Há 65 anos o Flamengo goleava o America por 4x1 e conquistava o Carioca de 1955, completando seu primeiro tri na Era Maracanã.

Segue um fio especial sobre o título que colocou de vez o técnico Fleitas Solich e toda uma grande geração de jogadores na história do clube... 🧵🧵🧵 Image
2) Em primeiro lugar, é preciso dimensionar o que representava aquele campeonato.

Com os três turnos e a série decisiva, o Carioca se estendeu por cerca de oito meses, de agosto de 1955 a abril do ano seguinte. Image
3) Além disso, o campeonato tinha outro peso: pela força dos adversários, pela concentração de craques e pela posição central que o torneio ocupava no calendário, ser tricampeão carioca (ou paulista) na época era um feito comparável a ser tri brasileiro hoje.
4) Posto isso, o Flamengo iniciou a campanha vendo o tri como um desafio, mais do que como uma simples confirmação de superioridade.

E começou bem: até a quarta rodada do returno, quando goleou um forte time do America por 4x1, somava 13 vitórias e 2 derrotas em 15 jogos.
5) Entretanto, o time atravessava um processo de reformulação. O técnico Fleitas Solich começava a descartar alguns veteranos (como Marinho, Rubens, Esquerdinha, García e Benítez) e promover garotos.

Além disso, foram muitos os problemas de lesão enfrentados durante a campanha.
6) Para se ter uma ideia de como o elenco rodou: o Fla utilizou quatro goleiros nos 30 jogos da campanha.

Começou com Ari, que logo deu lugar ao antigo titular García. Este perdeu o posto para Aníbal, antes de o argentino Chamorro (foto) se firmar e seguir até o fim. Image
7) Da metade para o fim do returno, o desgaste começou a pesar, tornando a campanha oscilante.

Num dia, o time era derrotado pelo Olaria (3x2) no Maracanã. No outro, aplicava um histórico 6x1 no Fluminense de Didi, Telê, Pinheiro e Waldo.
8) Com isso, chegou à última rodada da primeira etapa do campeonato (a fase de pontos corridos em turno e returno) dependendo de resultados.

Precisava vencer o Botafogo e torcer para o Fluminense bater o Vasco no dia seguinte. Deu certo: Fla 2x1 no sábado e Flu 3x1 no domingo. Image
9) Mesmo com esse sufoco na reta final, o Flamengo havia cumprido uma excelente campanha nessa primeira etapa do campeonato.

Nos 22 jogos, venceu 17, empatou 2 e perdeu 3, marcando expressivos 70 gols (disparado o melhor ataque) e sofrendo 24 (só o Vasco levou menos).
10) Porém, no terceiro turno, com os seis melhores dos pontos corridos se enfrentando em jogos só de ida (sem o Botafogo, que ficou em 7º), o time saiu dos trilhos. Venceu apenas Bangu (um dramático 4x3) e Bonsucesso (2x0). Mas perdeu de America, Flu e Vasco.
11) Dirigido por Martim Francisco, o America cresceu durante o torneio e levou o terceiro turno de maneira impecável (4 V, 1 E), chegando a golear o Bangu por 6x1.

E agora se credenciava a enfrentar um combalido Flamengo na melhor-de-três que decidiria o título. Image
12) Mesmo com o favoritismo do America, o Fla venceu o primeiro jogo, 1x0. Evaristo, em chute despretensioso, venceu o goleiro Pompeia no último minuto.

Mas no segundo, quem mostrou extrema eficiência nas finalizações foi o America, que goleou por 5x1.
13) Quando o Flamengo parecia na lona, Solich mexeu no time para o terceiro jogo. Tirou Jadir, titular da zaga, para a entrada de Servílio, mais alto, para anular o jogo aéreo do adversário. E barrou nada menos que o artilheiro do campeonato, Paulinho (foto). Image
14) A saída de Paulinho, que até ali marcara 23 gols em 29 jogos, chocou a torcida rubro-negra. Evaristo seria remanejado para vestir a 9.

E com a 10 entraria o garoto Dida, que também fizera um campeonato muito bom nas vezes em que atuou, mas que não jogava há cinco partidas.
15) Diante de quase 140 mil pagantes no Maracanã, Dida responderia em campo, marcando os quatro gols da vitória por 4x1, sendo dois em cada tempo.

O último ficou na memória: um chutão de longe do zagueiro Pavão que carimbou a trave e voltou para o jovem alagoano completar. Image
16) O tri ainda rendeu inúmeras homenagens ao presidente Gilberto Cardoso, que faleceu de maneira súbita e inesperada durante a campanha.

O título de 1955 foi dedicado a ele. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Flamengo Alternativo

Flamengo Alternativo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FlamengoAltern1

6 Apr
O segundo fio sobre o Brasileiro de 1982 trata de um detalhe que pouca gente sabe ou notou.

Por uma peculiaridade do regulamento, o Flamengo decidiu fora de casa TODOS os mata-matas daquele ano, desde as oitavas...

Segue... 🧵🧵🧵 Image
2) Aquele Brasileirão teve duas fases de grupos iniciais antes do mata-mata.

