Matéria com diversas informações falsas. Segue o fio.
1) O MEC NÃO VAI OBTER QUESTÕES PARA O SAEB por meio dos editais, mas para avaliações formativas – ou seja, aplicadas pelo próprio professor em sala de aula.
Isso está dito quarenta (!) vezes ao longo de nove editais!
2) Todas as habilidades que balizam as questões, incluindo aquelas mencionadas pela reportagem (p.ex., "relacionar fonema com uma representação escrita"), são decorrências diretas dos conteúdos já previstos nas matrizes do Saeb. Não há discussão aqui sobre "métodos".
3) Outro erro: fazem parecer que tiraram dos servidores do Inep a prerrogativa de construir itens para avaliações. Isso é **falso**, pois não são esses técnicos que elaboram os itens do Saeb: eles fazem contratações de especialistas externos, que por sua vez elaboram os itens.
4) O MEC segue, então, sistemática similar, a fim de disponibilizar a professores de todo o Brasil um bom banco de itens para que utilizem com seus alunos e possam acompanhar suas aprendizagens. Isso é avaliação formativa, que é um procedimento diferente do que se faz no Saeb.
5) Aliás, é falso que as avaliações seriam parte do Saeb. Elas fazem parte dos recursos pedagógicos disponibilizados pelo programa Tempo de Aprender.
6) Sobre os editais 10 e 11, tratam-se de estudos que o MEC encomendou para COMPARAR os exames brasileiros às avaliações de leitura, escrita e matemática de outras partes do mundo, como Portugal e Chile.
Nada mais natural, pois nosso trabalho é baseado em evidências científicas.
7) As ilações de que o certame teria cartas marcadas são pouco republicanas, levianas e desrespeitosas. É um certame público com critérios objetivos, divulgado na página do @MEC_Comunicacao no link abaixo. Qualquer um pode acessar: gov.br/mec/pt-br/aces…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh