CELEBRAR A RESPOSTA HISTÓRICA É RATIFICAR A LUTA CONTRA O RACISMO

Para entender a importância da Resposta Histórica será preciso retroceder até o ano de 1923, quando a agremiação vascaína disputou pela primeira vez no seio dos grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro.
02 - O Vasco conquistou a Série A da Primeira Divisão. Pela primeira vez, um clube que não era da Zona Sul ou Tijuca (zona da aristocracia carioca da época) foi campeão da capital brasileira. Havia um novo rei na cidade e era o Vasco da Gama.
03 - O leitor precisa entender que o campeonato de 1923 foi organizado pela Liga Metropolitana de Desportos terrestres (LMDT) e foi disputado por 8 clubes. América, Andarahy, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Christóvão e o Vasco da Gama.
04 - O feito vascaíno foi histórico. O Campeão estreante superou os grandes clubes da aristocracia carioca e houve consequências. Essa façanha causou revolta das agremiações que comandavam o ludopédio carioca.
05 - Em 1923 o América e Botafogo tinham três (3) títulos cada um, o Flamengo possuía quatro (4) conquistas e o Fluminense possuía oito (8) títulos. Esses quatro clubes, em conjunto com o Bangu, criaram uma outra liga, a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA).
06 - Mas qual seria a justificativa para uma nova entidade organizadora do futebol carioca? Os argumentos eram falaciosos e indecorosos: manter um maior controle sobre a moral no esporte e a defesa de um futebol puramente amador.
07 - Porém, a verdade se revelou de forma insofismável com o convite ao Vasco para participar da AMEA. O convite foi condicionado a exclusão de 12 atletas, curiosamente, todos negros ou brancos de origem humilde.
08 - Levou-se em consideração para a exclusão o analfabetismo e a profissão dos jogadores vascaínos.
O racismo e o preconceito social eram evidentes. Também estava claro a tentativa de inviabilizar o bicampeonato vascaíno. Era preciso depor o novo rei da cidade.
09 - A resposta as exigências preconceituosas da AMEA e seus fundadores foi materializada no Ofício n.º 261, de 07 de abril de 1924, assinado pelo presidente José Augusto Prestes.
10 - Nesse documento, encaminhado pelo mandatário vascaíno para a nova liga, o Vasco deixava cristalina a sua recusa em excluir seus jogadores, e abre mão de filiar à AMEA.
É preciso destacar alguns trechos desse ofício, que representou o repúdio vascaíno ao racismo...
11 - ...e ao preconceito social. Além disso, tal documento expõe a verdadeira vocação vascaína em estar ao lado certo de questões que até hoje são problemáticas na sociedade brasileira e do mundo.
12 - “Quanto á condição de eliminarmos doze dos nossos jogadores das nossas equipes, resolveu por unanimidade a Directoria do C.R. Vasco da Gama não a dever acceitar, por não se conformar com o processo porque foi feita a investigação das posições sociaes desses nossos consocios.
13 - ...investigação levada a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.”
“Estamos certos de que Vossa Excelência será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se à Amea...
14 - ...alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923 (…) Nestes termos, sentimos ter de comunicar a Vossa Excelência que desistimos de fazer parte da AMEA”.
15 - Os dirigentes do Vasco foram unânimes nessa decisão. Mas boa parte da sociedade carioca na época foi contra essa corajosa decisão. As opiniões contrárias afirmavam que não era papel do Vasco lutar por negros e brancos à margem da sociedade
16 - Os falsos profetas ainda esperavam o desengajamento da torcida e a falência do clube. Mas não foi o que aconteceu.
O Vasco continuou na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e continuou a atrair uma numerosa quantidade de torcedores nos seus jogos.
17 - O Vasco conquistaria de forma invicta o Campeonato Carioca de 1924. 14 jogos e 14 vitórias.
Os clubes da AMEA, vendo a pujança financeira e esportiva do Vasco da Gama, mesmo disputando a competição sem os outros grandes clubes,
18 - fazem um novo convite através da liga para a agremiação vascaína participar de seu campeonato. Dessa forma, em 1925, o Vasco ingressa na AMEA podendo contar com todos os seus atletas negros e analfabetos.
19 - Apesar dessa aceitação, as dificuldades com a AMEA continuavam. O Vasco da Gama ainda não possuía o seu estádio próprio, isso gerava por parte dos outros clubes grandes uma depreciação da qualidade, do status, da agremiação vascaína.
20 - Além disso, os aluguéis de estádio eram onerosos e criavam uma enorme dificuldade financeira para o clube que ainda era visto como um pária dentre os grandes da aristocracia carioca.
21 - Como resposta a todas as afrontas, em 28 de março de 1925, o Vasco adquiriu o terreno para a construção da sua “própria casa”. Um terreno de 65.445 m² no bairro de São Cristóvão.
22 - A gênese de São Januário está diretamente ligada a luta do Vasco por um futebol sem distinções de cor e condição social e independência dos seus adversários e seus aluguéis de estádio superfaturados.
23 - O Estádio Vasco da Gama, inaugurado em 21 de abril de 1927, era então o maior estádio da América do Sul e símbolo inconteste de seus ideais e valores.
Hoje é um dia de orgulho e de ratificação de valores.
24 - Ao reverenciarmos essa data, nós vascaínos e vascaínas reafirmamos o nosso compromisso da luta contra o racismo. E o futebol, assim como outros setores da sociedade, ainda reproduzem atitudes racistas.
25 - Infelizmente vivemos em um tempo em que é preciso ter posicionamentos firmes e contrários a qualquer atitude discriminatória. Não basta ser antirracista ou dizer que tem até amigo negro. É preciso se posicionar com clareza e firmeza até que as diferenças cessem.
26 - A Resposta Histórica foi o principal marco para a democratização do futebol que até então era elitizado, disponível apenas para poucos. O Vasco abriu as portas desse esporte tornando acessível a negros e pobres.
27 - Só a torcida vascaína pode cantar “Eu já lutei por negros e operários... Camisas Negras que eu guardo na memória”.
Viva o Vasco da Gama!
Viva a Resposta Histórica

