A @CIDH publicou o Relatório sobre a Situação dos Direitos Humanos no #Brasil fruto da visita de 2018 e que revisa fatos até meados de 2020.

As conclusões trazem 89 recomendações que o governo do 🇧🇷 tem a obrigação internacional de implementar.

👉🏽 oas.org/pt/cidh/relato…
Informe da @CIDH sobre o #Brasil registra e denuncia racismo e discriminação contra negros, indígenas, mulheres, camponeses, sem-teto e moradores de favelas. Trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas. Presos, migrantes e LGBTs em risco. (2)
Informe da @CIDH sobre #Brasil 🇧🇷 traz importante capítulo sobre Insegurança, crime organizado, milícias, facções e uma recorrente resposta violenta do Estado. Impunidade e ataques à liberdade de expressão e de imprensa. (3).
O Informe da @CIDH registra centenas de falhas do Estado brasileiro #Brasil, seja por "omissão, ineficiência ou ação direta de governos" - caso, por exemplo, de episódios confirmados de mortes e impunidade ligados à violência policial em todo o país.
O Informe da @CIDH sobre o #Brasil indica a existência de um "sistema estruturado de violência e execução de pessoas 'indesejadas' na sociedade brasileira" pela combinação de violência policial e impunidade, que contaria com a "proteção do sistema de Justiça".
O duro Informe da @CIDH sobre a situação dos direitos humanos no #Brasil faz um alerta de que, recentemente, esse sistema de proteção aos #DDHH vem “enfrentando desafios e retrocessos".
O informe @CIDH sobre o #Brasil frisa que a facilitação promovida pelo governo no acesso a armas de fogo será incapaz de conter ou reduzir a violência.
Ao contrário, a política armamentista deve aumentar a criminalidade, além de "aprofundar fissuras históricas do tecido social".
O duro Informe da @CIDH sobre a situação dos direitos humanos no #Brasil faz um alerta de que, recentemente, esse sistema de proteção aos #DDHH vem “enfrentando desafios e retrocessos". (6)
No relatório sobre #Brasil, a @CIDH também mostra "preocupação" em relação à abordagem bolsonarista sobre a ditadura militar e a tortura, condenando a "negação desse passado histórico por parte do Estado brasileiro" e a impunidade da "maioria dos crimes" cometidos no período (7)
O Informe da @CIDH critica medidas tomadas pelo governo como a extinção do ministério do Trabalho que enfraquece esforços para erradicar trabalho em condições semelhantes à escravidão e o trabalho infantil . (8)
A @CIDH em seu Informe sobre o #Brasil critica o fim de políticas relacionadas à moradia, participação da sociedade em políticas públicas, reforma agrária, entre outras. (9)
A @CIDH manifesta grande preocupação com a extinção e esvaziamento de dezenas de instituições participativas, entre as quais estão incluídos colegiados fundamentais para as políticas de promoção e defesa dos direitos humanos no #Brasil. (8)
Informe da @CIDH sobre #Brasil revela a existência de uma relação entre milícias e o Estado. "Os registros disponíveis indicam que esse controle despótico dos territórios pelas milícias se traduz em maior acesso ao poder do Estado”. (9)
Informe da @CIDH sobre #Brasil denuncia padrões de execuções extrajudiciais sistemáticas e em massa, principalmente contra jovens #afrodescendentes de sexo masculino expostos à situação de pobreza e pobreza extrema”. (10)
Informe @CIDH #Brasil denuncia um processo de militarização da segurança pública, que, por sua vez, acaba por "consolidar uma lógica da guerra nos centros urbanos e rurais". Na avaliação da entidade, o cenário coloca "a polícia brasileira como uma das mais letais no mundo (11).
Informe da @CIDH sobre #Brasil denuncia padrões de execuções extrajudiciais sistemáticas e em massa, principalmente contra jovens #afrodescendentes de sexo masculino expostos à situação de pobreza e pobreza extrema”. (10)
O mapeamento da @CIDH denuncia que o #Brasil brasil 🇧🇷 vive uma "discriminação e a desigualdade estruturais", inclusive nos sistemas prisionais, nos sistemas socioeducativos e nas comunidades terapêuticas (12).
Informe @CIDH denuncia que justiça do #Brasil tem impunidade seletiva e, em sua maioria, "não avançou em investigações, condenações e reparações às vítimas de violência institucional". "Na opinião da Comissão...há diagnóstico de racismo institucional no sistema de justiça" (13).
Um dos alertas da @CIDH também se refere ao "aumento das ameaças contra a vida e a integridade física de jornalistas e comunicadores por parte das autoridades, situação que se agravou após as eleições nacionais de 2018" no #Brasil (14).
Informe @CIDH #Brasil conclui: “houve um incremento dos crimes de ódio baseados na orientação sexual, identidade e expressão de gênero das pessoas, bem como de discursos de ódio e estigmatizantes emitidos por autoridades do Estado” (15) #LGBTI
Além de um elevado número de mortes violentas no país, Informe @CIDH #Brasil destaca o "incremento significativo das ameaças, ataques e assassinatos de pessoas defensoras de direitos humanos, especialmente daqueles que defendem questões fundiárias e ambientais" (16)
O Informe da @CIDH critica medidas tomadas pelo governo como a extinção do ministério do Trabalho que enfraquece esforços para erradicar trabalho em condições semelhantes à escravidão e o trabalho infantil . (17)
A @CIDH em seu Informe sobre o #Brasil 🇧🇷 critica o fim de políticas relacionadas à moradia, participação da sociedade em políticas públicas, reforma agrária, demarcação de terras #indígenas entre outras. (18)
Informe @CIDH #Brasil vê como “grave e preocupante” situação dos povos #indígenas e #quilombolas, denuncia negação histórica dos seus direitos e a aponta discriminação estructural étnico-racial. Alerta para o enfraquecimento das políticas para a sua proteção em vários casos. (19)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Paulo Abrāo

Paulo Abrāo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!