Ambas são muito utilizadas na produção dos trabalhos acadêmicos.
Embora tenha regrinhas que já são bem conhecidas, para muitos, a citação direta e indireta é um bicho de sete cabeças. Tem gente que passa mais de quatro anos na graduação, investe em especializações, pós, MBA, doutorado e ainda assim, não consegue dominá-las.
Para quem não sabe, a citação direta e indireta é uma forma de mencionar a fonte de onde a informação foi extraída.
Imagine que alguém está lendo o seu trabalho e tem interesse em saber de onde você retirou sua fundamentação teórica e quais foram os autores que embasaram seu trabalho.
Além das referências que aparecem no final do texto, a indicação da citação direta e indireta pode ajudar quem está lendo a encontrá-la.
“Ah, mas o meu trabalho é completamente original, eu tirei todas as informações da minha cabeça”.
Isso raramente existe, a maior parte da argumentação que utilizamos são reproduções dos trabalhos de outros autores que vimos ao longo da jornada acadêmica, mas muitas vezes eles estão tão fixos na cabeça, que até parecem nossos
Além disso, toda a produção textual precisa estar bem fundamentada. Isso implica até na credibilidade do trabalho.
Quem quer ter uma boa nota, seja no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mestrado, Doutorado ou em um artigo científico precisa que o seu ponto de vista esteja embasado pelas ideias de autores com credibilidade.
Através da citação direta e indireta você pode dar crédito aos autores que te ajudaram a desenvolver o seu trabalho. Mas isso não pode ser feito de qualquer maneira.
Neste Twitter, você vai aprender como fazer as citações de acordo com a ABNT, uma norma utilizada em todos os trabalhos.
O que diz a ABNT
Como já mencionado, a citação direta e indireta precisa seguir algumas regras e quem as determina é a ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A ABNT foi criada em 1940 por conta de conflitos que ocorriam em dois laboratórios de pesquisas, o INT (Instituto Nacional de Tecnologia) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Esses laboratórios sempre foram conhecidos pela excelência e rigor, porém eles não usavam os mesmos métodos para avaliação. No fim das análises o que ocorria era o seguinte: a pesquisa era aprovada em um laboratório e no outro não.
Como esses conflitos aconteciam com frequência, foi necessário criar uma metodologia e padrão único, resultando no surgimento da ABNT, e em seguida da ISO, International Organization for Standardization, que cuida das normais internacionais de publicação.
Sendo assim, o principal objetivo do uso da ABNT nos trabalhos é o estabelecimento que padronizam o trabalho acadêmico, tornando-o mais fácil de ser compreendido por todos.
Agora vamos ao que interessa: aprender a fazer a citação direta e indireta!
Como fazer a citação direta e indireta
Um bom texto acadêmico, seja um artigo, ensaio, TCC (Conclusão de Curso), Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado), precisa de uma fundamentação teórica para qualificar sua produção.
Então, normalmente, esses trabalhos terão a citação direta e indireta de autores de referência ou de uma fonte especializada na sua área de atuação.
Ensaio é um dos gêneros textuais assim como a fábula, a notícia e o diário, por exemplo. Apresenta características próprias em que destaca-se a opinião do autor no texto por meio de argumentações. Assim, no ensaio é permitido expor o ponto de vista sobre determinado assunto.
Registra-se que os primeiros ensaios foram escritos no século XVI, com ênfase para “Ensaios”, de Michel Montaigne, no ano de 1580.
Quem não dá o crédito à fonte original comete plágio, que ocorre quando alguém se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa. Essa prática é ilegal, é violação ao direito autoral. Por isso, é tão importante citar de que lugar você tirou a informação.
Citação direta: esse tipo de citação ocorre quando o autor copia o texto de forma integral, exatamente igual ao texto de origem. Deve-se citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o número da página de onde a citação foi retirada.
Essas informações devem aparecer separadas por vírgula.
