Embaixador das águas brasileiras. O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma das aves mais ameaçadas das Américas e uma das mais raras do mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal incrível?
Originalmente, a espécie era encontrada em diversos lugares do Brasil, Paraguai e Argentina, mas atualmente é restrita a quatro localidades no Cerrado: Serra da Canastra e Serra do Salitre em Minas Gerais; Chapada dos Veadeiros em Goiás e no Jalapão, no Tocantins.
Diferente dos outros patos, o pato-mergulhão possui um bico serrilhado e comprido, que usa para capturar peixes ao mergulhar, por isso o seu nome. (Foto: Sávio Freire Bruno)
Essas aves são afetadas por qualquer alteração na qualidade da água em que vivem, por isso, necessitam de ambientes extremamente preservados como rios de água transparente e com matas ciliares. Estima-se que a população da espécie não passe de 250 indivíduos. (Foto: K. Fernandes)
O Zooparque Itatiba, em São Paulo, é a única instituição no mundo a possuir indivíduos da espécie, lá eles têm um projeto de reprodução em cativeiro, visando a reintrodução dos animais na natureza. Em 2017, nasceram os primeiros quatro filhotinhos da espécie sob cuidados humanos.
No final do ano passado, biólogos do Plano Nacional de Ação para a Conservação do Pato-Mergulhão, encontraram nove ovos da ave no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Cada ninho ativo e cada filhote que nasce, é uma nova esperança de salvar a espécie. bbc.com/portuguese/bra…
Por esse e por vários outros motivos, é importante conservar o nosso Cerrado.

Fontes:

Informações sobre a espécie: icmbio.gov.br/cemave/destaqu…

Projeto manejo populacional: zooparque.com.br/projeto-pato-m…

As imagens que não informamos a autoria estão no site do Zooparque Itatiba.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with A vida no Cerrado

A vida no Cerrado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @avidanocerrado

20 Dec 20
Um estudo da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) apontou registros inéditos do lobo-guará na Amazônia e isso não é nada bom! Entenda o porquê:
Sendo o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) habita, principalmente, áreas abertas de Cerrado. A espécie pode ser encontrada também em áreas de transição com a Caatinga, o Pantanal e os campos no sul do País.
Todavia, registros da espécie na Amazônia são raros. Uma pesquisa registrou 22 ocorrências do Guará na Amazônia nos últimos 25 anos; sendo 10 registros inéditos, expandindo a distribuição da espécie em 51 mil km².
Read 7 tweets
1 Jul 20
CERRADO: BERÇO DAS ÁGUAS.

Você sabia que três dos mais importantes aquíferos do Brasil nascem no Cerrado? Segue o Fio para entender melhor:
A água que alimenta o São Francisco e as represas de São Paulo e Brasília vem de três grandes depósitos subterrâneos no Cerrado: os arquíferos Guarani, Urucuia e Bambuí. Esses aquiferos são reabastecidos pela chuva, mas dependem da vegetação para que a água chegue lá embaixo.
Muitas plantas do Cerrado têm só um terço da sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente pobre em nutrientes, desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas. Esse complexo sistema radicular retém água e alimenta as plantas na estação da seca.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!