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Horacio Junior ᶜʳᵛᵍ✠

Horacio Junior ᶜʳᵛᵍ✠ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @horaciojr

26 Mar
A FORÇA DE BARBOSA

A força de Barbosa é uma coisa incrível, a grande maioria da torcida vascaína nunca viu ele em campo. Nenhum jogador de sua geração é tão querido por sua torcida como ele é e sempre será.
#Barbosa100
🧶
02 -Barbosa é o favorito para dar nome ao CT do Vasco. Se quisessem mudar o nome da rua General Almério de Moura para Moacyr Barbosa seria muito mais justo. Todas as homenagens são insuficientes para o jogador mais injustiçado da história do futebol mundial. 🧶
#Barbosa100
03 - Carregar a Cruz de ter tomado o gol de Alcides Ghiggia não foi uma tarefa para um homem comum. Somente um homem extraordinário suportaria passar o resto de sua vida pública respondendo a mídia sobre esta derrota como se fosse a pior coisa mundo. 🧶
#Barbosa100
Read 11 tweets
13 Mar
EXPLICAÇÕES SOBRE O CANDINHO

Vamos falar um pouco sobre o Candinho. É claro que ainda queremos o espaço. E continuaremos a buscar um modelo de negócio sustentável para o Candinho essa é premissa de toda atividade no Clube. Segue o fio para algumas explicações importantes. 🧶
2 - É fácil achar que assumiríamos o aluguel de 2,5K, licenciaríamos alguns produtos, venderíamos o ticket e o Candinho seria uma nova sede lucrativa do Vasco, mas não é essa a realidade.
3 - A nota oficial não entra em detalhes da condição do Candinho. Após a eleição o Candinho fechou e toda a parede ganhou um enorme mofo e a cisterna transborda. O forte cheiro inviabiliza a operação imediata do Centro Cultural.
Read 16 tweets
3 Feb
Vamos falar sobre a participação feminina no Vasco.
Sempre defendi a tese de que a paixão pelo Vasco não é uma exclusividade masculina. E o Clube precisa envidar esforços para corrigir o erro histórico de não se relacionar de forma isonômica entre homens e mulheres. 🧶
2 - Evidentemente esse erro se reflete no quadro social. Temos poucas mulheres sócias que poderiam fazer parte do CD. Na Mais Vasco temos 5 mulheres. No meu grupo o @vascodopovo nós fizemos questão que a @Lissand05494264, única elegível, fizesse parte dos 30 cons. da minoria🧶
3 - É claro que isso não impede a participação feminina na gestão administrativa do clube. Na gestão Campello, além da Sônia, tinha a participação da Beatriz, uma brilhante advogada (registra-se) que veio do quadro político não remunerado. Eu Não lembro mais de outra.🧶
Read 8 tweets
12 Feb 20
01 - As notícias referentes às últimas reuniões do Conselho Deliberativo causam um desânimo e afastam pessoas que poderiam colaborar mais com o Clube. Eu tenho empatia e fico feliz com os vascaínos mais resilientes inclusive aqueles que se mobilizam em novos grupos.
02 - Os depoimentos indicam que as propostas se justificam em interesses pessoais desde vendetas a possíveis indicações de benemerências. Sem falar na falta de transparência na necessária contagem dos presentes.
03 - Uma reforma estatutária não pode ser feita com essas premissas e nem com uma condução enviesada. O Vasco não está em primeiro lugar. Estou convencido que a Nova Resposta Histórica é o único caminho para que apenas a Eleição Direta seja aprovada em Assembleia Geral.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!