Lula Profile picture
7 Apr, 20 tweets, 4 min read
1 - Hoje é o dia Mundial da Saúde mais triste da história do Brasil. O que eu mais queria é que este fosse um dia de celebração. Um dia em que cada brasileiro e cada brasileira pudesse comemorar a conquista do direito à saúde e, portanto, à vida.
2 - Não há o que se comemorar, quando uma pandemia sem controle já matou quase 3 milhões de pessoas ao redor do mundo, 330 mil delas só no Brasil.
Infelizmente, nosso país é considerado hoje uma ameaça global pela circulação descontrolada do vírus e o surgimento de mutações.
3 - É preciso que se diga que essa ameaça ao planeta tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro, um presidente da República que nega sistematicamente a ciência e que faz pouco caso do sofrimento do povo que jurou defender.
4 - Hoje no Brasil, profissionais da área da saúde têm que lutar ao mesmo tempo contra um vírus mortal e contra o descaso do governo, que deixa faltar desde equipamentos de proteção individual, como as máscaras, até medicamentos para intubação e oxigênio.
5 - Ao mesmo tempo, os principais instrumentos de combate ao vírus – a vacinação em massa, o distanciamento social e o uso de máscaras – são criminosamente boicotados pelo governo. Por isso, hoje é também um dia de luto.
6 - Dia de compartilhar a dor de milhões de brasileiros e brasileiras que perderam mães, pais, filhos, filhas, amigos, amores.
Dia de voltarmos nossos corações e nossas orações para todas as pessoas que neste momento lutam pela vida nas UTIs porque não foram vacinadas a tempo.
7 - Hoje, mais do que nunca, é dia de renovarmos a luta em defesa do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, vítima de ataques criminosos por parte desse governo que, em plena pandemia, quer retirar nada menos que R$ 35 bilhões do seu orçamento para 2021.
8 - Hoje é dia de lembrar que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde público, gratuito e universal. E que o SUS é fruto da luta do povo, das mobilizações intensas do movimento sanitário brasileiro, e é construído diariamente.
9 - Sem o SUS, sem seus profissionais de saúde, sem os demais profissionais como as equipes da limpeza, segurança e transporte, sem o SAMU, sem as UPAS 24h, sem a Fiocruz, sem o Instituto Butantan, nossa tragédia humanitária teria proporções ainda mais devastadoras.
10 - Hoje é dia de luta contra o genocídio. Contra o negacionismo de um governo que, ainda em 2020, deixou de contratar até 700 milhões de doses de vacina que lhe foram oferecidas no total. Uma irresponsabilidade criminosa que custou e segue custando vidas e mais vidas.
11 - O Brasil tinha um Programa Nacional de Imunizações reconhecido em todo o mundo. Fomos capazes de vacinar 80 milhões de pessoas contra a gripe H1N1 em apenas três meses. Bolsonaro já em seu primeiro ano do governo descumpriu a meta de vacinação das nossas crianças.
12 - Numa decisão indefensável e irresponsável, o governo Bolsonaro se posicionou contra a quebra das patentes das vacinas, que contribuiria de forma significativa para o enfrentamento à Covid-19.
13 - Em vez de defender os imunizantes como um bem público para a humanidade, esse governo defende a comercialização privada das vacinas e sua concentração em poucas empresas e países. Saúde não é um bem de luxo. A vida não é um produto disponível apenas para quem pode pagar.
14 - Hoje é o dia de reafirmarmos nosso compromisso em defesa da vida. Num país de 14,3 milhões de desempregados e 19 milhões de famintos, defender a vida é também garantir apoio financeiro e segurança aos pequenos e médios empresáriose pagar o auxílio emergencial de R$ 600.
15 - É inaceitável que 76% das vacinas aplicadas até agora no mundo estejam concentradas em apenas 10 países, enquanto milhões de seres humanos morrem pelo planeta. A falta de solidariedade internacional e a ausência de medidas coordenadas dos governos acentuaram a desigualdade.
16 - Tenho sugerido aos líderes mundiais a convocação de uma reunião de emergência do G-20, com o objetivo de encontrar mecanismos para que as vacinas estejam ao alcance de toda a humanidade.
17 - Os governantes do mundo precisam trabalhar juntos para estender a todos as vacinas que os cientistas desenvolveram. As Nações Unidas, o G-20, as instituições multilaterais precisam trabalhar juntas contra o coronavírus. Não há saída individual possível para cada país.
18 - Não podemos cogitar viver em um mundo onde parte esteja vacinada e parte abandonada para ser um campo livre para mutações do vírus. O epicentro da pandemia não pode ser ontem a Europa, hoje o Brasil, amanhã a África, e seguir reiniciando o ciclo de morte pelo mundo.
19 - Igrejas, sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais precisam olhar além das suas fronteiras para o fato que compartilhamos um planeta comum, somos a mesma espécie e hoje enfrentamos a mesma ameaça.
20 - Se fisicamente nunca precisamos estar tão isolados, nesse Dia Mundial da Saúde quero lembrar que nunca precisamos estar, na política e na solidariedade, tão juntos quanto hoje, para superarmos o desafio da covid19, e para toda a humanidade ter direito à saúde e à vida.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lula

Lula Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LulaOficial

10 Mar
Pensei muito sobre o que dizer pra vocês aqui hoje. Precisamos falar sobre a situação do povo brasileiro, que não merecia estar passando pelo que estamos vivendo.
Ontem esse vírus matou quase 2 mil pessoas.