Observe com o exemplo:
Pois, “onde quer que o escravismo se tenha implantado constatamos o surgimento de comunidades formadas por escravos fugidos de seus senhores: os quilombos” (GUIMARÃES, 1996, p.142).
Um outro tipo de citação direta ocorre quando a frase do autor está inserida no início ou corpo do texto, dessa forma:
Como relata Piza (2004, p. 13), os autores da época de 1726 eram “[...] crias do jornalismo cultural nascente”.
Se as citações diretas passarem de 3 linhas elas devem aparecer em destaque com recuo de 4 cm da margem esquerda, com uma fonte menor do que a utilizada em todo o corpo do texto e com espaçamento simples.
Nesse caso, o uso das aspas não é necessário, mas o sobrenome do autor também deve aparecer entre parênteses, em caixa alta.
EXEMPLO:
Portugal na época de suas conquistas possuía apenas ‘trezentos mil adultos do sexo masculino’ e destes, um décimo, os melhores e mais destemidos, já seguiram para bordo, e desse décimo nove já tinham perecido no mar em combates e em doenças (LINS, 1983, p. 14).
Citação indireta: esse tipo de citação é como se fosse uma interpretação do texto original, o trecho é reescrito mas o sentido dele é mantido.
Para fazer uma citação indireta de acordo com a ABNT é preciso informar o último nome do autor do texto original e o ano de publicação da obra. As aspas e o recuo não são utilizados.
Observe o exemplo:
O antropólogo Nestor Garcia Cacnclini (2011) conceitua a cultura como um processo que vive em constante transformação, a qual adota uma postura de mobilidade e ação.
A pesquisa também usou análise histórica a partir de estudos historiográficos que permitiram conhecer e refletir as relações da história com o tempo, com a memória ou com o espaço (BARROS, 2013).
Existe um outro formato que é a citação da citação, ela ocorre quando a parte extraída do texto não foi retirada diretamente da fonte original.
Por exemplo, ao ler uma pesquisa você encontra um trecho interessante que pode ajudar no seu trabalho, mas aquela parte do texto foi uma citação da obra de outra pessoa. Para dar crédito a esse tipo de autoria, pode-se utilizar a expressão “apud”, que significa citado por.
O suplemento jornalístico e os cadernos especiais têm como base principal a reportagem. Normalmente nas produções jornalísticas o lead é prioridade, pois “informa quem fez o quê, a quem, quando, onde, como, por que e para que” (LAGE, 1985 apud COIMBRA, 2004, p. 10).
Ou seja, a obra consultada neste trabalho foi a de LAGE, e nela estava contida a citação de COIMBRA.
Aqui vai uma dica, esse recurso deve ser usado com moderação, pois os avaliadores podem achar que o pesquisador foi “preguiçoso” por não consultar as fontes originais.
Agora que você já sabe como fazer a citação direta e indireta, já pode colocar em prática!
Exemplo:
Citação Direta
Citação Indireta
Citação de Citação
Normas ABNT
Então, vamos às regras!
Quando estiver entre parênteses, o sobrenome do autor deve estar em maiúsculas.
Citação direta
Com até três linhas
As citações diretas que tenham até três linhas devem ser colocadas entre aspas duplas. As aspas simples servem para introduzir citações dentro de uma citação.
Com mais de três linhas
As citações diretas que tenham mais de três linhas devem ser colocadas sem aspas. Neste caso, a letra usada é menor que a do documento e deve estar num recuo de 4 cm da margem esquerda.
Sistema numérico
Esse sistema é usado para fazer notas explicativas.
Os números devem ser colocados entre parênteses e podem ser colocados em expoente ou na mesma direção que o resto do documento.
Sistema autor-data
Esse sistema é usado para fazer citações no texto. No caso de não termos a autoria, utilizamos a primeira palavra do título da obra e acrescentamos reticências. Depois, colocamos a data e o número da página, normalmente.
As obras que comecem por artigos ou monossílabos devem ser considerados na indicação.
