Em 16 de Março de 1846, nascia nos EUA a segunda médica afro-americana Rebecca Cole, apesar de ter atuado mais de 50 anos como médica, seu trabalho foi totalmente apagado. Pioneira no tratamento pré-natal entre outros 👇🏿👨🏿‍⚕️👨🏿‍🔬
Para quem ficou curioso, nos registros mostram que a primeira médica negra foi Rebecca Lee Crumpler.
Mas continuando sobre Rebecca Cole: ela foi a segunda filha de cinco, sua vida foi uma luta contínua por ter que ajudar os irmãos, além de ir para a carreira médica do jeito que sonhava. Fez o ensino médio no Institute for Colored Youth onde estudou latim, grego e matemática.
Em 1867 foi para o Woman's Medical College of Pennsylvania sobre a supervisão da Ann Preston (imagem), primeira mulher reitora da universidade.
Essa faculdade foi fundada com o objetivo de ser a primeira faculdade para mulheres do mundo.

Rebecca Cole graduou com o "TCC" chamado "The Eye and Its Appendages"
Ao finalizar sua graduação foi para Nova York fazer seu internato, na New York Infirmary for Indigent Women and Children, sobre o comando de Elizabeth Blackwell.
Rebecca Cole foi pioneira no tratamento pré-natal e higiene para as gestantes, além do acesso médico para crianças.

Foi p/ Carolina do Sul, e depois voltou p/ Filadélfia

Em 1873 abriu o Women's Directory Center junto c/ Charlotte Abbey. Ajudando a população no acesso a saúde.
Rebecca Cole atuou como médica durante 50 anos, mas existem poucos registros fotográficos de sua pessoa. Ela morreu em 1922, onde deixou um legado muito importante.

Em 2015, ela foi honrada pela University City Science Center como um símbolo na calçada da fama da inovação.
Referências bacanas sobre Rebecca Cole:

- (cfmedicine.nlm.nih.gov/physicians/bio…)
- (archive.org/details/shinin…)
- (almanac.upenn.edu/archive/volume…)
- (Biography: "Dr. Rebecca J. Cole". Changing the Face of Medicine)
Uma observação, quando eu disse Internato ao finalizar sua graduação era uma modalidade da época, que chamavam internato de 'residência'. Se colocarmos hoje em dia, ela teria ido fazer a "residência" hehe. :)
Errata: Peço perdão, na primeira thread esqueci de colocar que a Rebecca Cole é a segunda foto do lado direito, a primeira foto é a primeira médica do estado da Georgia (Eliza Ann Grier) que farei uma thread em breve, falha minha haha.
Como existem poucas imagens de Rebecca, uma foto dela é algo muito raro de se achar.
O apagamento de Rebecca Cole é tão real que realmente não existem imagens dela. Em um site negro mostra essa imagem, em outros mostram outra imagem. Então realmente não temos imagem da Rebecca Cole.

A que está ao lado é (nps.gov/people/nannie-…)

Ou seja não temos imagem dela.
Em outros sites mostram apenas um desenho de quem era a Rebecca Cole, que é essa imagem aqui. (aaregistry.org/story/rebecca-…)
Fim da thread, amanhã volto com mais thread sobre saúde/medicina/ciência e fatos históricos claro.

#threadconhecimento
#hojenaciencia

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jonathan Vicente

Jonathan Vicente Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jonathanvicent

15 Mar
Em 15 de Março de 1813, nascia na Inglaterra o pai da epidemiologia moderna John Snow. Ele é conhecido também por ser um dos primeiros a usar a anestesia, mas o seu trabalho principal foi descobrir o motivo do surto de cólera em Londres (em 1854) #HojenaCiência 👨🏿‍🔬👨🏿‍⚕️
John era de origem humilde e lutou muito para conseguir chegar até o seu reconhecimento, ele foi o primeiro de nove filhos de uma família da classe operária do norte da Inglaterra.
Aos 14 anos, com o seu conhecimento na matemática conseguiu um estágio com William Hardcastle. Ao longo do tempo suas aptidões foram chamando atenção de todos ao seu redor, e foi em 1836 que foi pra Londres terminar Medicina. Um dos seus colegas era o médico Thomas M. Greenhow
Read 11 tweets
14 Mar
Em 14 de Março de 1942, Anne Miller se tornou a primeira paciente norte-americana a tomar penicilina, sobre os cuidados de Orvan Hess e John Bumstead. #threadconhecimento 👇🏿👨🏿‍🔬👨🏿‍⚕️ ImageImage
ANTES DE COMEÇAR A THREAD vale lembrar disso aqui: Image
Anne Miller, enfermeira jovem e estava sofrendo de sepse. Naquela época eles fizeram de tudo para tentar salva-la, desde cirurgias até transfusões de sangue, e nada funcionava.

