O bicho-da-seda é uma mariposa da espécie Bombyx morii, de origem asiática.
Assim como toda mariposa, ela tem a fase de lagarta, pupa e então vira uma mariposa.
As lagartas do bicho-da-seda são criadas unicamente comendo folhas de amoreira.
Elas levam cerca de 18 dias para se desenvolver completamente
Após ter se desenvolvido totalmente, as lagartas começam a produzir um casulo de seda.
Esse casulo é feito para proteger a lagarta durante a fase de pupa contra possíveis ameaças, composto principalmente de fibras e sericina (proteína).
Depois de 10 dias como pupa, a mariposa emerge
Só que existe um problema, quando a mariposa emerge ela secreta enzimas para digerir e quebrar parte do casulo. Isso prejudica a qualidade e produção dos fios de seda.
Dessa forma, 99% das lagartas não viram mariposas.
Elas são fervidas vivas durante a fase de pupa (dentro do casulo de seda), assim a lagarta morre e não prejudica a qualidade dos fios de seda do casulo.
Para produzir 1kg de seda são necessários 3.000 bichos-da-seda, atualmente a demanda por seda no mundo exige cerca de 10 bilhões de mariposas mortas por ano!
O Brasil é o terceiro maior produtor de seda do mundo, atrás da China e Índia.
As pupas cozidas dentro dos casulos geralmente viram pratos tradicionais em países asiáticos, ou viram ração para outros animais.
As únicas mariposas que não morrem são as que precisam colocar ovos para manter a população necessária dentro da indústria.
A produção de seda é feita há mais de 4 mil anos, pelos chineses
Assim ela foi tão domesticada (seleção artificial), que virou uma espécie diferente da que vivia na natureza. Ou seja, o bicho da seda não existe na natureza.
Bombyx mandarina (selvagem) / Bombyx morii
O bicho-da-seda não possui pigmentos como sua espécie irmã selvagem. É muito maior (maior casulo), não consegue voar e tolera viver em locais superlotados
Assim, depende exclusivamente do ser humano para "sobreviver"
O bicho-da-seda é um dos insetos mais bem estudados de todo o planeta. Modelo para estudos de fisiologia, comportamento e metabolismo de insetos.
Contudo, é literalmente uma criação humana. Um pouco triste né?
Muita gente comentando sobre parar de usar seda, outros trouxeram suas visões.
Trocar pelo nylon, poliéster que são derivados do petróleo e liberam uma quantidade considerável de microplasticos? Algodão das grandes monoculturas?
Talvez cortar a seda realmente não seja uma solução. Parece bizarro após ver essa thread.
Mas o impacto de outros tecidos pode ser tão grande e até maior do que trago aqui. As monoculturas por exemplo estão dizimando nossas espécies nativas.
Importante repensar sobre a quantidade de roupas que você compra, usa e descarta.
Apesar de tudo a produção de seda é uma indústria de baixo risco ambiental, que não demanda muita área nem polui como outras.
Acho que o @CesarFavacho ou o @ObsNaturalistas já falaram sobre essa foto. Se minha memória tiver boa eles falaram que é uma lagarta que a vespa tá segurando que deu essa impressão
Cada mutação é aleatória e única, logo as mutações de um são diferentes das do outro.
Isso pode separar o que antes era uma única espécie em duas, porque elas possuem tantas mutações próprias que torna uma linhagem muito única e diferente em relação a outra.
Assim os organismos sempre vão mudar e acabam gerando diferentes linhagens (espécies)
Aí entram as forças evolutivas, uma delas é a seleção natural
Seleção natural atua selecionando as linhagens mais bem adaptadas ao ambiente naquele local, condições e tempo.
Exclusivas da América do Sul, estão entre as maiores borboletas brasileiras. As lagartas adoram folhas de bananeiras enquanto os adultos se alimentam de frutos em decomposição.
Borboletas-azuis (Morpho spp)
Borboletas grandes e com cor azul brilhante, vivem principalmente em áreas de matas mais fechadas e com córregos. São facilmente vistas em áreas mais conservadas 💚
Inseticidas são todas as substâncias com a capacidade de matar insetos e artrópodes (aranhas por ex) em geral. Criados com o objetivo de evitar vetores de doenças, pragas agrícolas/produtos armazenados e para afastá-los de casa.
Mas como esses produtos conseguem matar?
Em primeiro lugar, a maioria desses inseticidas conseguem penetrar no exoesqueleto dos insetos e outros artrópodes. Entrando em contato com seus órgãos internos - o que facilita a ação do produto.
Esses animais fazem parte do grupo dos insetos e são conhecidos como soldadinhos, são parentes das cigarras e cigarrinhas.
Heteronotus vespiformis, Equador.
📸: Andreas Kay
Cientificamente pertencem a família Membracidae e, juntos somam 3.200 espécies. Todos se alimentam da seiva das plantas, ficando em caules, ramos e folhas.
Soldadinho-formiga (Cyphonia clavata), América do Sul (tem no 🇧🇷)