Mulher morre após teste clandestino com cloroquina nebulizada em Manaus e deixa recém-nascido
Um vídeo que mostra uma suposta cura da vítima circula nas redes até hoje, após a morte da paciente. O vídeo chegou a ser compartilhado por um ministro. 👇🏽🧶 (1/10)
🧶A @folha aponta várias medidas irresponsáveis tomadas para aplicar o tratamento experimental:
1) Medicamento sem aprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa 2) Termo de Consentimento da paciente sem mencionar os riscos 3) Pacientes nebulizados sem autorização. (2/10)
🧶Os médicos Michelle Chechter e Gustavo Maximiliano passam 5 dias no hospital, aplicam tratamento, gravam vídeo de Jucicleia, que viraliza, e vão embora.
📅1/2 médicos viajam pra Manaus;
📅9/2 aplicam tratamento, gravam vídeo e deixam hospital;
📅2/3 paciente morre. (3/10)
🧶
📅11/2, em live no Facebook, Bolsonaro menciona o vídeo com a nebulização;
📅20/3, 18 dias depois da morte de Jucileia, o Ministro Onyx Lorenzoni publicou o vídeo como se Jucicleia estivesse se recuperando da Covid-19;
📅24/03 + 3 pessoas morrem depois de nebulização. (4/10)
🧶A médica responsável pelo tratamento é adepta do uso da hidroxicloroquina de primeira hora. Já era divulgada entre os veículos de mídia que desmonetizamos desde o início da pandemia. Neste aqui, afirma que ministrou o medicamento a sua filha de 1 ano e meio. (6/10)
🧶O vídeo foi uma entrevista para o Rodrigo Constantino, que ocorreu em abril do ano passado, onde ela defendia o uso do medicamento. (7/10)
🧶A hidroxicloroquina é um medicamento comprovadamente ineficaz para o tratamento da COVID. Seu uso por nebulização pode inclusive levar a piora dos pacientes, como mostra o @FredLAFernandes (8/10)
🧶Apesar disso, este tipo de tratamento segue sendo propagandeado pelos veículos de mídia que desmonetizamos. (9/10)
🧶A desinformação está levando à morte, o vídeo de Jucicleia continua circulando e a busca pelo Kit COVID segue em alta. @TwitterBrasil, ontem uma hashtag com fortes indícios de automação estava no TT, vcs vão seguir sendo omissos? Combate é mais do que nunca necessário.✊🏽(10/10)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O SGBR completou um ano no último dia 18 e durante esse seu primeiro ano fez 31 campanhas alertando empresas acerca da monetização ou lucro sobre desinformação.
O movimento alertou 990 empresas e 806 responderam, tendo uma taxa de eficácia de 81%!
Olá, giants. O tema hoje é política. O governo federal pretende preparar um decreto que, na prática, abre brecha para que pessoas espalhem desinformação impunemente nas redes. Pior, que continuem lucrando com isso. Segue o breve fio:👇🏽🧶
🧶O decreto em questão limita a exclusão de conteúdos das redes sociais e engessa decisões de empresas como Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. www1.folha.uol.com.br/poder/2021/05/…
🧶Com isso, as companhias não poderiam retirar informações do ar somente por julgarem que as próprias políticas foram violadas pelos usuários…
Depois de desmonetizar mais de R$5,8 milhões em cerca de 40 campanhas nas redes, o Sleeping Giants Brasil tem um novo alvo, o site Estudos Nacionais. Você conhece esse portal de desinformação? Segue o fio!👇🏽🧶
🧶Em 15 de abril de 2020 o site acusou um grupo de pesquisadores de Manaus de matar 11 pessoas para desacreditar a cloroquina. Por causa desse boato, o grupo recebeu ameaças de morte. A pesquisa havia sido aprovada pelo Comitê de Ética. A Fiocruz saiu em defesa dos pesquisadores.
Lembrando que hoje completamos 2 MESES pedindo para que a @pagseguro@UOL aplique seus PRÓPRIOS Termos de Uso após as claras violações de Olavo em seus discursos de ódio, preconceituosos e fraudulentos! #BloqueiaPagSeguro
A @pagseguro afirma que não pode encerrar a prestação de serviços à Olavo.
Já o @PayPal_BR (líder mundial no seguimento) bloqueou, deixando a @pagseguro como única empresa que ainda contribui com o ódio do guru.
O JCO recorreu à Justiça para que o @TwitterBrasil revele nossos dados, e mesmo sem nenhum indício de ato ilícito cometido pelo movimento o Twitter está sendo obrigado a fornecer nossas identidades.
O Sleeping Giants está em todos os que comentam, curtem, dão RT e que seguem cobrando por uma internet livre de ódio e de notícias falsas.
Todos nós somos Sleeping Giants!✊🏽
2) #EuSouSleepingGiantsBrasil porque para nós, não interessa partido, visão política ou crença religiosa. A internet é um espaço de liberdade de informação, expressão e associação.
Contudo, a desinformação e o discurso de ódio não devem ter lugar e sim serem combatidos!✊🏽