Assim como muitos grandes mamíferos, as baleias possuem expectativa de vida elevada, variando de 30 anos até mais de 200!
SIMM meu polvo, existe uma espécie de baleia que vive tudo isso, será que você adivinha qual? Vem comigo de #BioThread:
A Baleia-da-Groenlândia não apenas possui a maior longevidade entre os cetáceos, mas entre todos os mamíferos! Os indivíduos mais velhos já registrados tinham 150 anos, porém, a partir de análises dos globos oculares de animais mortos, estimou-se que alguns podem chegar a 211!
E quantos anos vivem as outras baleias? Veja as estimativas de longevidade para cada espécie:
Baleia azul: 80-90 anos (foto 1)
Baleia jubarte: 50 anos ou + (foto 2)
Baleia franca: 70 anos (foto 3)
Baleia fin: 80-90 anos (foto 4)
Baleia de Bryde: 70 anos
Baleia Minke: 30-50 para as comuns, 50-60 para as antárticas (foto 1)
Baleia cinzenta: 60-70 anos (foto 2)
Baleia Sei: 65 anos ou + (foto 3)
Baleia de Omura: 30-40 anos (foto 4)
Mas o que explica a longevidade surpreendente das Baleias-da-Groenlândia? É provável que essas baleias possuam mecanismos fisiológicos, moleculares e genéticos que auxiliam a frear o envelhecimento, prevenir doenças e processos degenerativos que surgem com a idade, como câncer.
Um estudo de 2015 investigou as bases dessa longevidade analisando o genoma das Baleias-da-Groenlândia. Para isso, o DNA contido no núcleo das células (genoma) de uma fêmea foi sequenciado, junto com os transcriptomas (conjuntos de sequências de RNA) de outros indivíduos.
Depois, eles fizeram uma busca por genes que poderiam estar associados a características únicas das Baleias-da-Groenlândia, responsáveis por seu longo tempo de vida. Isso foi feito comparando os genes desta baleia com os de outros cetáceos que vivem menos: baleias minke e orcas.
A pergunta é: o que as Baleias-da-Groenlândia têm que as outras não têm, e que explica elas viverem tanto?
Uma possível resposta é que essas baleias possuem várias regiões exclusivas em seus genomas que expressam proteínas relacionadas ao envelhecimento, câncer e outras doenças.
Muitas dessas sequências, além de serem únicas, também passaram por eventos de mutação, seleção natural ou duplicação, que geralmente acontecem em regiões do genoma com funções importantes, e nesse caso podem indicar adaptações para viver mais e evitar o surgimento de doenças.
Em outras palavras: isso significa que as Baleias-da-Groenlândia podem possuir mecanismos únicos para combater o envelhecimento e o câncer em suas células, contribuindo para o maior tempo de vida desses animais em comparação a outros.
Um dos genes encontrados codifica uma proteína importante na regulação da estrutura e transcrição do DNA. Esses processos são críticos no envelhecimento, pois quanto mais velho um organismo maior a chance de o DNA se degradar, ou de ocorrerem erros na sua duplicação e expressão.
Esse estudo também encontrou genes novos cuja função ainda não está bem descrita.
E qual o valor disso? Esses genes são possíveis alvos para compreender melhor como alguns animais conseguem prolongar suas vidas e evitar o surgimento de doenças com a idade, +
podendo ajudar futuramente no desenvolvimento de terapias contra o câncer, por exemplo. Por isso, é sempre muito importante valorizar a pesquisa de base: é ela que abre os caminhos que precisamos conhecer para encontrar soluções e produzir novas tecnologias!
É isso pessoal, espero que tenham curtido! Eu adoro genética e evolução, e quero compartilhar esse amor com vcs também❤️
Agradeço a atenção até aqui, e qualquer dúvida já sabem: é só gritar (nos comentários ou na dm haha)
Fiquem com a foto da Baleia de Bryde que faltou:
Fontes usadas pra esse fio:
Berta, A. (Ed.). (2015). Whales, dolphins, and porpoises: A natural history and species guide. University of Chicago Press.
Keane et al. (2015). Insights into the evolution of longevity from the bowhead whale genome. Cell reports, 10(1), 112-122.
Würsig, B., Thewissen, J. G. M., & Kovacs, K. M. (Eds.). (2017). Encyclopedia of marine mammals. Academic Press.
Algoritmos de reconhecimento facial falham muito mais em identificar rostos negros. Por que isso é um problema (e muito grave)?
Thread traduzida: #algoritmos#racismo
No tweet acima, @colinmadland explica que um dos seus colegas pesquisadores estava pedindo ajuda porque o Zoom ficava cortando o rosto dele quando usava um background virtual. Sugeriram pra ele trocar o fundo, a iluminação, mas não funcionou. Veja porque:
Alerta #BioThreadBr!
Estou começando as threads de divulgação científica com o assunto que mais amo, BALEIASSSS 🐳🐋
Vocês sabiam que as #baleias, que pertencem ao grande grupo dos cetáceos junto com os #golfinhos, podem nos ajudar e muito a combater as mudanças climáticas?