NO AR. Checamos o que disse Lula em discurso após decisão que anulou suas condenações. aosfatos.org/noticias/checa…
🚗 Segundo dados da Anfavea foram vendidos 2.820.354 veículos, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, em 2008. Considerando apenas o número de carros foram vendidos 2.341.304 unidades. Os números correspondem a quase metade do número mencionado pelo ex-presidente.
🏦 Durante o governo Lula, houve sim concessões e leilões de empresas e patrimônio público. Segundo o histórico do PND (Programa Nacional de Desestatizações), programa instituído em 1990, entre 2003 e 2011, a União vendeu usinas hidrelétricas, bancos e aeroportos.
✅ De fato, duas instâncias da Justiça negaram o pedido de Lula de saída temporária da prisão para ir ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu no dia 29 de janeiro de 2019.
⚖️ Na verdade, a decisão do ministro Edson Fachin foi que a 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba não era o juízo competente para processar e julgar o caso do ex-presidente e, por isso, as condenações imputadas a ele foram anuladas.
🛢️ Dados dos Anuários Estatísticos da ANP (Agência Nacional de Petróleo), que detalham a importação dos derivados do petróleo, mostram que o Brasil vinha importando os combustíveis desde quando o PT estava no poder.
✈️ Em sua própria fala no evento, o ex-presidente fez referência a problemas na aeronave que a Presidência utilizava na época, o Boeing 707 (KC-137), apelidado de “Sucatão”. A aeronave foi usada por presidentes brasileiros entre 1986 e 2005.
😷 A campanha de vacinação contra a H1N1 foi iniciada no dia 8 de março de 2010 e, no dia 17 de junho, já havia imunizado 81 milhões de pessoas.
✳️ Leia todas as checagens feitas pela equipe do Aos Fatos sobre as declarações do ex-presidente Lula no link:
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta quarta-feira (10). O placar foi de 41 votos a favor e 19 deputados votaram em branco.
No fio, reunimos algumas reportagens sobre Bia Kicis feitas pela equipe do Aos Fatos.👇
DOS ARQUIVOS. Cotada para presidir CCJ, Bia Kicis já publicou desinformação sobre temas que comissão pode avaliar. aosfatos.org/noticias/cotad…
DOS ARQUIVOS. Deputados governistas lideram desinformação sobre Covid-19 entre parlamentares no Twitter. aosfatos.org/noticias/deput…
📡 O Radar Aos Fatos analisou as cem mensagens mais populares sobre o caso publicadas em 109 grupos de discussão política de diferentes orientações ideológicas desde segunda-feira (8). No total, essas publicações foram compartilhadas 504 vezes.
📊 A postura crítica à decisão de Fachin predominou no universo analisado —teve 62% dos compartilhamentos totais. As mensagens com críticas partiram principalmente de grupos identificados com a direita e de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
O contador do Aos Fatos agrega todas as declarações de @jairbolsonaro desde sua posse como presidente. Neste fio, destacamos as principais dadas sobre a pandemia 🧶
@jairbolsonaro ⚖️Esta foi a mais repetida, dita ao menos em 70 ocasiões. Isso é FALSO: a corte apenas determinou que o governo federal não poderia invalidar medidas adotadas por estados e municípios.
⏩aosfatos.org/todas-as-decla…
@jairbolsonaro 💉 O presidente afirmou 6 vezes que imunizantes estariam em fase experimental e que não há comprovação de eficácia. Não é verdade: todas as vacinas usadas em larga escala concluíram testes clínicos e tiveram eficácia ratificada por órgãos científicos.
⏩ aosfatos.org/todas-as-decla…
🌐 Este índice representa o desfecho primário da vacina e indica a eficácia global, ou seja, a eficácia contra todas as ocorrências da doença, de extremamente leves a graves.
✅ Este dado sobre a CoronaVac é verdadeiro, mas relacionado a contextos específicos.
📝 O Aos Fatos consultou estudos, autoridades sanitárias e especialistas para responder três dúvidas essenciais sobre a eficácia das vacinas. A primeira é sobre a taxa em si.
Por exemplo, quem receber a CoronaVac ficará 50,38% menos suscetível ao vírus que causa a Covid-19, explica Marcelo Bragatte, biólogo e integrante da @analise_covid19.
NO AR. Facebook exibiu anúncios de drogas sem comprovação contra Covid-19 ao menos 3,9 mi de vezes em 2020. aosfatos.org/noticias/faceb…
💊 As publicações encontradas foram criadas entre abril e dezembro e defendiam o uso de cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina ou ozonioterapia contra o coronavírus ainda que não exista comprovação científica de que elas tenham qualquer efeito sobre a doença.
💰 Apesar do alcance amplo, os gastos para impulsionar as publicações foram relativamente modestos: somados, os 273 anúncios custaram entre R$ 10.900 e R$ 37.927 — o Facebook não divulga os valores exatos.