Em 14 de Março de 1942, Anne Miller se tornou a primeira paciente norte-americana a tomar penicilina, sobre os cuidados de Orvan Hess e John Bumstead. #threadconhecimento 👇🏿👨🏿🔬👨🏿⚕️
ANTES DE COMEÇAR A THREAD vale lembrar disso aqui:
Anne Miller, enfermeira jovem e estava sofrendo de sepse. Naquela época eles fizeram de tudo para tentar salva-la, desde cirurgias até transfusões de sangue, e nada funcionava.
Até que o médico de Anne decidiu usar um tratamento novo, e por se tratar de um período de guerra, >
< os medicamentos tinham um controle total do governo, então existia pouca penicilina em território americano. (para vocês terem uma ideia em 1943, só existia o suficiente para tratar 30 pacientes)
O tratamento da Anne foi tão eficaz que em um dia, ele se curou da sepse.
Em 1944, começou a se usar em massa para tratamento durante a segunda guerra.
Em 1945 o Nobel de Fisiologia/Medicina foi para Alexander Fleming conhecido como descobridor da penicilina. :)
Infelizmente, o uso desenfreado de antibióticos levou a Organização Mundial da Saúde a decretar como um risco a Saúde Global.
Em 16 de Março de 1846, nascia nos EUA a segunda médica afro-americana Rebecca Cole, apesar de ter atuado mais de 50 anos como médica, seu trabalho foi totalmente apagado. Pioneira no tratamento pré-natal entre outros 👇🏿👨🏿⚕️👨🏿🔬
Para quem ficou curioso, nos registros mostram que a primeira médica negra foi Rebecca Lee Crumpler.
Mas continuando sobre Rebecca Cole: ela foi a segunda filha de cinco, sua vida foi uma luta contínua por ter que ajudar os irmãos, além de ir para a carreira médica do jeito que sonhava. Fez o ensino médio no Institute for Colored Youth onde estudou latim, grego e matemática.
Em 15 de Março de 1813, nascia na Inglaterra o pai da epidemiologia moderna John Snow. Ele é conhecido também por ser um dos primeiros a usar a anestesia, mas o seu trabalho principal foi descobrir o motivo do surto de cólera em Londres (em 1854) #HojenaCiência 👨🏿🔬👨🏿⚕️
John era de origem humilde e lutou muito para conseguir chegar até o seu reconhecimento, ele foi o primeiro de nove filhos de uma família da classe operária do norte da Inglaterra.
Aos 14 anos, com o seu conhecimento na matemática conseguiu um estágio com William Hardcastle. Ao longo do tempo suas aptidões foram chamando atenção de todos ao seu redor, e foi em 1836 que foi pra Londres terminar Medicina. Um dos seus colegas era o médico Thomas M. Greenhow
A situação está piorando e precisa de +profissionais, segue editais EMERGENCIAIS para a contratação de profissionais da saúde no Rio de Janeiro. (Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Nutricionistas, entre outros profissionais)
Um estudo fresquinho do Leverhulme Centre of Demographic Science mostra que batemos o recorde de todos os temos no nascimento de gêmeos, sim nasceram cerca de 1.6milhoes de gêmeos por ano, cerca de 1 a cada 42 bebês nascidos. Isso é 3x mais do que 40 anos atrás.
Esse aumento podem ser resultados de tratamento de fertilidade, entre outros fatores. :) As regiões onde teve o maior número de gêmeos chegando foi África e Ásia com 80% dos gêmeos, sendo a África com maior número.
O estudo foi conduzido pela Uni. Oxford, o French Museum of Natural History, e Radboud University da Holanda.
[BOLSA] Projeto “Estudos estruturais acerca do trocador de Na+/Ca2+ (CALX) por espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear em solução” dispõe de duas vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsas da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até 25 de janeiro de 2021.
Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), com coordenação do professor Roberto Kopke Salinas.
O selecionado desenvolverá pesquisas em bioquímica e biologia molecular para a caracterização estrutural e termodinâmica de construções solúveis ou de membrana CALX.
Os candidatos deverão ter formação em química, física, biologia ou áreas afins e experiência em técnicas biofísicas como SAXS, fluorescência e calorimetria, ou em clonagem e na produção de proteínas recombinantes em bactéria. Não é necessário possuir experiência prévia em RMN.
Em 12 de Janeiro de 1967, o psicólogo James Bedford se tornou a primeira pessoa a ser preservada crionicamente (congelada) com a intenção de ressuscitação futura. Ele encontra-se até hoje 'congelado', esperando que a tecnologia consiga o 'descongelar'. Segue o fio: 👨🏿🔬👨🏿⚕️😅
Esse processo não foi tão simples assim. Tudo começou quando a Life Extension Society (LES) estavam procurando voluntários para preservar uma pessoa gratuitamente, no primeiro momento James refutou e desistiu, mas ao ver o avanço do câncer. Decidiu se voluntariar!
Algumas horas após sua morte (12 de Janeiro), ele foi criopreservado/congelado (-196ºC), ele não poderia fazer isso antes de morrer por questões bioéticas. Na época eles utilizaram dimetil sulfurico no lugar do sangue (evitando que as celulas sejam destruídas no congelamento).