🔸 Para marcar o Dia do Jornalista, a Abraji e mais sete organizações da sociedade civil protocolaram uma carta aberta destinada aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
🔸 Na carta, estamos solicitando mais compromisso do Congresso Nacional com a liberdade de imprensa e a segurança de jornalistas e comunicadores do país.
🔸 O documento reúne sete recomendações para o Congresso Nacional atuar de forma a manter o Brasil como um ambiente seguro para a imprensa, garantindo mecanismos de transparência e acesso à informação.
🔸A carta ainda faz um alerta para que Pacheco e Lira fiquem atentos a projetos de lei que podem impactar negativamente a liberdade de imprensa ou restringir o trabalho dos profissionais no Brasil.
▶ Para ler a carta na íntegra, clique aqui: bit.ly/3dMhn38
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🔸 Para celebrar o Dia do Jornalista, amanhã (07.abril) o Prêmio Audálio Dantas homenageará Mara Régia di Perna, Luis Nassif e Jamil Chade com o “Troféu Audálio Dantas – Indignação / Coragem / Esperança“.
🔸Este troféu é uma forma de reconhecer o trabalho de profissionais da comunicação que se destacaram na defesa da Justiça, Democracia, direito à informação e liberdade de expressão.
🏆 O Troféu foi criado por Roger Matuá, a partir de uma ilustração da Laerte, ressignificando o tradicional São Jorge enfrentando o Dragão: ao invés de lança, empunha um microfone e ostenta uma câmera GoPro no elmo sobre a cabeça.
Recentemente demitido da Secretaria de Governo da Presidência da República, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz fala ao vivo aqui no auditório, você acompanha na transmissão do @Poder360
"Não me foi dito o motivo [de minha saída do governo]. Meu caso é mais um, é banal", disse o gal. em referência à música Garçom, de Reginaldo Rossi.
"Estamos em um congresso de jornalismo investigativo. O jornalismo vai ter que ser investigativo ao quadrado porque está competindo com gente irresponsável", afirmou em relação às Fake News #defendaojornalismo
Um governo que restringe o trabalho da imprensa ignora a obrigação constitucional de ser transparente. Os brasileiros receberão menos informações sobre a posse presidencial por causa das limitações impostas à circulação de jornalistas em Brasília. (segue)
Confinados desde as 7h, alguns com acesso limitado a água e a banheiros, eles não puderam interagir com autoridades e fontes, algo corriqueiro em todas as cerimônias de início de governo desde a redemocratização do país.
A Abraji protesta contra este tratamento antidemocrático aos profissionais que estão lá para levar ao público o registro histórico deste momento.