Depois de comentar sobre as contas de resultado, vou começar abordar as patrimoniais. Nesta parte 4 da Análise do Balanço do Flamengo, trato do endividamento do clube
Vamos a mais um 🧵
#SimplificaFarah
#BalançoDoFlamengo
PS: as 3 partes anteriores estão fixadas no meu perfil.
2
Antes de entrar nos números da dívida do Flamengo, convém uma explicar um conceito, já q vejo com frequência pessoas perguntando qdo a dívida do clube vai zerar. O endividamento em uma empresa é uma decisão de financiamento e, contra o senso comum, não é necessariamente nocivo
3/14
No lado direito do balanço patrimonial, observa-se de onde vem os recursos. No esquerdo, onde são aplicados
Aqui vamos nos fixar nas decisões de financiamento, q é a escolha da menor oferta de recursos e a melhor proporção entre capital de terceiros (passivo) e próprio (PL)
4
O lado direito representa as obrigações c/fornecedores, bancos e acionistas (no patrimônio líquido), entre outros. Não deixa de ser num sentido amplo (lato senso), uma espécie de dívida com cada grupo.
Contra o senso comum, o capital próprio é mais oneroso do q o de terceiros
5/14
A introdução foi para deixar claro que nem toda dívida é ruim e que o Flamengo não precisa zerar a dívida. Provavelmente, isso não ocorrerá, como tb não se imagina uma grande empresa como a Petrobrás, a Vale, a Toyota ou qq outra sem dívidas.
quatrorodas.abril.com.br/noticias/com-r…
6
Outro ponto:o conceito de dívida pode variar. Dívida poderá ser interpretada como o passivo exigível, o passivo oneroso, apenas empréstimos e financiamentos, etc Ao logo do 🧵vou definir que tipo de dívida estarei me referindo.
Introdução feita, vamos aos números do Flamengo.
7
A 1a pergunta q todos fazem é qual o tamanho da dívida. O conceito + usual é o endividamento líquido operacional q mostra o valor líquido entre endividamento e disponibilidade, negociação de jogadores e fornecedores e clientes.
Por ele, a dívida do Flamengo é de R$ 440 milhões
8/14
O gráfico abaixo mostra o endividamento líquido operacional do Flamengo de 2010 para cá, corrigidos p/o ano de 2021 pelo IPCA anual.
Após um período de queda, a dívida do Flamengo voltou a subir em 2018, coincidindo com o período que começamos a trazer melhores jogadores.
9/14
Tanto o gráfico anterior quanto o próximo demonstram a teoria que expliquei anteriormente. A partir do momento em que a dívida ficou num patamar suportável, o Flamengo tomou a decisão financeira de se financiar com terceiros para se alavancar e conseguir formar bons times.
10/14
Como podem ver nos 2 tweets anteriores, o endividamento do Flamengo retroagiu para níveis de 2016. Contudo, o clube apresenta outros patamares de receita e geração de caixa.
Abaixo, a comparação do grau de endividamento. A situação é bem mais confortável do que no passado.
11/14
A piora de 2020 em relação a 2019 foi por receitas e despesas não lançadas por conta da temporada passada ter terminado só em 2021 e pela queda de receita por causa da pandemia.
➕ informações sobre o regime de competência, podem ver no 🧵 abaixo.
12/14
A dívida de terceiros + cara é oriunda de financiamentos e parcelamento de tributos. É o chamado passivo oneroso. Abaixo, os valores do passivo oneroso líquidos pela disponibilidade de caixa, em valores atualizados para 2021. A queda nos últimos anos é bastante expressiva.
13
Já os valores que temos a receber versus os montantes a pagar referentes às transferências de jogadores podem ser acompanhadas no gráfico abaixo, onde se observa que estamos gerando dívida líquida de negociação de jogadores. Ou seja, temos sido financiados por outros clubes.
14/14
Conclusão: a dívida que já foi um problema para o clube, hoje está sob controle. Entretanto, temos que ter atenção à perda de receita por causa da pandemia. Isso poderá nos obrigar a alavancar mais (como ocorreu em 2020) ou perdemos jogadores.