Até que o médico de Anne decidiu usar um tratamento novo, e por se tratar de um período de guerra, >
Read 7 tweets
13 Mar
A situação está piorando e precisa de +profissionais, segue editais EMERGENCIAIS para a contratação de profissionais da saúde no Rio de Janeiro. (Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Nutricionistas, entre outros profissionais)

Segue a lista de Hospitais e os devidos editais.
Hospital Municipal da Piedade (prefeitura.rio/wp-content/upl…)

Hospital Municipal Salgado Filho (prefeitura.rio/wp-content/upl…)

Hospital Municipal Souza Aguiar (prefeitura.rio/wp-content/upl…)

Hospital Municipal Miguel Couto (prefeitura.rio/wp-content/upl…)
Hospital Municipal Lourenço Jorge (prefeitura.rio/wp-content/upl…)

Hospital Municipal Francisco da Silva Telles (prefeitura.rio/wp-content/upl…)

A maioria dos cadastros vão até amanhã, então um RT para chegar na galera seria legal.
Read 4 tweets
12 Mar
Um estudo fresquinho do Leverhulme Centre of Demographic Science mostra que batemos o recorde de todos os temos no nascimento de gêmeos, sim nasceram cerca de 1.6milhoes de gêmeos por ano, cerca de 1 a cada 42 bebês nascidos. Isso é 3x mais do que 40 anos atrás.
Esse aumento podem ser resultados de tratamento de fertilidade, entre outros fatores. :) As regiões onde teve o maior número de gêmeos chegando foi África e Ásia com 80% dos gêmeos, sendo a África com maior número.
O estudo foi conduzido pela Uni. Oxford, o French Museum of Natural History, e Radboud University da Holanda.

Para quem se interessar pelo estudo completo e em PDF, disponível na Human Reproduction:
academic.oup.com/humrep/advance…
Read 5 tweets
14 Jan
[BOLSA] Projeto “Estudos estruturais acerca do trocador de Na+/Ca2+ (CALX) por espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear em solução” dispõe de duas vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsas da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até 25 de janeiro de 2021.
Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), com coordenação do professor Roberto Kopke Salinas.

O selecionado desenvolverá pesquisas em bioquímica e biologia molecular para a caracterização estrutural e termodinâmica de construções solúveis ou de membrana CALX.
Os candidatos deverão ter formação em química, física, biologia ou áreas afins e experiência em técnicas biofísicas como SAXS, fluorescência e calorimetria, ou em clonagem e na produção de proteínas recombinantes em bactéria. Não é necessário possuir experiência prévia em RMN.
Read 4 tweets
12 Jan
Em 12 de Janeiro de 1967, o psicólogo James Bedford se tornou a primeira pessoa a ser preservada crionicamente (congelada) com a intenção de ressuscitação futura. Ele encontra-se até hoje 'congelado', esperando que a tecnologia consiga o 'descongelar'. Segue o fio: 👨🏿‍🔬👨🏿‍⚕️😅 ImageImage
Esse processo não foi tão simples assim. Tudo começou quando a Life Extension Society (LES) estavam procurando voluntários para preservar uma pessoa gratuitamente, no primeiro momento James refutou e desistiu, mas ao ver o avanço do câncer. Decidiu se voluntariar!
Algumas horas após sua morte (12 de Janeiro), ele foi criopreservado/congelado (-196ºC), ele não poderia fazer isso antes de morrer por questões bioéticas. Na época eles utilizaram dimetil sulfurico no lugar do sangue (evitando que as celulas sejam destruídas no congelamento). Image
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!