Um fio para responder a uma nova onda de ataques mentirosos e manipuladores a @cirogomes.
✅ Ciro foi o último candidato que Brizola apoiou, em 2002. Brizola disse, profeticamente, que Ciro "daria força ao trabalhismo".
✅ Ciro entrou para o @PDT_Nacional em 2015. O discurso de filiação de Ciro é antológico e já está inscrito na historia do trabalhismo brasileiro.
✅ Ciro escreve e dá entrevistas contra o neoliberalismo desde 1991.
Em seu primeiro livro, O Próximo Passo, publicado em 1996, ele já buscava uma alternativa ao neoliberalismo.
✅ Ciro foi um dos primeiros líderes progressistas a rodar o Brasil denunciando que o impeachment era, na verdade, um golpe de Estado. Lutou até o último minuto contra aquele arbítrio.
✅ Em 2018, Ciro foi o candidato do PDT. Ficou em terceiro lugar nas eleições, com 13,4 milhões de votos, com uma campanha modesta, mas altamente propositiva e ideológica, que ajudou a elevar o nível do debate naquele ano.
✅ Diante de todos esses fatos, dizer que Ciro não é brizolista ou pedetista é um insulto ao nosso partido, que o apoia integralmente.
Ciro honra a memória de Brizola e se tornou uma das maiores lideranças trabalhistas da historia do nosso partido!
✅ Ciro Gomes tem, de fato, um "defeito" grave na política. É franco! Ele diz o que pensa. Alguém precisa fazê-lo! A sua tese é de que Bolsonaro precisa do PT para continuar no poder. É a tese da maioria do PDT e de muita gente, corroborada pelas urnas em 2018 e 2020.
✅ O discurso de que "o centro não existe" e a tática de empurrar todo mundo pra direita, é um sectarismo oportunista, de quem perdeu capacidade de diálogo com o centro, e daí não quer que ninguém mais tenha. Ciro tem esse diálogo e isso é fundamental para vencer e governar.
✅ Todo mundo viu que o PT jogou pesado para neutralizar Ciro em 2018, e ainda joga. A narrativa de "Paris" é um exemplo. Ciro deixou claro seu voto no mesmo dia da eleição, em coletiva de imprensa, ao dizer "Ele não!"
✅ No 2 turno de 2018, o PDT se reuniu, e após insistência de Lupi e Ciro, decidiu apoiar Haddad.
E como reagiu o PT?
Botou na campanha que "Ciro é nosso", que o "PDT de Ciro nos apoia" ou que "Ciro disse 'ele não' no dia do resultado"?
Não.
Vendeu a "fuga pra Paris"!
✅ A narrativa de Paris visava neutralizar Ciro. Era jogo sujo. Se a estratégia de Ciro era que se deveria evitar uma polarização de ódios no 2 turno, era natural que tivesse de ser manter low profile. Com inteligência e discrição, Ciro transferiu integralmente seus votos ao PT.
✅ A discrição de Ciro foi estratégica, calculada.
O campo progressista precisava de um plano para o dia seguinte, que requereria uma liderança que não estivesse contaminada pelo ódio antipetista.
O que importa ele fez: transferiu votos.
✅ O antipetismo existe. Alguns fanáticos querem acreditar apenas no lado positivo das pesquisas, que Lula tinha tantos %, que o PT é preferido por outros tantos, mas se recusam a ver o outro lado, que 3 vezes mais brasileiros tem rejeição ao partido e ao ex-presidente Lula.
✅ Não partilhamos dessa rejeição, tanto que fomos parceiros do PT durante seu governo.
Nenhum líder político lutou mais que Ciro Gomes para defender o mandato de Dilma Rousseff e para denunciar arbitrariedades judiciais contra Lula.
Hj lutamos ombro a ombro no congresso.
✅ Mas hoje está claro que nosso principal desafio, como políticos autointitulados progressistas, é reconquistar a confiança popular, e isso se consegue com humildade e autocrítica.
Mais uma vez, tentamos convencer o PT.
A reação?
Agressividade e arrogância!
✅ Então agora está claro que precisamos vencer o PT no 1o turno, para termos chances de reconstruir, no 2o turno, uma hegemonia política e moral de centro e centro-esquerda, capaz de penetrar no eleitorado conservador, e esmagar o fascismo bolsonarista!
Falar de educação no segundo governo Vargas (1951-1954) nos obriga voltar ao primeiro governo (1930-1945). Foi ali que se criou o Ministério da Educação e Saúde (1930), que se construiu um sistema nacional público de ensino, e
que foram feitas reformas que perduraram muitas décadas além da de 1940. A Reforma do Ensino Secundário de 1942, a Reforma Universitária, com a criação e padronização do sistema universitário público federal, a criação da Universidade do Brasil, a criação do Serviço Nacional da
Indústria (Senai), em 1942, estão entre tais iniciativas. No caso do ensino primário, a política que talvez melhor exprima o tom daquele governo tenha sido a nacionalização do ensino, ou seja, o fechamento de escolas estrangeiras, a construção de unidades escolares e a imposição
Prezado deputado, o nacional-desenvolvimentismo vem da era Vargas. A ditadura militar desmontou-o em grande parte, já que ele incluía tb educação de qualidade, salário mínimo decente e leis trabalhistas fortes.
O nacional-desenvolvimentismo industrializou o país, modernizou o Estado, criou as indústrias de base, sem as quais nunca teríamos nos desenvolvido minimamente.
Temos que reativar o nacional-desenvolvimentismo em novas bases, com foco na educação, no meio ambiente, nas novas tecnologias. Não se trata de intervencionismo estatal, mas de busca pela soberania!
"Não há Brasil sem ser humano. Não há Brasil sem o povo brasileiro. E eles estão querendo transformar o Brasil numa empresa, que pode demitir empregados, para enxugar sua economia privada, particular"👇🏽
"O Brasil é uma nação e sua economia é uma economia pública. Só tem razão de ser se se destina a trazer o bem estar ao ser humano, trazer o pleno emprego, trazer a garantia de vida para todo mundo."👇🏽
"Não adianta ter economia sem déficit público, economia equilibrada, moeda estável, se a maioria do povo brasileiro está morrendo de fome! Para que serve isso?", Leonel Brizola.