Supressões, comentários e destaque
As supressões, comentários e destaque devem ser sinalizados da seguinte forma:
Supressões
Quando se retira uma parte de uma citação (supressão), devemos usar reticências dentro de colchetes [...].
Comentários
Quando se acrescenta um comentário ou acrescenta-se algo numa citação, devemos usar colchetes [ ].
Destaque
Quando se quer dar ênfase a uma parte da citação, devemos grifar, dar negrito ou itálico a essa parte. Aqui, devemos indicar se o destaque é feito por nós (grifo nosso) ou se já faz parte da obra (grifo do autor).
Além da citação, a referência bibliográfica é muito importante para os trabalhos acadêmicos. Saiba mais em Referências ABNT!
Fonte: Márcia Fernandes. Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.
O uso das aspas é um dos assuntos que mais geram dúvidas na língua portuguesa. Esse recurso gráfico é usado na linguagem escrita em diferentes situações. Para fazer o emprego correto é necessário saber as regras de pontuação.
Tipos de Aspas
Aspas Simples (‘’)
As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase.
Exemplo
“Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a 'Nova Tese' sobre a redução da maioridade penal.”
Aspas Duplas (“ ”)
O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.
Exemplo
Luciana preferiu dizer logo o que estava sentindo: “Não gosto mais de você”.
Uso das aspas em citações
O uso das aspas deve ser aplicado toda vez que for começar ou encerar citações.
Exemplo
“(...) Como fazer feliz meu filho?
Não há receitas para tal.
Todo o saber, todo o meu brilho
de vaidoso intelectual
vacila ante a interrogação
gravada em mim, impressa no ar.”
(Diante de uma criança: Andrade - Carlos Drummond)
A argumentação pode ser conceituada como o ato de discutir, de apresentar propostas, pontos de vista. Conduzir o diálogo de forma organizada com o objetivo de persuadir ou influenciar.
Dentro da língua portuguesa, esse recurso é utilizado na construção dos textos argumentativos, muito comuns nos vestibulares.
Na produção dos textos argumentativos, há uma estrutura de construção básica formada por: introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos os tipos textuais que têm a argumentação como recurso obedecem a essa estrutura.
O texto dissertativo – argumentativo é o mais comum nos concursos. Geralmente, essas provas apresentam o tema da redação, oferecem algumas informações e pedem que se desenvolva um texto.
Esse texto obedece a regrinha estrutural formada por:
• Introdução (tese) – Parte inicial do texto. Aqui se coloca a ideia chave, o assunto principal ou problema de pesquisa.
• Desenvolvimento (antítese) – Como o nome já diz, o texto é desenvolvido nesse parágrafo. No desenvolvimento são acrescentadas informações, geralmente para justificar as ideias expostas no começo do texto.
• Conclusão (síntese) – Também chamadas de “considerações finais”. Apresentam resultados, oferecem perspectivas e trazem novas reflexões acerca do tema.
A Antítese consiste na formação de uma frase com palavras ou expressões de sentidos contrários. Trata-se, portanto, de uma figura de linguagem. O termo tem origem grega, antíthesis, e quer dizer oposição e contraste entre palavras e ideias.
A síntese é uma descrição feita de forma abreviada de um texto. Nela, são apresentadas as principais características e as partes mais importantes do texto original.
Crônica Argumentativa
A argumentação é a principal característica da crônica argumentativa. Esse gênero textual é muito utilizado pelos meios de comunicação, principalmente os jornais impressos e revistas. Elas podem ser críticas humorísticas ou sarcásticas.
Ensaio
Esse é um texto de caráter crítico, normalmente da área científica. O objetivo do ensaio é expor as ideias e reflexões do autor sob determinado ponto de vista. Produz um discurso que está baseado em reflexões e análises do tema.
Editoriais
O editorial é um texto opinativo, crítico e, geralmente, expõe os argumentos que constroem o posicionamento do jornal ou da empresa jornalística.
