Ecopista do Vouga 🚲

Descobrir o país a pedalar. As ecopistas têm um potencial turístico que Portugal parece estar a encontrar agora. Quando concluída, a Ecopista do Vouga vai ter 96 km entre Sernada e Viseu, ligando aqui à já existente Ecopista do Dão, com 49 km.

(1/7)
Contas feitas, serão perto de 150 km por antigas linhas férreas, entre Sernada e Santa Comba Dão, passando por Viseu.

(2/7)
No futuro, vai dar para continuar o percurso por mais 40 km entre Santa Comba Dão e Coimbra (pela futura Ecovia do Mondego), e entre Coimbra e Figueira da Foz (por dois percursos diferentes: a futura Ciclovia do Mondego e uma futura ecopista no Ramal da Figueira da Foz).

(3/7)
A Ecopista do Vouga fica na antiga Linha do Vouga, que ligava originalmente Espinho a Viseu com um ramal para Aveiro. Hoje liga apenas Espinho a Aveiro, estando interrompida a meio, entre Sernada do Vouga e Oliveira de Azeméis.

(4/7)
Para chegar à Ecopista, é apanhar o comboio de Aveiro até Sernada. Infelizmente, junto à estação não existe qualquer indicação para a ecopista.

(5/7)
É preciso seguir por uma estrada pouco movimentada até uma localidade próxima chamada Carvoeiro, onde se inicia o percurso com o nome de “Ciclovia do Vouga” (o primeiro troço é não pavimentado).

(6/7)
Por agora, estão concluídos cerca de 10 km, mas está em obra o prolongamento desta Ecopista.

(7/7)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mário Rui André

Mário Rui André Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mruiandre

2 May
Antigas composições que faziam a Linha da Póvoa até à sua electrificação e integração no Metro do Porto. Fazem hoje a Linha do Vouga, a única linha de via estreita activa em Portugal e uma linha não electrificada.

(1/4)
Fabricadas no nosso país, circulam desde 1991 a diesel mas foram preparadas para uma eventual adaptação a tracção eléctrica.

(2/4)
Agora, e prevendo-se que a Linha do Vouga não venha a ser electrificada (tão cedo?), pensa-se na transformação destes comboios – vulgo Vouguinhas – para funcionarem a hidrogénio a partir de 2023.

(3/4)
Read 4 tweets
14 Dec 20
Encerrada no final dos anos 1980, a antiga Linha do Dão foi transformada, em 2011, numa ecopista – provavelmente a melhor do país. São quase 50 km entre Santa Comba Dão e Viseu em piso plano e alcatroado, na companhia do rio Dão e de paisagens lindas.

(1/4) ImageImageImageImage
(2/4) ImageImageImageImage
(3/4) ImageImageImageImage
Read 5 tweets
21 Jul 20
Mais uma carrada de novas ciclovias em Lisboa. Em Belém, as duas pontes sobre a linha férrea já são cicláveis, permitindo atravessar de um lado para o outro facilmente e pedindo a ligação das avenidas marginais.
Entre o Cais e Alcântara, a ciclovia da 24 de Julho está a ganhar a desejada continuação.
No Oriente, a ciclovia da Alameda dos Oceanos está a ser prolongada até ao Trancão.
Read 5 tweets
3 Jul 20
Nem tudo o que parece é. Uma história de desinformação nas redes sociais. Mais uma. Thread 👇

(foto: Artur Lourenço)
Esta semana, um carro mal estacionado parou o trânsito na Almirante de Reis. O eléctrico não conseguia passar e bloqueou todos os que seguiam atrás de si. O trânsito acabou por ser desviado pela ciclovia com a intervenção da PSP, enquanto que a PM retirava o veículo problemático.
Nas redes sociais, uma série de vídeos inflamatórios, filmados de um ângulo específico em que não se via o verdadeiro culpado, espalharam o boato de que o eléctrico tinha avariado e atiçaram culpas furiosas à ciclovia.
Read 8 tweets
22 Nov 19
A crítica é uma actividade necessária. Mas a crítica gratuita ao jornalismo é algo que, infelizmente com as redes sociais, parece ser cada vez mais frequente. Sendo esta uma actividade com um diálogo bastante intenso com a sociedade (e ainda bem)... (1/20)
... é preciso que esse escrutínio feito ao trabalho dos órgãos de comunicação social seja baseado em critérios sólidos e objectivos. Não foi o que @wuantt fez. (2/20)
Numa peça lançada na semana passada, a @Renascenca limitou-se a fazer jornalismo e a denunciar uma situação perigosa no YouTube: publicidade a sites ilegais de apostas por parte de alguns youtubers portugueses, como Wuant, nos seus vídeos. (3/20)

rr.sapo.pt/youtubers-apos…
Read 20 tweets
6 Jul 18
A EMEL é uma empresa pública. A @CamaraLisboa é uma entidade pública. As duas são, em parte, financiadas com o NOSSO dinheiro e, por isso, precisam de ser mais transparentes connosco. É impensável que não haja qualquer informação sobre onde andam as bicicletas da GIRA
Vários utilizadores têm-se queixado no grupo oficial da GIRA no Facebook das docas vazias. A EMEL não respondeu a uma única publicação ou a um único comentário. Esses utilizadores são assinantes do serviço e, como tal, precisam de ser informados do que se passa
Não é a primeira vez que desaparecem bicicletas das docas. Na primeira vez, os utilizadores só foram informados à posteriori de que várias bicicletas tinham ido para reparação. Não foi feito qualquer aviso prévio a quem todos os dias usa o serviço e, mais importante, paga-o
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!