Vamos continuar a falar da história da #neurociência? Segue o 🧶
Em 2500 a.C., as culturas antigas realizavam um procedimento cirúrgico no crânio com fins terapêuticos. Esse procedimento é chamado de trepanação, que significa "abertura de orifícios no crânio" 😲.
A trepanação foi identificada pelo arqueólogo Ephraim George Squier quando encontrou um crânio que apresentava um pequeno orifício retangular de 15x17mm. Devido às características do orifício, Squier concluiu que havia sido deliberadamente feito por mãos humanas. Confere aí 👇🏼
Para corroborar sua hipótese, Squier enviou o 💀 para o então conceituado neurologista Paul Broca. Este concluiu que, de fato, o orifício desse crânio era resultado de alguma “avançada cirurgia” realizada em uma pessoa ainda viva 🤯.
Com isso, eles acabaram descobrindo um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos. E era um procedimento de sucesso! Estudos mostram que cerca de 60 a 70% das pessoas submetidas à trepanação sobreviviam, indicando a presença de cuidados durante e após ela 👏🏼.
A prática da trepanação teria finalidades desde mágico-religiosas (liberar demônios 🤔) a exclusivamente terapêuticas (tratamento de epilepsia, dor de cabeça e sintomas relacionados com traumatismo craniano).
Por isso, a descoberta da trepanação constitui a principal evidência de que as culturas antigas já atribuíam ao cérebro um papel importante na regulação das funções mentais. Quer saber mais sobre essa história? Confere aqui 👉🏼 scielo.br/pdf/prc/v23n1/…
E aí, o que achou desse fato histórico da #neurociência? Conta para nós!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Especialistas

Especialistas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @especialistas__

6 Apr
É com imenso prazer que apresentamos, hoje, um #neurocientista de enorme peso para a comunidade científica e que dedica seu tempo em comunicar sua pesquisa para a sociedade brasileira: o Prof. @stevensrehen!
O @stevensrehen é professor titular da @ufrj, especialista em células tronco, e um dos autores do livro “Células Tronco: O que São? Para que Servem?”. Sua pesquisa é centrada na utilização dessas células que são muuuito especiais. Segue o 🧵 Imagem retirada de: http://...
Conforme você crescia na barriga de sua mãe, suas células não só se multiplicavam, como, também, podiam seguir destinos celulares diferentes. Umas se tornaram células da pele, outras, #neurônios, hemácias... daí o nome células-tronco! Imagem retirada de: http://...
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!