reutilizar?
Recebemos muitas perguntas sobre quem somos e qual nosso "interesse por trás" de recomendar alguns tipos de máscara e não outros. Explicamos 👇
Somos @biaklimeck, antropóloga, mestra e doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e mestranda em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP) e @ralphhol, administrador público (UFF), fotógrafo e gestor de mídias sociais.
Não somos especialistas na atuação do vírus no organismo. Nosso trabalho aqui é de divulgação científica: selecionar as informações a partir de fontes confiáveis. Por isso, cada postagem dá bastante trabalho!
Reutilização da n95/pff2: Como fazer? Pode lavar? E só uma borrifadinha de álcool para descontaminar? Como organizar? 👇😷
Deixe a máscara descansando em lugar arejado e longe do sol entre três e sete dias, para ser seguro reutilizar. Recomendamos colocar para uso o número de dias que sair de casa e realizar uma rotação entre elas. Exemplo na imagem abaixo!
E até quando pode reutilizar? Depende muito do tempo de uso e da situação.
Sugestões de modelos n95/pff2 fáceis de encontrar a preços acessíveis: 🧵👇
O modelo pff2 é a opção mais segura principalmente para uso em lugares fechados, porque a filtragem e a vedação são excelentes. Tem opções 3M mais em conta do que a Aura, que está difícil de achar, e também outras como Air Safety, KSN, Delta Plus e Descarpack a partir de um real.
Você pode encontrar pela internet, mas também em lojas de produtos hospitalares, lojas de material de construção e lojas de tintas. Elas são descartáveis, mas podem ser seguramente reutilizadas enquanto estiverem íntegras: só não pode jogar álcool nem lavar.