🚨 ATENÇÃO! Na #CPIdaPandemia, os senadores Jorginho Mello (PL-SC), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Eduardo Girão (Podemos-CE) interrogaram o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com base em informações falsas que já foram desmentidas por Aos Fatos.
✖️Na sua participação, @jorginhomello afirmou: "Lá no meu estado, os municípios de Rancho Queimado e Chapecó fizeram um kit covid e o resultado foi extraordinariamente positivo (...) porque evitou mortes e limpou os hospitais". A declaração é FALSA.
🎯 Em 9 de março, mostramos que, segundo dados oficiais do governo de Santa Catarina e do SUS, o município de Rancho Queimado contabilizava até então três óbitos e 337 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.
🎯 Já em 5 de abril, Chapecó mantinha 193 pacientes internados com a doença, sendo 129 em UTI. As peças de desinformação sobre o caso também omitiam que, entre 23 de fevereiro e 7 de março, a cidade adotou medidas restritivas de circulação de pessoas.
✖️ Outra afirmação FALSA sobre o chamado “tratamento precoce” foi a de @SenadorHeinze (PP-RS). Citando os casos de Rancho Queimado (SC) e de Porto Seguro (BA), o senador sustentou que "milhares de brasileiros estão fazendo esse tratamento e se curando".
🎯 Em 30 de março, mostramos que Porto Seguro, apesar de adotar drogas com suposta ação preventiva, contava com 45 pessoas hospitalizadas. A secretária de Saúde do município, Raissa Soares, também já foi alvo de checagem do Aos Fatos.
💊 O senador @EduGiraoOficial (Podemos-CE) foi outro que defendeu durante a CPI o uso de drogas que compõem os chamados "kit covid" ou "tratamento precoce", que não possuem comprovação científica.
✖️Girão perguntou a @lhmandetta se o ex-ministro não teria errado ao se opor ao "tratamento precoce", segundo ele uma "tentativa de tratamento extremamente seguro segundo especialistas e médicos renomados". A afirmação também é FALSA.
🎯Em 23 de março, explicamos que nenhum estudo científico sólido comprovou até agora que medicamentos que compõem o chamado “kit covid” ou "tratamento precoce", como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, curem ou previnam a Covid-19.
✖️Na #CPIdaCovid, o ex-ministro @TeichNelson negou ter se envolvido na produção e na distribuição de cloroquina pelo Ministério da Saúde, o que é FALSO.
🎯 Ofício de abril do ano passado mostra que o Ministério da Saúde solicitou ao menos uma vez na gestão Teich que o Exército enviasse comprimidos a estados e pediu que fosse informado um prazo para a entrega de novos lotes da droga. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✖️Na #CPIdaCovid, @lhmandetta afirmou que 15 mil respiradores encomendados na China foram entregues, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, o contrato foi cancelado pelo ministro Nelson Teich, que sucedeu Mandetta à frente da Saúde, porque a empresa de Macau, na China, não honrou os prazos de entrega dos equipamentos. aosfatos.org/noticias/mande…
❌ Pelo menos desde março do ano passado, Bolsonaro tem dado declarações frisando igual atenção à pandemia e aos efeitos da crise na economia ― foram mais de 40 vezes, segundo o levantamento mantido pelo Aos Fatos.
❓ Embora o Brasil seja o quinto país com o maior número absoluto de vacinados, fica apenas na 71ª posição quando o critério utilizado é a proporção da população que já foi imunizada contra a Covid-19.
⚠️ Não acredite em correntes de WhatsApp e postagens nas redes sociais que defendem os chamados “tratamento precoce” ou “preventivo” como combate à Covid-19: eles não existem.
Nossa equipe respondeu as dúvidas mais frequentes sobre o "tratamento precoce".
Acompanhe no fio.
💊 Hidroxicloroquina e azitromicina funcionam contra a Covid-19?
🤒 Após ter sido diagnosticado com a Covid-19, o presidente passou a dizer que não se vacinará contra a doença porque já estaria imunizado.
Foram ao menos 10 falas do tipo, classificadas como FALSAS; há estudos que mostram a possibilidade de reinfecção. aosfatos.org/todas-as-decla…
⚠️ Crítico ao que classificou como “pressa” para o desenvolvimento das vacinas, Bolsonaro levantou suspeita sobre a qualidade das imunizações ao menos 17 vezes.
NO AR. Checamos o que disse Lula em discurso após decisão que anulou suas condenações. aosfatos.org/noticias/checa…
🚗 Segundo dados da Anfavea foram vendidos 2.820.354 veículos, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, em 2008. Considerando apenas o número de carros foram vendidos 2.341.304 unidades. Os números correspondem a quase metade do número mencionado pelo ex-presidente.
🏦 Durante o governo Lula, houve sim concessões e leilões de empresas e patrimônio público. Segundo o histórico do PND (Programa Nacional de Desestatizações), programa instituído em 1990, entre 2003 e 2011, a União vendeu usinas hidrelétricas, bancos e aeroportos.