Na @exame_pt deste mês, com o benefício de alguma distância, eu e o @ruifbarroso olhamos para o caso GameStop, a influência do Reddit e das novas plataformas de trading, o impacto em Portugal e de que forma é que estes episódios estão a mudar os mercados (e para melhor ou pior?)
Benn Eifert sobre o reddit: “há um grupo core que até pode usar muitos emojis, mas é ponderado, com ângulos fundamentais ou técnicos. Para os hedge funds, vestem um fato e fazem uma apresentação séria, para o retalho colocam uma bandana na cabeça e fazem o que for preciso”
Carlos Rodrigues, presidente da Maxyield - Clube dos Pequenos Acionistas: “não foi David contra Golias, nem foi épico. No campo de batalha ficam muitos investidores individuais desprotegidos e sem mecanismos de defesa, com um final triste”
Ulisses Pereira, fundador do Caldeirão de Bolsa, vê semelhanças entre o Reddit e o primeiro grande fórum de bolsa em Portugal, o bolsaPT.com. “Havia mensagens a dizer ‘EDP vai à Lua’. Um utilizador chamado Maquinista escrevia ‘vai partir a carruagem da SEMAPA'"
Afonso Fuzeta Eça: “É uma dor de cabeça. Uma posição que até podia fazer sentido é arrasada por um meme. No dia em que a GameStop estava a subir 100% ou 200%, as pessoas estavam assustadas nos mercados. O teu trabalho não é avaliar memes de pessoas que estão a comprar a Nokia"
Steven Santos: “Tem sido imensamente fácil investir e, quando as coisas estão demasiado fáceis, começo a duvidar um pouco. Ainda não estamos na fase da exuberância irracional em que até o taxista investe na bolsa, mas já estamos numa zona vermelha."
Afonso Eça: estes episódios são "maus para todos”. Fez-se “um esforço muito grande para explicar às pessoas que devem ter alguma exposição aos mercados, por pouca poupança que tenham, mas o método não deveria ser andar a escolher ações individuais em plataformas gamificadas"
👀
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A entrevista foi feita há algum tempo, mas a entrevista da @speraltalisboa acelerou a publicação:
“Se se preocupa com desigualdade, um imposto sobre a riqueza deve estar no centro do que defende. Se não se preocupa, provavelmente continua a ser boa ideia” visao.sapo.pt/exame/analise/…
A discussão sobre um imposto sobre as fortunas tende a ser ideológico e dividir esquerda/direita. Três economistas decidiram colocar a questão no plano técnico: como poderia funcionar no UK? Entrevistei um deles, @arunadvaniecon sobre as vantagens e desafios dessa ideia
Um jantar não autorizado com 170 pessoas e sem distanciamento no pico da pandemia, hostilização e empurrões a jornalistas, discurso de ofensas gratuitas, um número de teatro com ciganos (em que, afinal, um deles não o era). E ainda falta uma semana.
ARS Norte deu parecer desfavorável, mas Ventura junta 170 pessoas em jantar-comício em Braga observador.pt/2021/01/17/ven…