🔥 Clima esquentou entre gestores e presidente, em especial a partir da exposição de cifras sobre os repasses federais em meio à pandemia de coronavírus
Os governadores classificaram o movimento de Bolsonaro 🇧🇷 como inadmissível e reagiram, em nota, afirmando que o presidente promove "informação distorcida", "interpretações equivocadas" e busca, com isso "atacar governos locais".
Conforme a coluna apurou, eles tentam organizar encontro formal para esta terça (2). O movimento conta com governadores de diferentes partidos, entre eles Caiado (DEM), Flávio Dino (PCdoB), Camilo Santana (PT) e Leite (PSDB). O sentimento é de indignação. gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/kel…
Conforme falei no tuíte hoje de manhã [e na coluna em #GZH], Bolsonaro conseguiu tirar até governadores mais “ponderados” do sério. Eduardo Leite entre eles. Gov do RS acaba de convocar coletiva para “repor a verdade em relação aos repasses realizados pelo governo federal” 🔥
Conversei com alguns governadores hoje de manhã. Dezesseis resolveram assinar uma nota pública em REAÇÃO ao presidente. De diferentes partidos. Flávio Dino: “A figura vil que ocupa a presidência é o maior aliado do coronavírus”
O s governadores classificaram o movimento de Bolsonaro como inadmissível e reagiram, em nota, afirmando que o presidente promove "informação distorcida", "interpretações equivocadas" e busca, com isso, "atacar governos locais".
Dino, assim como Eduardo Leite, também reagiu nas redes. Governadores ficaram indignados com o fato de Bolsonaro ter omitido falhas da União e jogado responsabilidade sobre Estados. Lembrando: Bolsonaro chegou a dizer que governador que “fechasse” teria que bancar aux emergencial
Diante do 🔥, Leite chamou COLETIVA: “Lamentamos que tenha que ser feito, porque gostaríamos de estar tratando da pandemia, mas é necessário em função das mentiras disseminadas”
O que: coletiva sobre repasses para enfrentamento ao coronavírus no RS
Quando: segunda (01/03), 16h30
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
‼️🆘 O Hospital Moinhos de Vento está contratando um contêiner para conseguir colocar os mortos. "A nossa lista do morgue ultrapassou a capacidade de acomodar as pessoas que faleceram dentro do hospital. Estamos contratando um contêiner para poder colocar as vítimas", disse Nasi.
🆘 E outra realidade triste [que aliás da vontade de chorar]. Com o necrotério do hospital cheio, os profissionais não conseguem enviar os corpos de +vítimas da Covid pra lá. Ou seja: demora mais pra liberar um leito pra quem está esperando, em estado grave, por uma vaga na UTI.
🆘 O Moinhos de Vento e a realidade dura da Covid na nossa cara. 🥺😞
AO VIVO | EDUARDO LEITE começa a coletiva reagindo a Bolsonaro e diz que vai responder sobre a "mentira oficialmente patrocinada pelo governo federal". Sobre Bolsonaro: "ele insiste em dividir a nossa população e gerar confusão"
Mostra a postagem de Jair Bolsonaro.
🔥 Eduardo Leite: "Não existe o dinheiro do Bolsonaro, o dinheiro do Eduardo Leite. Existe o dinheiro da população"
🔥 Eduardo Leite: Seria o equivalente a dizer que eu transferi 12 bilhões aos municípios gaúchos. Quando na verdade eles têm direito pela lei (pelos impostos). É um dinheiro do povo que é distribuído aos municípios.
VAMOS À INFORMAÇÃO: nos últimos dias, técnicos do Ministério da Saúde trabalharam intensamente em um documento (que seria levado hoje a Bolsonaro) com detalhes de cenários caso o isolamento não fosse total. Lembrando, até aqui, Bolsonaro tem insistido em voltar às atividades.
Os técnicos do Ministério da Saúde se debruçaram sobre cenários, analisando tecnicamente se é eficaz ou não manter isolamento total em cidades que, por exemplo, não tem nenhum caso de Covid-19 suspeito.
Tive acesso a alguns trechos do documento e vou explicar direitinho em @GauchaZH. Um dos pontos sublinha que o isolamento é importante, sim. PORÉM, a “mesma políca restriva em locais de nível de risco diferente não trará benecio à população dos locais de menor risco“.