Desde que as aulas presenciais voltaram no começo de fevereiro, já são 2.150 casos confirmados de infecção nas escolas estaduais segundo o sindicato dos professores. E elas seguem abertas mesmo com o fechamento das outras atividades na fase vermelha.

⤵️Segue o fio e entenda!
O secretário da Educação, Rossieli Soares, disse que a ideia é manter frequentando as aulas presenciais os estudantes que “realmente precisem” nos 15 dias de fase vermelha, e que quem definirá isso são as escolas e as famílias. Alguns professores questionam os critérios.
Contrários ao retorno, os sindicato dos professores e servidores, @APEOESP e o @SINDSEP, contabilizaram até o dia 8 de março 2.150 casos de contaminação de pessoas que trabalham presencialmente em 981 escolas estaduais e 572 casos suspeitos ou confirmados na rede municipal
“Estamos sem controle nenhum. A gente tem relatos de crianças que estão com suspeita [de Covid-19] ou cujos familiares estão contaminados e continuam indo para as escolas, infelizmente. A gente sabe de escolas que deveriam ter sido fechadas e não foram”, comenta um professor
Segundo a @APEOESP, a greve busca chamar a atenção da sociedade sobre a situação nas escolas e mobilizar os educadores para que não se dirijam às unidades educacionais e sigam trabalhando pelo ensino remoto
O sindicato lançou um abaixo assinado que pede a paralisação do trabalho presencial, bem como pede que os profissionais da educação sejam vacinados. Até o dia 5 de março, o documento já contava com 3.860 assinaturas!
A paralisação não foi amplamente acatada por todos os servidores também por pressão “Os professores ficam com medo e muitos estão endividados e precisando pagar as contas em casa”, caso também da professora C.A.
As diretrizes sanitárias lançadas pelos governos estaduais e municipais apontam que as escolas são as responsáveis pela ventilação, revisão de equipamentos e limpeza e desinfecção dos espaços e objetos
Mas o professor W.A. explicou que alguns protocolos são impraticáveis em ambiente escolar, pois algumas escolas não têm funcionários suficientes, EPIs, nem espaço físico adequado para segui-los.
Outra dificuldade levantada pelos professores das periferias é a questão da tecnologia e falta de acesso à internet. A fim de diminuir a desigualdade, a prefeitura anunciou em agosto de 2020, a compra de 465 mil tablets, estes nunca chegaram às escolas.
A gente contou aqui sobre as dificuldades do ensino remoto em meio à pandemia, principalmente para os estudantes que ainda não têm familiaridade com as plataformas digitais, o que distanciou ainda mais o acesso dos alunos.
open.spotify.com/episode/6Ndwk6…
Confira a reportagem especial da @QuelBPorto, @Biaa_Smile e @Gialexandre sobre o assunto e entenda o dilema dos professores e professoras da rede pública de ensino.

agenciamural.org.br/especiais/grev…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Agência Mural

Agência Mural Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @agmural

12 Feb
‘Por que aglomero?’: jovens relatam os motivos para irem a festas durante a pandemia de Covid-19. agenciamural.org.br/especiais/jove…
Reportagem da Agência Mural ouviu cinco jovens que estão indo a festas, bares e aglomerações nas periferias ou no centro de São Paulo. Os motivos vão desde eles já estarem expostos ao vírus no transporte público, até aqueles que não acreditam nos perigos do vírus. Segue o fio! ⤵️
“De segunda a sábado, estou exposta ao vírus porque tenho que sair pra trabalhar. Quer dizer que no busão cheio eu não vou pegar, mas no baile sim?”. A fala é da secretária Carla Silva [nome fictício]. Ela diz que não viu mudanças no transporte público desde o início da pandemia.
Read 11 tweets
13 Aug 20
Vamos relembrar uma matéria que bombou aqui nos últimos dias. Aliás, um meme que bombou na internet e certamente você já deve ter visto: o salão da ‘cabeleileila Leila’, onde você faz seus cabelos, unhas, ‘hitratação’ e unhas. 💇🏾‍♀️💅🏾⬇️
Mas você sabia que a Leila que aparece no vídeo, divulgado pelo humorista Eduardo Sterblitch no programa “Sterblitch Não Tem um Talk Show”, na verdade é a Joseane Rosa Dourado, uma diarista que mora na zona leste de São Paulo e faz bicos como modelo fotográfica?
Aqui na Agência Mural nós ativamos o modo “Sherlock Holmes” e fomos conversar com ela.
Read 9 tweets
29 Jul 20
Se você estiver passando pelo Jardim Piratininga e ver um porco de quase 170 quilos andando pelas ruas, você provavelmente terá conhecido o João, um pet – um tanto diferente – da diarista Rosangela Rosa. Segue o fio que a gente te conta essa história! ⤵️🐷🐽
João, o porco de estimação: comprado com a ideia de ser um leitão assado, o animal acabou se tornando o “xodó” de uma diarista na zona leste de São Paulo. agenciamural.org.br/porco-joao-vir…
Para explicar essa história, vamos voltar quatro anos: era natal e a Rosangela comprou o porco para ser a refeição da ceia da família. No entanto, ela não teve coragem de matá-lo. “Comprei para comer e não consegui. Então ele virou o meu mascote”, conta.
Read 9 tweets
7 Apr 20
“Estou praticamente desempregada, porque ganho pelo o que faço. Ainda não estou passando necessidade, mas o aluguel está para vencer e a comida está acabando.” agenciamural.org.br/autonomos-info…
A manicure Vera Lúcia não sabe como conseguirá arcar com os custos básicos pelos próximos dias. Moradora de Cotia, ela faz parte de cerca de 40% da população brasileira que trabalha informalmente. O setor já começou a sentir no bolso os impactos do novo coronavírus no país.
É para atender a esse público que, desde o início da crise da covid-19, tem se discutido a aprovação de um apoio emergencial, apelidado de “coronavoucher”.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!