O seu amigo/a bolsominion não reage a evidências? No "Além da Liberdade" eu examino 9 heurísticas, baseadas no trabalho do prêmio Nobel Daniel Kahneman, que poderiam ser aplicadas para entender o porquê das pessoas não reagirem aos fatos. Segue a lista:
Heurística da substituição: Quando a pessoa é confrontada c/ uma questão difícil, ao invés de tentar responder à questão, muda o foco da análise e tenta responder uma questão mais fácil.O Bolsonarismo simplifica a vida de quem está perdido,c/ pouca ou nenhuma info política (cont)
Heurística da ativação associativa: A conjunção simples de duas palavras estabelece uma associação de ideias.O Bolsonarismo fez que muitas dessas pessoas associem amor à pátria ao seu projeto político. Essa é sempre a a tecla na qual batem. (cont)
Heurística do antecedente (priming): Algumas palavras, ações ou emoções que vem primeiro à mente influenciam na interpretação que os indivíduos fazem de eventos futuros, sem eles estarem conscientes. Os bolsonaristas ficaram presos ao anti-petismo como seu priming (cont)
Heurística de familiaridade: A impressão de familiaridade dá aos indivíduos uma impressão de verdade, a repetição induz ao chamado cognitive easing, ou seja, a facilitação daquele conhecimento. O Bolsonarismo é feito de repetições (cont)
Heurística de confirmação: As pessoas buscam a informação que é compatível com suas crenças. Assim, os bolsonaristas não olham nada mais. Essa talvez seja a heurística que fala mais alto de todas. O custo para eles/as de estar errado é alto (cont)
Heurística da auréola: As pessoas tendem a gostar, ou não, de tudo que faça referência a algo ou alguém. Assim, as elites que gostam das promessas privatistas do PG continuem vendo virtudes na sua gestão econômica da economia mesmo quando elas não existem (cont)
Heurística do afeto: Os gostos e desgostos das pessoas determinam suas crenças sobre o mundo. O Bolsonarismo estabeleceu um vinculo profundamente afetivo de B com seus seguidores, que vieza suas crenças, impedindo-os de julgar fatos (cont)
Heurística de estereótipos: Os custos de prestar atenção às realidades individuais podem ser tão altos que os indivíduos constroem seu raciocínio ao redor de estereótipos(q são mais fáceis de serem ajustados em uma história causal).O Bolsonarismo é uma sopa de estereótipos (cont)
Heurística de possibilidade: As pessoas prestam mais atenção aos elementos que elas se preocupam mais (emocionalmente). O Bolsonarismo desde o inicio nasceu com a possibilidade de um governo militar (de um jeito ou de outro). Disso vive. Outras info são irrelevantes (cont)
Heurísticas são atalhos mentais que as pessoas usam e que podem distorcer suas avaliações s/ aquelas situações que enfrentam. Talvez não todas, mas algumas aqui devem ser consideradas para explicar o porquê de um % da pop brasileira se fechar as evidências que temos visto.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Flavio Comim

Flavio Comim Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FComim

11 Apr
A pobreza persiste e as elites não dão muita bola. Por que será? Herbert Gans levantou 15 razões pelas quais a pobreza beneficia os não pobres: segue o fio
Razão 1: a pobreza garante q alguém faça o trabalho sujo, perigoso, temporário, sem dignidade e mal pago
Razão 2: os pobres subsidiam direta e indiretamente os ricos, dos empregados domésticos mal pagos aos impostos regressivos
Read 17 tweets
11 Apr
Conheci o Príncipe Philip quando era fellow do St Edmund's College, na Universidade de Cambridge. Ele era patrono do college e veio para um jantar especial. O Master do college veio apresentá-lo a um "fellow brasileiro". (continua) bbc.com/news/uk-567034…
Ele perguntou bastante sobre a floresta Amazônica, sobre algumas tribos e sim, fez algumas brincadeiras, que não eram particularmente engraçadas. Depois da conversa o Master levou-o para apresentá-lo a outra pessoa de outra parte do mundo, e assim o senhor seguiu. (continua)
Senti que o trabalho dele ñ era fácil. Eu com a idade dele, então uns 85 anos, estaria melhor em casa. Mas acho que sim, ele tinha um senso de dever no que fazia. Suas piadas, hoje sinônimo de machismo e xenofobia, talvez sejam mais um sinal dos tempos (continua)
Read 4 tweets
21 Mar
É hora de agir. Com a acentuação da crise a fome tem crescido como nunca. É hora de solidariedade, é hora de doar quem pode, com o que pode. A Folha traz uma série de sugestões na edição de hoje. Para quem não assina, incluo nesse fio algumas das sugestões.
A ONG Ação da Cidadania, que promoveu a campanha Ação contra o Corona, um dos 30 destaques do Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19, com a qual distribuiu 8.000 toneladas de alimentos, prepara agora a campanha Brasil sem Fome. Para doar, acaodacidadania.org.br.
A iniciativa da Cufa abriu uma nova rodada de captação diante do agravamento da situação das 5.000 comunidades atendidas pela entidade no país. O objetivo é repetir os resultados de 2020, quando foram distribuídas 1,3 milhão de cestas básicas. Para doar maesdafavela.com.br.
Read 9 tweets
28 Jun 20
Muita ideia bacana dada pela querida @_pinheira. Já que ela me colocou para trabalhar, digo algo também. Os ambientes acadêmicos dependem muito das áreas de financiamento que utilizam e dos países. Eu já estava acostumado com o Reino Unido mas tive um choque ao chegar na ESP...
Tudo que a Rosana falou sobre livros e papers é muito mais dramático aqui pois há um set-up de creditaçao de pesquisadores baseado em rankings de fator de impacto. Eu nunca dei bola para isso e vi vários trabalhos meus virarem pó de uma hora para outra ....
Ou seja, tem que conhecer a cultura acadêmica do país. Mas para publicar em journals bacanudos tem que enquadrar o seu artigo na pauta editorial do journal e do editor para o qual vc envia. Vou falar sobre isso
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!