E na etapa eliminatória, ter a melhor campanha na fase imediatamente anterior (mesmo que fosse mata-mata) dava a um clube a vantagem de jogar por dois resultados iguais e de decidir a série em casa.
3) Depois de uma primeira fase quase perfeita, com 7 vitórias e 1 empate, mesmo tendo em seu grupo o São Paulo campeão paulista, o Fla caiu num grupo "da morte" na etapa seguinte:

Atlético-MG, Internacional e o Corinthians, que vinha da Taça de Prata (equivalente à 2ª divisão).
Read 11 tweets
6 Apr
Aproveitando o post anterior, publicaremos dois fios sobre a reta final do Brasileiro de 82.

O primeiro é sobre Zico. Ou mais exatamente sobre a reta final espetacular do Galinho naquela competição.

Segue... 🧵🧵🧵 Image
2) Antes da rodada dos jogos de volta das quartas de final daquele Brasileiro, o são-paulino Serginho liderava a artilharia do torneio com 20 gols.

Zico era apenas o quarto, com 15, atrás também de Careca, do Guarani, com 18 e da revelação Sávio, da goiana Anapolina, com 16.
3) Como a Anapolina já havia sido eliminada nas oitavas de final, Sávio (nada a ver com o futuro Anjo Loiro da Gávea) estava fora da briga.

E Serginho estava ameaçado: no jogo de ida das quartas, o São Paulo havia perdido no Morumbi para o Guarani por 1x0, gol de Careca.
Read 9 tweets
28 Feb
O tema "1987" já foi repisado várias vezes. Mas há um detalhe MUITO importante que sempre escapa aos textos que contam a história daquele Campeonato Brasileiro.

Uma mudança que provocou toda a discussão posterior.

Segue o fio... 🧵🧵🧵
2) Vamos pular toda a gênese da torneio e ir direto ao ponto. O dia é 3 de setembro de 1987.

Foi quando Clube dos 13 e CBF tiveram uma breve trégua e enfim chegaram a um acordo sobre o regulamento.

A proposta veio de Eduardo "Caixa D'Água" Vianna, presidente da Ferj, e dizia...
3) O campeonato terá quatro módulos: Verde (a Copa União), Amarelo, Azul e Branco. Serão quatro os campeões brasileiros, portanto.

Ao final, haverá um cruzamento entre os dois primeiros dos módulos Verde e Amarelo para DEFINIR OS PARTICIPANTES BRASILEIROS DA LIBERTADORES.
Read 20 tweets
28 Feb
Marinho, nosso zagueiro campeão mundial, fez aniversário neste sábado.

Disputou 218 partidas vestindo o Manto entre janeiro de 1980 e março de 1984.

Relembramos sua trajetória no Flamengo no fio a seguir... 🧵🧵🧵
2) Paranaense de Londrina, Marinho foi revelado no time local, tornando-se logo um dos destaques da equipe e atraindo o interesse de clubes maiores.

Chegou a ser emprestado ao São Paulo por três meses no Brasileiro de 1977, mas fez apenas cinco partidas e se lesionou...
3) Aportou no Fla no início de 1980, após se destacar pelo Londrina no confronto no Estádio do Café pelo Brasileiro de 1979.

E já chegou conquistando o título brasileiro, sendo titular em 21 dos 22 jogos da campanha...
Read 10 tweets
27 Feb
A festa do bi carioca do Flamengo em 27/02/1955 foi um dos dias mais memoráveis da história do Maracanã. Além da entrega das faixas e do jogo com o Bangu, o evento reuniu atletas do Fla de várias modalidades, escolas de samba, celebridades e até estrelas de Hollywood.

🧵🧵🧵
2) Promovida pela Rádio Mayrink Veiga, a PRA-9, a festa contou, nas tribunas, com a presença de autoridades municipais e federais, além de nobres da casa britânica de Devonshire.

No gramado, a celebração teve início com Jaime de Carvalho comandando a Charanga Rubro-Negra...
3) Foi a senha para o desfile de atletas do Flamengo de todas as modalidades praticadas no clube, do basquete à esgrima, do vôlei ao remo, da natação ao ciclismo, do atletismo ao boxe - cujos integrantes da equipe rubro-negra, também campeã de 1954, aparecem na imagem...
Read 8 tweets
26 Feb
Os números da campanha do octa:

Como mandante: 19 J, 11 V, 4 E, 4 D, 35 GP, 23 GC
Como visitante: 19 J, 10 V, 4 E, 5 D, 33 GP, 25 GC
Total: 38 J, 21 V, 8 E, 9 D, 68 GP, 48 GC

Continua... 🧵🧵🧵
Retrospecto por adversário:

2 V - Santos, Corinthians, Bahia, Sport, Vasco, Goiás e Coritiba
1 V, 1 E - Inter, Grêmio, Palmeiras, Fortaleza e Botafogo
1 V, 1 D - Fluminense, Athletico-PR
2 E - Bragantino
1 E, 1 D - Atlético-GO
2 D - Atlético-MG, São Paulo, Ceará
Retrospecto por estado:

SP - 5 V, 3 E, 2 D
RJ - 4 V, 1 E, 1 D
RS - 2 V, 2 E
PR - 3 V, 1 D
GO - 2 V, 1 E, 1 D
CE - 1 V, 1 E, 2 D
BA - 2 V
PE - 2 V
MG - 2 D
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!