Quero avisar que semana que vem vou tomar minha vacina. E vou fazer propaganda da vacina. Todos tem que tomar.

Quero pedir a vocês: não sigam nenhuma decisão imbecil do presidente da República. Tomem vacina.
Esse presidente falava que o covid era coisa de "marica". Que era uma "gripezinha"...

Esse não pode ser o papel de um presidente da República num país civilizado.

Ele não sabe o que é ser presidente.
Read 11 tweets
10 Mar
Faz quase 3 anos que saí daqui desse sindicato para me entregar na Polícia Federal.

Muitos foram contra. Sabiam que estavam prendendo um inocente.

Como eu tinha clareza das mentiras contadas sobre mim, tomei a decisão de provar minha inocência de dentro da prisão.
Eu tinha tanta consciência da certeza que esse dia chegaria. E ele chegou.

Quando decidi marcar essa entrevista, muita gente se preocupou com meu humor.

Se tem um cidadão com razão de estar magoado com as chibatadas que recebeu sou eu. Mas não estou.
Sei o que minha família passou. Que a Marisa morreu. Poderia estar magoado. Mas não estou.

A dor que sinto não é nada diante da dor que sofrem hoje milhões de brasileiros.

A dor que eu sinto não é nada perto do que sentem os familiares das quase 270 mil vítimas do coronavírus.
Read 11 tweets
21 Jan
1 - Lula retornou nesta quarta-feira (20) ao Brasil após 30 dias de viagem a Cuba. Lula estava na ilha desde 21 de dezembro, para participar do início das gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone.
2 - Seguindo as recomendações da OMS para viagens internacionais, o ex-presidente, sua mulher Janja, e os sete integrantes de sua comitiva foram submetidos a exames de diagnóstico da Covid19 no Brasil, antes de viajar, e na data da chegada a Cuba, em 21 de dezembro.
3 - O teste de RT-PCR, obedecendo os protocolos cubanos para detectar infecções trazidas de outros países, foi repetido dia 26 de dezembro.
Read 16 tweets
15 Jan
1 - Acompanho com angústia, preocupação e indignação a situação do povo de Manaus. Ainda mais porque quando fui presidente da República sempre respondemos rapidamente com ações do governo federal a qualquer calamidade.
2 - Manaus vive uma tragédia humana sem precedentes em sua história, pré-anunciada pelo colapso do sistema de saúde já no início desta pandemia.
3 - Quero aqui saudar e agradecer os artistas que se mobilizaram, inclusive com doações. Os governadores, sobretudo do Nordeste e do Norte, que abriram leitos para acolher pacientes de Manaus que esperavam por vagas e oxigênio nos hospitais.
Read 6 tweets
16 Nov 20
1 - A extrema direita de Bolsonaro foi a grande derrotada nessas eleições. O fortalecimento da esquerda e de seus valores humanistas e de justiça social, mostra que reconstruir um outro Brasil, mais fraterno e solidário, é possível.
2 - Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o PT esteve nas ruas dialogando com o povo e debatendo um projeto de sociedade mais humana e menos desigual. Sairemos desse processo eleitoral fortalecidos e com nossa disposição de luta renovada pelo povo brasileiro.
3 - Parabéns aos nossos candidatos e candidatas e a nossa aguerrida militância que percorreu o país em tempos tão desafiadores. E aos nossos companheiros de outros partidos que apresentaram excelentes resultados lutando o bom combate, sem agressões e com respeito ao nosso PT.
Read 4 tweets
9 Nov 20
1 - No futuro, as faculdades de jornalismo poderão estudar a reportagem do Fantástico (@showdavida) deste domingo, sobre o tema da desigualdade social no Brasil nas últimas décadas, como um exemplo de censura política. #equipeLula
2 - Há de se reconhecer o esforço da @RedeGlobo em fazer o PT desaparecer e recontar a história do Brasil. A invisibilidade e falta de voz impostas ao maior partido de oposição no país é uma insistente tentativa de colocar as lutas sociais na clandestinidade. #equipeLula
3 - Um erro pelo qual as organizações Globo disseram estar arrependidas em 2013, ao pedir desculpas pela posição vexatória em 1964. Mas essa é a tradição do maior monopólio de mídia do país. A democracia é bem vinda apenas fora de nossas fronteiras. #equipeLula
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!