Sobre o megapacote de Biden:
1) E o big pacote de socorro de US$1,9 trilhão(!!!), finalmente aprovado hoje pelo Congresso americano, hein? Mais do que o PIB brasileiro de 2020! Lawrence Summers (keynesiano), alertou que pode aquecer prematuramente a economia, causando inflação.
2) Paul Krugman rebateu com um argumento interessante: não seria inflacionário, porque essa crise é totalmente diferente das crises recessivas convencionais, cuja causa original é econômica. A crise atual seria causada por um choque exógeno não-econômico (coronavírus).
3) Krugman diz que, como a pandemia retém os trabalhadores em casa e as empresas com a produção praticamente paralisada (sobretudo no setor de serviços, que exerce enorme dinamismo na economia americana), o pacote apenas repõe uma demanda mínima, evitando que a economia colapse.
4) Aliás, Krugman, num artigo de ontem no New York Times, chega a sugerir que, passada a crise sanitária, aí sim, seria necessário mais estímulo, dessa vez para fomentar a demanda agregada, fazendo engrenar a recuperação.
5) Quem tem razão? Difícil prever. De todo modo, mesmo que venha a causar alguma inflação, estou com Janet Yellen (a secretária do Tesouro responsável por sua concepção e proposta): a hora lá (e deveria ser algo parecido aqui, mutatis mutandis, evidentemente) é de "agir grande".
6) Até porque, segundo Yellen, se houver inflação, o Fed teria meios de contê-la, sem problemas. Por que penso que Yellen está certa? Primeiro, porque, desde 2008, o Fed vem "rebolando", sem sucesso, para fazer com que a inflação anual alcance 2% (abaixo disso, desde 2008).
7) Ou seja, desde 2008, o Fed já jorrou trilhões e trilhões de dólares no mercado (com emissão de moeda via QE) para evitar a "japanização" da economia americana (ou seja, evitar deflação);
8) segundo, surpreende que Summers conserve o "aprisionamento mental' dos monetaristas de associar superaquecimento à aceleração da inflação, e não apenas ao aumento do nível inflacionário. Aceleração da inflação e aumento do seu nível de inflação são dois efeitos bem distintos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Andre Nassif

Andre Nassif Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @andrenassif27

24 Jul 20
1) Uma vez perguntaram à grande economista Joan Robinson, contemporânea de John Maynard Keynes, Nicholas Kaldor e Luiggi Pasinetti em Cambridge, por que era importante que todos tivessem noções de economia, e ela: para não serem enganados pelos economistas.
2) A maioria dos jornalistas econômicos (o Valor está infestado deles) compra a ideia equivocada de que, em contexto pós-recessivo, acelerar as reformas do lado da oferta fará a economia crescer aceleradamente. Bem, essa é a visão liberal neoclássica.
3) Posso assegurar que estão errados, por uma razão simples: tentou-se isso no Brasil desde Temer e foi um fiasco. A economia brasileira cresceu, em média, em torno de 1% (!!!) entre 2017 e 2019 (mesmo antes da pandemia).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!