Em breve, nova análise!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge E F Farah JEFF

Jorge E F Farah JEFF Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @JEFFarah

15 Apr
O Bitcoin superou o valor de mercado de toda a bolsa de valores brasileira, o que mostra como nosso mercado de capitais é pequeno. Com isso, resolvi fazer um🧵 p/explicar o conceito de MOEDA. Você sabe o que é moeda?
#SimplificaEconomia

tecmundo.com.br/mercado/215469…
MOEDA pode ser definida como qq meio de pagamento que seja aceito como tal. Assim, um bem pode ser considerado moeda se for aceito como forma de pagamento por uma determinada população (no sentido estatístico). Abaixo, alguns produtos que já foram usados como moeda na história.
Assim, o ouro, o sal, milho e até conchas já foram usados como moedas.Cigarros são moedas numa prisão ou na guerra
Para ser considerado como moeda, é preciso exercer 3 funções:
1. Meio de pagamento - essa é a função básica de uma moeda, ou seja, ser um intermediário entre trocas
Read 12 tweets
12 Apr
Após falar do resultado e da receita, vamos a terceira thread da análise do Balanço 2020 do Flamengo. Chegou a vez de falar sobre os gastos.
Vamos a mais um 🧵 com análise horizontal e vertical de diversas despesas e custos. Abordarei tb a folha do futebol. Image
Antes de entrar na análise, uma explicação conceitual.Você sabe a diferença entre custo e despesa?
Custo=gastos relativos às atividades-fim, no caso, competição esportiva (ex salário jogadores, jogos)
Despesa=gastos não relacionados com atividade-fim (administrativa, comercial) Image
Assim como nas receitas, a primeira análise é uma comparação horizontal, ou seja, o comportamento histórico dos gastos (=despesas + custos).
Abaixo, apresento a série desde 2010 em valores atualizados para 2021. Como podem observar, houve um salto nos gastos a partir de 2017 Image
Read 17 tweets
9 Apr
Após abordar o resultado do exercício e o prejuízo de quase 107mm que o Flamengo teve, vou desenvolver novo 🧵sobre o balanço. Neste, tratarei das receitas, já que, como apontei na thread do link abaixo, a queda dessas foram a principal razão do déficit.
A primeira análise q se faz na receita é olhar seu comportamento histórico (análise horizontal). O gráfico abaixo traz a receita operacional líquida (sem impostos) do Flamengo ao longo dos últimos 11 anos em valores reais (descontando a inflação) e podemos notar a queda em 2020. Image
Abaixo, um comparativo do crescimento ou decréscimo entre a receita operacional líquida real do Flamengo (desconsiderando a inflação) com o ano imediatamente anterior. Assim, observa-se que após o maior salto positivo do período (2019), houve a maior queda (2020). Image
Read 11 tweets
8 Apr
Iniciei uma série de threads sobre o balanço 2020 do Flamengo. No link abaixo, falei sobre o resultado. Os próximos serão sobre receita e despesa. Porém, resolvi fazer um 🧵 prévio conceitual para os seguidores com pouca familiaridade com contabilidade.
Para melhor compreensão de quem não é contabilista ou afim, vou fazer um 🧵 explicando lançamentos de receita e despesa no regime de competência.
Aos que são da área, trata-se de uma grande simplificação, não considero contas patrimoniais ou o sequer o método de partida dobrada. Image
O resultado apurado em um balanço nada mais é do q a diferença entre receitas e despesas + custos. Porém, a apropriação dessas não é feita no momento em q o dinheiro entra ou que é gasto. Mas, no momento em que se faz jus a receita ou que a despesa é certa Image
Read 10 tweets
5 Apr
Voltei a analisar o balanço do Flamengo. Vou fazer uma série
sobre o assunto. Uma sequência de 🧵abordando vários aspectos. Estive off, mas já apresentei os números em reuniões dos Conselhos do clube e escrevia no @MagiaRubroNegra, @IgrejaFlamengo e Saudações RN entre outros
Hoje a situação é bem distinta de qdo eu e meia dúzia de malucos, como @womonteiro, @andremonnerat entre outros,
tínhamos que encontrar o balanço no site, publicado quase escondido, de madrugada, cheio de ressalvas. Era uma aventura! Hoje está muito mais palatável! Ótimo!
Várias análises e gráficos que apresentávamos em blogs e
reuniões de Conselho, como o que trago abaixo, já aparecem diretamente no demonstrativo do clube (desde 2019). Um grande avanço que torna os números mais acessíveis a quem não tem intimidade com contabilidade. 👍
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!