ATENÇÃO: CINCO FATOS que desmontam a versão do governo sobre relatórios da ABIN. O GSI, a Abin e Flávio Bolsonaro acusam um servidor ter fabricado falsos relatórios para subsidiar sua defesa, que seriam os que publiquei em 2020. Esta versão não se sustenta epoca.globo.com/guilherme-amad…
1) A versão não se sustenta principalmente porque não enfrenta o que afirmou a advogada Luciana Pires, que defende Flávio, à coluna em dezembro. Segundo Pires, foi Ramagem, diretor da Abin, quem enviou para o celular de Flávio os dois relatórios. epoca.globo.com/guilherme-amad…
Segundo Pires, veio de Ramagem também a recomendação para que a defesa protocolasse uma petição na Receita solicitando formalmente os documentos que embasassem a suspeita de que o senador foi alvo de uma devassa ilegal por servidores do Fisco.
2) Ramagem disse que a apuração feita por eles demonstra que o material não foi construído pela Abin, nem consultado na agência. Mas eles não enfrentam a possibilidade de o conteúdo ter sido feito por servidores — o próprio Ramagem, possivelmente — em aparelhos de fora da Abin.
Conforme informamos em dezembro, os textos foram enviados por WhatsApp para Flávio. Também desde o ano passado, a coluna observou que os textos fogem do padrão textual seguido pela Abin. As duas coisas são plausíveis se de fato foram feitas ilegalmente. epoca.globo.com/guilherme-amad…
3) Ramagem afirma que a coluna deveria ter entregado os relatórios à PGR. A coluna publicou em fevereiro a íntegra textual dos relatórios, mas não entregou os prints de WhatsApp à PGR porque isso revelaria a fonte. É dever do jornalista proteger a fonte. epoca.globo.com/guilherme-amad…
4) Ramagem afirma que o servidor afastado teria sido quem fabricou os relatórios e teria criado tudo. Este argumento é engraçado de tão fraco. Foi esta coluna quem revelou o caso Abin, em dezembro, após mostrar, em outubro, que o governo havia sido mobilizado para ajudar Flávio >
Nunca existiu comunicação da coluna com este servidor, porque não foi ele a nossa. Como foi a coluna quem revelou a história, atribuir a este servidor a suposta criação disso isso é desmerecer a inteligência alheia.
5) Por fim, voltando ao primeiro ponto, Flávio, Heleno e Ramagem não conseguem responder por que a advogada Luciana Pires, advogada de Flávio até hoje, afirma que foi Ramagem quem enviou os dois documentos a Flávio. Essa é mais uma pergunta que os Bolsonaro não sabem responder.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Guilherme Amado

Guilherme Amado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @guilherme_amado

5 Apr
Lula ultrapassa Bolsonaro já no primeiro turno, em pesquisa XP/Ipespe
Lula ganha de Bolsonaro num segundo turno
Bolsonaro empata com Ciro Gomes num segundo turno
Read 6 tweets
23 Oct 20
Aqui uma thread sobre a reportagem que publicamos hoje na coluna. Em 25 de agosto, as advs de Flávio Bolsonaro se reuniram com Jair, Heleno e Ramagem (Abin) no Planalto para levar uma denúncia que, se provada, pode derrubar o caso Queiroz e livrar o 01 (+) epoca.globo.com/guilherme-amad…
Segundo elas, existiria uma organização criminosa instalada na Receita Federal a passar ilegalmente informações fiscais para órgãos de controle, entre eles o Coaf, em investigações dirigidas contra políticos, empresários etc. (+)
Elas encontraram, no relatório de inteligência financeira que gerou o caso Queiroz e cita Flávio e os funcionários da rachadinha, indícios de que o Coaf usou ali informações a que o órgão não teria acesso normalmente. (+)
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!