🇨🇱 Importante: Chile foi às urnas ao longo do fim de semana para, entre outras coisas, montar a Assembleia Constituinte. Projeções dos resultados até aqui indicam que a coalizão conservadora "Vamos por Chile" não conseguiria 1/3 dos assentos e, com isso, não teria poder de veto.
Para definir mudanças importantes no novo texto, será necessária uma maioria de 2/3 dos votos na Constituinte. Muitas análises prévias às eleições apontavam que a "Vamos por Chile" viria forte para conseguir mais que 33% dos assentos e, com isso, forçar mais negociações.
A Constituinte chilena terá paridade de gênero e 17 assentos reservados a representantes indígenas. O texto a ser produzido ainda terá que ser submetido a um novo plebiscito, já em 2022, que define se a adotam ou mantêm a atual. Contamos no ano passado: theintercept.com/2020/10/28/chi…
Aguardamos os números definitivos, mas esse resultado projetado contraria muito do que se previa e, se confirmado, mostra uma força ainda maior das pautas progressistas - que, a rigor, estiveram por trás do começo de todo esse processo - na caminhada pela nova Constituição.
Confirmando-se esse cenário, quem terá que tentar formar alianças seriam os próprios conservadores. Há um grande número de candidatos "independentes" se elegendo - alguns poderiam se inclinar à direita. De todo modo, a expectativa era que a Vamos por Chile tizesse 1/3 sem isso.
fizesse*
Também chama a atenção que a coalizão mais à esquerda (a "Apruebo Dignidad") estaria fazendo até mais assentos do que a coalizão tradicional de centro-esquerda (a "Lista del Apruebo"). Elas devem votar juntas nas pautas, mas se imaginava que a Dignidad entraria "menor".
Aqui a projeção de alguns minutos atrás.
O presidente Sebastián Piñera diz que o recado das urnas foi claro: "não estamos sintonizados adequadamente com as demandas e desejos" dos chilenos.
Piñera fala aos seus aliados conservadores, mas também indica que a mensagem das urnas se referiria a todo o espectro dos partidos tradicionais, já que haverá grande entrada de candidatos independentes na Constituinte.
Piñera está de saída: em novembro há eleições presidenciais e ele não pode se reeleger. O desempenho ruim da direita neste final de semana é um sinal de que poderá ter muito trabalho para fazer um sucessor.
Também vale lembrar que, no Chile, contrariando a tendência regional, o voto é facultativo. É preciso convencer o eleitorado a sair de casa para tomar posição, ainda mais com pandemia. Claramente a mobilização à esquerda que vem desde 2019 vem se refletindo nas urnas.
O comparecimento no processo eleitoral deste fim de semana ficou entre 40% e 43%.
Além da Constituinte, vale destacar os números das eleições para governos regionais: candidatos de coalizões à direita só estão liderando em 2 das 16 regiões.

Essas são eleições inéditas, antes o "governador regional" era um intendente nomeado pelo presidente.
Grande parte dessas eleições dos governos regionais irá a segundo turno. As únicas 3 que têm vitória projetada em 1º turno neste momento veem liderança de candidatos de esquerda e centro-esquerda, em Valparaíso, Aysén e Magallanes.
Mais recente projeção da Constituinte (155 membros):

Direita (24,5%):
38 Vamos por Chile

Esquerda e centro-esquerda (33,5%):
25 Apruebo (cent-esq.)
27 Apruebo Dignidad (esq.)

48 Independentes (31,0%)

17 assentos reservados para indígenas (11,0%)
Só os nomes definitivos vão dar uma ideia clara de quem vai para cada lado, mas se acredita que será uma minoria de independentes+indígenas que votaria com a direita. Para ter o mínimo de 1/3 capaz de "vetar" algo na Constituinte são necessários 52 votos.
Yasna Provoste, democrata-cristã (centro-esquerda) que preside o Senado do Chile: "o Chile não quer outro governo de direita, e isso ficou manifesto em todo o país".

