O programa nuclear brasileiro tem início em 1956, cinco anos após a criação do Conselho Nacional de Pesquisa (atual CNPq)
Inicialmente, foi apresentado à sociedade como forma de promoção do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do país ⬇️
Fomentar o desenvolvimento da energia nuclear no país atraía diversos setores no período
As Forças Armadas eram atraídas por razões de segurança nacional
O setor produtivo, em especial as indústrias, o problema de racionamento de energia elétrica ⬇️
Os cientistas, queriam assegurar recursos para projetos de pesquisa, inclusive para outras áreas do conhecimento, ou seja, excelente negócio
E os parlamentares que em 1956 criaram uma CPI, para investigar o problema atômico no Brasil
Cenário completo ⬇️
A questão nuclear gira em volta do urânio, sua extração e seu enriquecimento, e aí que as coisas ficam favoráveis ao Brasil
O recurso de aproximadamente 244.788t de U3O8 do Brasil encontra-se distribuído entre os estados da Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais, entre outros ⬇️
Existem ocorrências do urânio associadas a outros minerais, como aqueles encontrados nos depósitos de Pitinga no Estado do Amazonas, além de áreas promissoras como a de Carajás, no Pará
Nesses, estima-se um potencial adicional de 300.000t
Ou seja, temos matéria prima ⬇️
Na década de 50, quando o governo brasileiro resolveu adotar a política de compensações específicas, além de cobrar o valor monetário das exportações de areias monazíticas e de outros materiais estratégicos, o Brasil também deveria exigir como contrapartida ⬇️
o fornecimento de conhecimento técnico para a aquisição de equipamentos e reatores
O objetivo era tornar o país capaz de dominar o ciclo completo da produção de energia atômica
E assim entramos no jogo nuclear
Agora vem a parte interessante ⬇️
Em 1953, foi negociado um acordo de cooperação nuclear com Alemanha para importação de tecnologia nuclear e de ultracentrífugas
As ultracentrífugas encomendadas foram apreendidas na Alemanha e só chegaram em 1957 no Brasil ⬇️
Ainda nos anos 1950, o Brasil era era beneficiário do programa internacional Átomos para a Paz, e adquiriu tecnologias de enriquecimento de urânio para fins pacíficos
As coisas começam a mudar quando ocorreu o advento do Regime Militar de 1964 ⬇️
Em função do panorama geopolítico da guerra fria, as intenções parecem ter começado a mudar
Embora não haja nenhuma evidência de que a classe política tenha comandado o começo de um programa de bomba atômica, os militares enviaram sinais dúbios a respeito de suas intenções ⬇️
No final dos anos 1970, o Brasil estava trabalhando para o desenvolvimento de urânio enriquecido fora das salvaguardas internacionais e, volta e meia, em instalações secretas sob controle militar ⬇️
Só nos anos 1990 o país colocou suas instalações sob salvaguardas nucleares e tornou públicos os principais componentes de seu programa, como fruto nos dias de hoje o país detém a comercialização e a produção do material radioativo utilizado nas mais diversas áreas ⬇️
Hoje temos máquina que consegue enriquecer o urânio em forma gasosa na velocidade do som, com baixo consumo de energia e baixo custo de produção das pastilhas de combustível nuclear, que são o grande UP do programa nuclear brasileiro, pois seu preço está entre os menores ⬇️
Desenvolvimento da máquina nacional levou 27 anos e algo em torno de US$ 1 bilhão em pesquisas ⬇️
Uma das consequências diretas da produção dessas pastilhas de combustível será o desenvolvimento e lançamento do primeiro submarino nuclear brasileiro, que será de fundamental importância para o programa Amazônia Azul ⬇️
E claro do programa de lançamentos aeroespacial da base de Alcântara, onde a tecnologia do acordo de Salvaguardas assinado com os Estados Unidos possibilitará a utilização e desenvolvimento de elementos, sistemas e equipamentos de ponta vide link (
Vou tentar de maneira simples explicar porquê, no meu ponto de vista, o toque de recolher imposto por alguns gestores estaduais e municipais é ilegal
Segue a thread que minha amiga e advogada @patricialudpa auxiliou na montagem ⬇️
Ao consultarmos a Lei da Pandemia (Lei 13.979/2020 de 6/2/2020) buscamos as diretrizes para impedir o deslocamento INTERMUNICIPAL ou INTERESTADUAL, e nela de fato existe uma restrição para tal locomoção ⬇️
Porém o STF cria uma jurisprudência em 2020, num caso referente a “toque de recolher” e pandemia, de um Município do Paraná, onde o Relator da SLS 1.315/PR, Min. Dias Toffoli, posicionou se dá seguinte maneira ⬇️
Grande parte da imprensa tem que entender que SOMOS UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO, e não um país desenvolvido, seja Politicamente, Economicamente ou Socialmente
Seremos eternos reféns, enquanto não estivermos unidos em uma agenda Pró Brasil, ficando assim estagnados
Tradução da manchete
Agora, digam se isso é ou não atitude demais em desenvolvimento ou subdesenvolvido
A caminhada é simbólica, pois mostra a importância da privatização
Bonoro mostra mais uma vez estar um passo a frente, em entregar pessoalmente a MP que pede autorização para privatizar a Eletrobrás (e abre para outras ações iguais)
Na prática ele, juntamente com Lira e Pacheco deram 120 dias para o congresso se posicionar, uma vez que será pautada