"Memento mori. Lembre-se da morte. Até para os que detêm grande poder, a vida é breve. Só existe um modo de triunfar sobre a morte: tornando nossa vida uma grande obra prima. Devemos aproveitar cada oportunidade de demonstrar gentileza e amar plenamente.
Vejo em seus olhos que você tem a alma generosa de sua mãe. Sua consciência será sua guia. Quando a vida estiver escura, deixe seu coração mostrar o caminho.''
Apenas o fato de "lembrar-se da morte" pode ser angustiante e causar tremenda ansiedade, pode até mesmo nos jogar para baixo. Porém, diante da incerteza do mundo e a confrontação, a cada momento, com a Finitude, todos nós temos de lembrar que nada, nem ninguém é eterno.
Cada um de nós, as coisas que nos circundam, tudo tem sua brevidade, assim como os espetáculos que vivenciamos. Isso tudo tem por objetivo ser uma motivação para vivermos melhor...
...e que devemos achar uma maneira de viver cada dia como se fosse uma ocasião especial, mesmo em meio a tanta impossibilidade. Memento vivere!

#Psicologia #Filosofia #existencialismo #finitude #mementomori #mementovivere

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Psicólogo Handré Hermann

Psicólogo Handré Hermann Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @HandreHermann

7 Apr
Rapaz... uma mulher fez uma análise no Facebook sobre aquele pandemônio chamado BBB, que ficou deveras impecável! Segue o fio 🧶
"O Big Brother está escancarando a geração atual. A geração em que tudo é ofensa e persecutoriedade.

Não se tolera a diferença, não existe brincadeira. Vive se sentindo ameaçada, em um vitimismo exacerbado onde pede-se desculpas por existir.
Aquela em que seu bem-estar é responsabilidade do outro - já que a função dele é lhe servir e cuidar.

Todo desconforto é um trauma, qualquer sopro despedaça o ego, experimentando uma permanente fuga da realidade. Donos da razão em um mundo rígido de supostas verdades absolutas.
Read 12 tweets
5 Apr
“A liberdade da fruição sente-se assim como limitada. A limitação não é devida ao fato de o eu não ter escolhido seu nascimento e, desse modo, estar já em situação; mas o fato de a plenitude do seu instante de fruição não estar garantida...
...contra o desconhecido do próprio elemento de que frui, de a alegria continuar a ser uma mera hipótese e um encontro feliz. O fato de a fruição não ser mais do que um vazio que se preenche, não poderá de modo algum lançar a suspeição sobre a plenitude qualitativa da fruição.
A fruição e a felicidade não se calculam pelas quantidades de ser e de nada que se compensam ou ficam em déficit. A fruição é uma exaltação, um cume que ultrapassa o puro exercício de ser.
Read 4 tweets
3 Mar
Nos tornamos mais maduros com o passar dos (d)anos.

Não é o mero fenômeno do passar dos anos, mas todo tipo de dano, falha e aprendizado que nos fornecem maturidade para vivenciar e confrontar as situações que a vida apresenta, mesmo que sejam tão desconfortáveis ao ser humano.
É inevitável encontrar durante nossa caminhada os efeitos dos anos e danos, assim como pelos ônus e bônus da vida, fatores significativos que exigem nossa passagem pelo processo de amadurecimento e a construção de quem somos...
...o que fazemos no aqui e agora e que possibilitam o desenvolvimento de maneira integral.

Como os (d)anos estão interferindo em sua vida?
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!