Lembrando que em novembro o país vota o novo presidente, que sucederá Piñera.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with giro latino

giro latino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @girolatino

15 May
Presidente da Bolívia pede à ONU atitudes diante da "agressão" aos palestinos, pedindo que "se respeite o direito de autodeterminação"
O governo venezuelano também, por meio do chanceler Jorge Arreaza

Read 4 tweets
15 May
🇩🇴 A República Dominicana ergueu cerca de 23 km de muro na fronteira com o Haiti. O obstáculo de 4 metros de altura, com sensores de movimento e encimado por arame farpado, vai tentar barrar a passagem em algumas das entradas com maior fluxo de imigração irregular. 👇 Image
🧱A relação entre República Dominicana e Haiti tem ficado cada vez mais tensa. Antes da nova muralha, ambos vem enfrentado uma crise diplomática pela tentativa haitiana canalizar e desviar o rio Massacre, no norte, ameaçando deixar partes da fronteira dominicana sem água.
📰 Veja essa e outras notícias na edição de hoje da newsletter:

🇨🇱 Chile elege Assembleia Constituinte neste fim de semana
🇨🇺 Cuba inicia vacinação em massa com imunizante próprio
🇻🇪 Venezuela: Juan Guaidó agora defende “menos sanções
girolatino.substack.com/p/rep-dominica…
Read 4 tweets
25 Oct 20
🇨🇱 Em função da pandemia, o plebiscito constitucional do Chile segue com a votação aberta até 20 horas de Santiago (também 20 horas em Brasília), em vez de encerrar às 17, como é habitual nos processos eleitorais do país. A primeira divulgação dos resultados deve ocorrer às 21 h.
Os chilenos respondem a duas questões:

1 - Se aprovam ou rechaçam a elaboração de uma nova Constituição.

2 - Havendo nova Constituição, se ela deve ser escrita por uma comissão mista (com metade dos membros vindo do Congresso atual) ou por uma Constituinte exclusiva.
As pesquisas de intenção de voto sempre mostraram amplo apoio ao "aprovo" e à Constituinte exclusiva.
Read 28 tweets
20 Oct 20
O ex-presidente uruguaio, José "Pepe" Mujica, renunciou hoje ao mandato no Senado. Mujica, de 85 anos, havia anunciado a decisão há algumas semanas, apontando para problemas de saúde que o fragilizam diante da covid-19 e até o impediriam de se vacinar.
elpais.com/internacional/…
Mujica, que foi presidente entre 2010 e 2015, já havia ocupado o posto de senador anteriormente e também renunciou, mas acabou voltando nas eleições do ano passado com o objetivo de ajudar a formar novas lideranças à esquerda. Agora, a promessa é de se retirar definitivamente.
Na newsletter já havíamos trazido, no início do mês, a notícia de que Mujica pretendia se retirar do Senado ainda em outubro.

Estamos sempre em cima do noticiário do continente e trazemos um resumo todo sábado. Inscreva-se para receber: girolatino.substack.com
Read 4 tweets
19 Oct 20
🇧🇴 Apuração da eleição presidencial na Bolívia avança a passos lentos e, por enquanto, a amostragem é mínima. Com apenas 0,53% das atas computadas, os 3 principais candidatos estão assim:

Carlos Mesa (CC) - 49,75%
Luis Arce (MAS) - 42,01%
Luis Camacho (Creemos) - 5,94%
As porcentagens estão variando muito a cada nova atualização, já que os números ainda são uma fração ínfima do universo de eleitores. Em condições normais já é algo que demora mais de um dia inteiro para ganhar contornos definitivos, no contexto atual pode ser até mais lento.
Os resultados da pesquisa de boca de urna, cuja divulgação já está liberada há mais de hora, ainda não foram difundidos. O MAS suspeita da demora e Evo Morales já reclamou.
Read 124 tweets
4 Jul 20
Outros 71.403 casos e 2.660 mortes se somaram à contagem da pandemia na região nesta sexta (3/7), elevando os totais a 2.809.093 casos e 124.370 mortes.

Foi a 1ª vez que a América Latina teve 3 dias consecutivos acima de 70 mil novos casos. girolatino.substack.com/p/coronavrus-n…
Como em todas as semanas anteriores, o número de novos casos dos últimos sete dias foi maior que o da semana anterior (438 mil novos casos contra 407 mil novos na última semana) mas, pela primeira vez, o número de novas mortes da semana diminuiu (levemente) em relação à anterior.
Foram 16.143 novos óbitos registrados na América Latina nos últimos sete dias, contra 16.585 na semana anterior. Como os novos casos seguem aumentando, é cedo para celebrar. Mas uma diminuição nos números semanais jamais havia sido vista nas 18 semanas de pandemia até aqui.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(