Entenda como a reforma administrativa de Portugal está ajudando o país a acertar suas contas e voltar a crescer

Segue o fio e compartilhe!👇👇
Em 2019, Portugal fechou as contas públicas sem deficit pela primeira vez em 45 anos. Após uma extensa agenda de reformas, entre elas a administrativa, o país reduziu seus gastos públicos, começou a diminuir o grau de endividamento, voltando a crescer e gerar emprego.
▶Em 2006, Portugal passou por um programa de reestruturação administrativa, com a extinção e fusão de direções gerais, institutos públicos e conselhos. Vários cargos administrativos foram extintos. Porém, ainda não foi suficiente para interromper o endividamento.
A grande recessão, que atingiu o mundo em 2008, acabou revelando a fragilidade fiscal de vários países da União Europeia, como Portugal, Espanha e Grécia. Para impedir uma espiral insustentável de endividamento, esses países recorreram a programas de ajuste mais severos.
▶Buscando enxugar ainda mais o tamanho da folha de pagamento, em 2008, Portugal criou a regra de 2:1, que determina a contratação de um novo servidor apenas quando 2 se aposentam. A regra vigora até hoje, mas seu impacto no curto prazo foi pequeno. A dívida continuou aumentando
Em 2010, Portugal tinha um deficit público de 11% do PIB e uma dívida pública em trajetória explosiva. Uma reforma administrativa mais severa era urgente, já que a despesa com funcionalismo representava 14% do PIB, bem acima da média de 10% da União Europeia.
▶Em 2011 e 2012, Portugal cortou salários adicionais, benefícios, diminuiu o valor pago na hora extra e aumentou as contribuições dos servidores, reduzindo o salário líquido.
Também houve corte de 10% nas aposentadorias acima de 3 salários mínimos e um corte adicional de 50% nas aposentadorias acima de 15,5 salários mínimos.
O impacto no orçamento foi gigantesco. O deficit público foi progressivamente reduzido desde então até se transformar em um superavit no ano passado. A dívida pública como proporção do PIB, que atingiu 130% em 2012, passou a cair anos depois.
Essa melhora nas perspectivas fiscais fez o país voltar a crescer e gerar emprego. O desemprego caiu de 16,2% em 2013 para 6,5% em 2019, fazendo o país recuperar o PIB pré-crise em 2018.
A experiência portuguesa recente nos mostra que mesmo governos de diferentes ideologias podem cooperar para preservar uma agenda de responsabilidade fiscal e cuidado com as contas públicas.
Para mais conteúdos como esse, acesse a página do #NOVOExplica

novo.org.br/acompanhe/novo…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with NOVO 30

NOVO 30 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @partidonovo30

23 Feb
O estelionato eleitoral de Bolsonaro.

Compare as promessas de campanha com a realidade.👇 Image
▶️ Privatizações

"De aproximadamente 150 estatais, no primeiro ano, no mínimo 50, ou nós privatizamos ou extinguimos" - Bolsonaro, outubro de 2018

O governo federal não privatizou nenhuma estatal. Pelo contrário, criou mais uma.
▶️ Comércio internacional sem ideologia

"Queremos um Brasil liberal que faça comércio com o mundo todo sem o viés ideológico." - Bolsonaro, entrevista ao Roda Viva em 31/07/2018

Realidade👇
Read 16 tweets
22 Feb
📰"A única exceção é o Novo. O partido é contrário ao uso de fundos públicos, já devolveu os recursos do fundo eleitoral e pediu autorização para devolver os do fundo partidário – desde que não sejam redistribuídos a outros partidos."

opiniao.estadao.com.br/noticias/notas…
"levantamento da ONG Transparência Partidária aponta que apenas 0,1% dos filiados a partidos faz contribuições financeiras frequentes às legendas. O dado expõe a total dependência do dinheiro público por parte dos partidos e a completa desconexão entre suas cúpulas e suas bases."
O NOVO é a exceção. Não usamos dinheiro público para a manutenção do partido e nem para campanhas políticas.
Read 4 tweets
22 Feb
📰 Confira os destaques da última semana no Jornal do NOVO e acompanhe nossas redes para mais conteúdos!

✉ Inscreva-se em nosso site e seja o primeiro a receber as principais notícias por e-mail: bit.ly/CadastroNOVO

Segue o fio e compartilhe!👇 Image
✅ Deputados do NOVO pedem abertura de CPMI para investigar a utilização da ABIN na defesa de interesses privados da família do presidente
bit.ly/3k38Pb7
✅ Minas Gerais teve queda de 32,9% nos crimes violentos e de 6,4% nas vítimas de homicídios em 2020
bit.ly/3bihthQ
Read 16 tweets
29 Dec 20
A vacina mais rápida já desenvolvida.

▶️Entenda como foi possível iniciar a vacinação em tempo recorde, com segurança e eficácia.

Segue o fio e compartilhe!👇👇
Menos de um ano após o início da pandemia, o mundo já está produzindo e aplicando vacinas contra a covid-19. Até então, a vacina mais rápida já desenvolvida havia sido a contra a caxumba na década de 1960, produzida em 4 anos.
Como as vacinas contra a covid-19 já estão sendo licenciadas e aplicadas em quase 50 países, incluindo toda a União Europeia, EUA, Reino Unido e Canadá?
Read 18 tweets
29 Dec 20
🔶Nossos eleitos mostram na prática que são diferentes e respeitam o dinheiro do cidadão.

✅No Legislativo, com apenas 25 parlamentares, eles economizaram R$40 milhões em 2020!

#NOVO2020
▶️Se todos os deputados e vereadores onde temos representantes seguissem o exemplo do NOVO, mais de R$5,7 bilhões seriam economizados em 4 anos de mandato.
🟠Não só defendemos a redução de gastos do governo e dos políticos, como fizemos isso na prática, renunciando aos próprios privilégios e tratando o dinheiro público com respeito.
Read 5 tweets
11 Oct 20
7 medidas para melhorar a eficiência e qualidade da Saúde no Brasil.

Segue o fio, curta o post e compartilhe!
👇👇
▶ Atenção primária

Melhorar a atenção primária é fundamental para aprimorar o sistema de saúde, já que o cuidado contínuo ajuda na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce, impactando positivamente na qualidade de vida do cidadão.
Dessa forma, todo o sistema de saúde pode funcionar de forma mais eficiente, salvando vidas e economizando recursos.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!