✖️ Na #CPIdaCovid, o ex-chanceler do governo Bolsonaro @ernestofaraujo disse jamais ter provocado nenhum atrito com a China, o que é FALSO.
🎯 Embora não tenha iniciado atritos diplomáticos com a China, Ernesto Araújo fomentou controvérsias provocadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e manifestou críticas veladas ao país asiático. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✖️ O ex-ministro também sustentou que o Brasil foi o primeiro país a receber vacinas da Índia. A afirmação é FALSA.
🎯 Butão e Nepal receberam doses da Astrazeneca/Oxford produzidas pela Índia nos dias 20 e 21 de janeiro. Em 21 de janeiro, o governo indiano liberou remessas comerciais da vacina para o Brasil e o Marrocos. O carregamento chegou aqui no dia seguinte. aosfatos.org/noticias/na-cp…
🤔 Questionado pelos senadores, o ex-ministro garantiu ser a favor do uso de máscaras como medida de prevenção à Covid-19. A declaração é CONTRADITÓRIA.
🎯 Com a declaração, Araújo contradiz sua própria atitude durante a pandemia, uma vez que é recorrentemente visto sem o equipamento mesmo após a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a utilização, de junho de 2020. aosfatos.org/noticias/na-cp…
⁉️ Araújo ainda negou que tenha uma postura contrária ao multilateralismo nas relações internacionais, o que é IMPRECISO.
🎯 Por mais que o Brasil tenha mantido participação em órgãos e negociações internacionais na gestão do ex-ministro, ele usa com frequência o termo globalismo pejorativamente em referência a mecanismos multilaterais. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✖️ No depoimento, Araújo também argumentou que, no começo de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) teria afirmado que a Covid-19 não era transmitida entre humanos, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, a @WHO nunca descartou que o Sars-Cov-2 fosse transmissível entre humanos. Após investigações, a entidade confirmou transmissões do tipo na China em 23 de janeiro. Em 4 de fevereiro, veio a confirmação de infecções fora do país asiático. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✖️ Na #CPIdaCovid, o general da ativa Eduardo Pazuello negou que @jairbolsonaro tenha interferido na sua gestão no Ministério da Saúde, entre maio de 2020 e março de 2021. A afirmação é FALSA, pois ele foi desautorizado publicamente pelo presidente pelo menos uma vez.
🎯 Em 20 de outubro, mesmo dia em que o então ministro anunciou acordo para compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, imunizante da chinesa Sinovac fabricado pelo @butantanoficial, o presidente afirmou nas redes que a “vacina chinesa” não seria comprada. aosfatos.org/noticias/pazue…
NO AR. Bolsonaro acumula 3.000 declarações falsas ou distorcidas desde o início do mandato. aosfatos.org/noticias/bolso…
🗣️ @jairbolsonaro alcançou nesta segunda-feira 3.000 declarações falsas ou distorcidas, mostra o contador do Aos Fatos que compila as falas checadas do presidente desde o início do mandato, em janeiro de 2019. A média é de 3,4 alegações enganosas por dia.
😷 A Covid-19 é o tema predominante no discurso desinformativo de Bolsonaro: está presente em 1.507 frases checadas (50,2%) até aqui. A novidade em 2021 é a vacinação contra a doença, que aparece agora cinco vezes mais que no balanço dos dois primeiros anos de governo.
✖️Na #CPIdaCovid, o ex-ministro @TeichNelson negou ter se envolvido na produção e na distribuição de cloroquina pelo Ministério da Saúde, o que é FALSO.
🎯 Ofício de abril do ano passado mostra que o Ministério da Saúde solicitou ao menos uma vez na gestão Teich que o Exército enviasse comprimidos a estados e pediu que fosse informado um prazo para a entrega de novos lotes da droga. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✖️Na #CPIdaCovid, @lhmandetta afirmou que 15 mil respiradores encomendados na China foram entregues, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, o contrato foi cancelado pelo ministro Nelson Teich, que sucedeu Mandetta à frente da Saúde, porque a empresa de Macau, na China, não honrou os prazos de entrega dos equipamentos. aosfatos.org/noticias/mande…
🚨 ATENÇÃO! Na #CPIdaPandemia, os senadores Jorginho Mello (PL-SC), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Eduardo Girão (Podemos-CE) interrogaram o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com base em informações falsas que já foram desmentidas por Aos Fatos.
✖️Na sua participação, @jorginhomello afirmou: "Lá no meu estado, os municípios de Rancho Queimado e Chapecó fizeram um kit covid e o resultado foi extraordinariamente positivo (...) porque evitou mortes e limpou os hospitais". A declaração é FALSA.
🎯 Em 9 de março, mostramos que, segundo dados oficiais do governo de Santa Catarina e do SUS, o município de Rancho Queimado contabilizava até então três óbitos e 337 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.
❌ Pelo menos desde março do ano passado, Bolsonaro tem dado declarações frisando igual atenção à pandemia e aos efeitos da crise na economia ― foram mais de 40 vezes, segundo o levantamento mantido pelo Aos Fatos.
❓ Embora o Brasil seja o quinto país com o maior número absoluto de vacinados, fica apenas na 71ª posição quando o critério utilizado é a proporção da população que já foi imunizada contra a Covid-19.