Fungos de Chernobyl: a Thread.
Fungos são organismos que podem sobreviver em condições extremas, tão extremas que são capazes de crescer dentro do reator de Chernobyl. Mas eles não apenas suportam a radiação, eles COMEM.
Vem comigo conhecer os Fungos Negros nessa #MykoThread Foto de uma paisagem devastada na cidade de Chernobyl. Árvo
Esses fungos são tão especiais que um novo grupo foi criado para acomodá-los: eles são chamados de Fungos Negros ou Fungos Radiotróficos. Eles recebem esse nome porque possuem o pigmento melanina em sua composição celular, o que lhes confere uma cor escura.
#biothreadbr
Na imagem vocês podem ver a espécie _Cladosporium cladosporioides_. Ela é uma das 200 espécies que já foram encontradas vivendo tranquilamente na pacata cidadezinha de Chernobyl. Imagem dividida em nove imagens menores. Nas três primeiras
"Tá Mateus, mas você me falou que eles comem radiação, como é isso?"
Bem, esse mecanismo ainda não está totalmente elucidado. O que sabemos é que a melanina tem um papel fundamental nisso. +
+ Ela possibilita que o fungo absorva a radiação gama do ambiente e a converta em energia química para ser utilizada por seu metabolismo.
Mas ainda há muitas coisas a se descobrir sobre as etapas metabólicas da decomposição da radiação feita pelo fungo. Alguns trabalhos mostram que a exposição a radiação faz com que alguns genes sejam expressados com mais intensidade pelo fungo.
Esses organismos são tão incríveis que sua aplicação biotecnológica vem sendo estudada. Em 2016, alguns desses fungos foram mandados para a Estação Espacial Internacional para ver como eles se sairiam em contato com a radiação do espaço. Foto do personagem Etevaldo do Castelo Ra Tim Bum com uma ex
A elucidação desses mecanismos podem nos ajudar a vencer a barreira da radiação na exploração espacial e minimizar os efeitos da exposição a radiação, como auxiliar pessoas que passam por quimioterapia.
E você aí pensando que fungo só servia pra mofar a sua parede......
Essa thread possui descrição anexada a todas as imagens e gifs, #acessibilidade
Muito obrigado por ter tirado um minuto do seu dia pra ler o meu conteúdo! Me ajude a bater a meta de 4.000 seguidores até o final do ano e dê RT nessa thread, me ajuda muito!
REFERÊNCIAS:
DADACHOVA, Ekaterina; CASADEVALL, Arturo. Ionizing radiation: how fungi cope, adapt, and exploit with the help of melanin. Current opinion in microbiology, v. 11, n. 6, p. 525-531, 2008.
SHUNK, Graham K.; GOMEZ, Xavier R.; AVERESCH, Nils JH. A Self-Replicating Radiation-Shield for Human Deep-Space Exploration: Radiotrophic Fungi can Attenuate Ionizing Radiation aboard the International Space Station. bioRxiv, 2020.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mateus dos Fungos 🍄

Mateus dos Fungos 🍄 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(