Artigo de opinião
Também muito comuns nos jornais impressos e revistas. Com a convergência digital, os artigos de opinião já estão disponíveis nos portais de notícias.
Constituem-se de textos reflexivos, pois o objetivo é trazer informação a partir dos argumentos escritos por especialistas.
Elementos da argumentação
Um texto argumentativo precisa obedecer alguns critérios, a maioria deles estão presentes em diversos tipos de textos, mas vamos reforçar esses aspectos aqui também.
Clareza Textual
A clareza depende da coesão e coerência. Um texto que não segue uma unidade sequencial, lógica, fica confuso. As dicas para escrever um texto com clareza são:
• Pesquise o tema e domine o conteúdo;
• Escreva na ordem direta;
• Dê preferência a frases curtas;
• Não use palavras complicadas;
• Conheça o seu público alvo, mas tente escrever para todos os públicos.
Boa argumentação
A argumentação é utilizada para debater os problemas que atingem toda a sociedade e, por isso, não pode estar embasada em experiências individuais. Procure por boas referências antes de construir seu texto ou ideia.
Algumas expressões usadas em citações para mencionar o nome do autor são:
– De acordo com Fulano (ano, p. xx), …
– Segundo Fulano (ano, p. xx), …
– Para Fulano (ano, p. xx), …
– Fulano (ano, p. xx) afirma/declara que…
– Conforme Fulano (ano, p. xx), …
– Nas palavras de Fulano (ano, p.xx), …
Pronto! Viu como as citações não são lá um bicho de sete cabeças?
A fonologia é o estudo dos sons das palavras, um estudo voltado para a pronúncia e gramática de um idioma específico. Todo idioma tem a sua fonologia própria e diferente das demais.
A curiosidade levou-me há dias, a rebuscar nuns velhos papéis que guardo no fundo de uma gaveta esquecida, um pequeno caderno, no qual, à guisa de diário, na minha já distante adolescência, eu já rabiscava fatos ou acontecimentos passados.
São folhas esparsas de uma era longínqua e saudosa, e nas páginas amarelecidas do modesto livreto pude sentir todo um poema de ternura e saudade, toda a beleza das épocas remotas.
Traços de coisas que se passaram, ensaios de incipientes composições literárias, inícios de contos brotados do fundo de nossa imaginação juvenil, fotografias de amigos que desapareceram, lembranças de namoradas que se diluíram na voragem dos anos que se sucederam...
Roberto Carlos: vida longa ao rei! @robertocarlos@gloriafperez
Roberto Carlos - Splish Splash (Áudio Oficial) via @YouTube
A primeira aparição do Roberto Carlos, na extinta TV Excelsior/ programa do Chacrinha.
Década de 60/ Auditório da TV Excelsior/Ivon Cury, Vicente Celestino, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Pery Ribeiro - Regional do Rago e Roberto Carlos cantou com Playback - Splish Splash - um sucesso.
Na década de 60/ quem comandava a juventude: Wanderley Cardoso. E e na extinta TV Excelsior, tinha o programa: 'Juventude e Ternura' - Wanderley e Rosemeire - o coreógrafo Victor Austin.
O orientador deve manter um bom relacionamento com os outros profissionais em sua prática, e também com os pais dos estudantes.
É papel desse profissional participar ativamente do processo de integração da família/escola/comunidade, realizando ações que favoreçam o envolvimento dos pais no processo educativo.
É fundamental respeitar os direitos da família na educação do orientando, assim como seus valores que, muitas vezes, podem divergir dos valores pessoais ou daqueles aceitos pela sociedade.
Mestres @profeborto e @magnoreisand #SOSEducacao
Um exemplo de como a pontuação pode mudar o sentido da frase a depender da sua colocação é no texto “A herança e a pontuação”, de autor desconhecido, conforme vê-se na transcrição abaixo.
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.
Afinal de contas: para quem o falecido deixou a sua fortuna? Eram quatro concorrentes, dos quais geraram várias interpretações.
1. O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.