Há 887 moais 🗿 na Ilha de Rapanui - a ilha da Páscoa.
Construído pelo povo Rapanui entre os anos 1250 - 1500, as estruturas variam de 4-6 metros de altura, pesando de 12 até 80 toneladas.
A Ilha da Páscoa fica a 3700 km do Chile, no Oceano Pacífico, uma das ilhas mais remotas e continuamente habitadas do mundo.
Os Rapanui são um povo polinésio, navegadores que habitaram diversos arquipélagos como a Nova Zelândia, Polinésia Francesa e o Havaí ao longo dos séculos
Os polinésios fazem parte de um grupo maior - os austronésios.
Estes, migraram de Taiwan em 3000 aC e colonizaram o Sudeste Asiático, Madagascar, Oceania e por fim, Polinésia.
Em 1722, os neerlandeses foram os primeiros europeus a chegar na ilha durante o período de páscoa, apelidando-a com tal nome.
Na época, a região sofria uma crise agrícola, provavelmente causada pela erosão do solo devido às queimadas.
Sem grandes áreas de plantio, muitos rapanui migraram para outras ilhas do Pacífico.
Com a chegada dos britânicos no fim do século 18, fortes crises de varíola reduziram a população nativa.
A ilha foi então incorporada ao Chile em 1888.
Desde então, os moai fascinaram arqueólogos e historiadores, que buscavam explicações de como estruturas tão pesadas foram erguidas em uma ilha tão isolada sem florestas ou rochedos abundantes.
A devastação de parte da fauna e flora da ilha antes da colonização europeia, assim como a diáspora dos habitantes, foi uma das responsáveis pela teorização de que os moai foram trazidos de outro lugar - o que é falso.
Após escavações e estudos com ajuda nativa, concluiu-se que as estruturas foram esculpidas de rochedos próximos da ilha, transportados através de trenós ou na vertical com o uso de cordas.
Grandes morros de basalto foram mapeados próximo à muitos moais, funcionando como apoio para erguer as estátuas no eixo horizontal - vertical.
A partir de 1970, experimentos utilizando apenas a força humana foram reproduzidos com sucesso para simular o transporte dos moai.
Os estudos foram conclusivos: os moai foram construídos e transportados utilizando uma variedade de técnicas, servindo provavelmente para fins religiosos.
Um dos principais experimentos foi feito pela BBC em 2012, com a ajuda de Sergio Rapu, representante da População Indígena de Rapanui
18 pessoas em 3 grupos moveram um moai de 3 metros de altura e 5 toneladas usando cordas.
Hoje, 60% da população da ilha tem ascendência rapanui.